Passeie de balão virtualmente por estes cenários deslumbrantes

Da Capadócia até o Ártico, aventure-se nas alturas com estas viagens online ao redor do mundo

Foto de balões sobrevoando a região da Capadócia, na Turquia

Balões sobrevoando a Capadócia, na Turquia, ao nascer do sol (Foto: Getty Images)

Foi-se o tempo em que passear de balão era uma atividade cara e geralmente afastada dos grandes centros urbanos, em regiões de campo aberto. Agora nem é preciso mais sair de casa para curtir a aventura: sobrevoar cenários únicos, avistar vilarejos do alto e curtir um momento romântico nas alturas é possível graças às já conhecidas ferramentas digitais.

Com a ajuda de vídeos em realidade virtual, que possuem uma visão 360° do entorno, e outras ferramentas de imersão, é possível sobrevoar as extravagantes cavernas e rochas da Capadócia, na Turquia, e ainda fazer um safári de balão no Parque Nacional Rainha Elizabeth, em Uganda, na África.

O melhor: não é preciso ter experiência prévia ou colocar roupas especiais para flutuar no ritmo do vento enquanto se está suspenso no ar em um cesto de vime. É claro que o passeio virtual não substitui a experiência real de se estar nas alturas, mas as ferramentas digitais dão um gostinho disso tudo enquanto estamos isolados em casa – perfeito também para quem tem medo de altitudes elevadas.

Acomode-se no cesto, ou melhor, no sofá, e aprecie lindas paisagens ao redor do mundo a vários metros do chão com estas jornadas virtuais!

Leia mais:
Mergulhe com tubarões e nade com golfinhos com estas experiências virtuais no fundo do mar
Viaje online pelas principais atrações de 8 destinos badalados do mundo
Viaje de trem por paisagens incríveis sem sair de casa

  • Confira o Ártico nas alturas

Além de um passeio de trem incrível pelas planícies congeladas do Círculo Polar Ártico, a região gelada ainda reserva um tour de balão magnífico por paisagens que parecem ser tiradas de filmes. Com esta viagem em realidade virtual, que dura cerca de 17 minutos, o turista passeia pelos céus da Lapônia sueca e avista uma selva, rios sinuosos e lagos congelados em meio ao pôr do sol. É revigorante ver os detalhes da província de quase 100 mil habitantes a vários metros do chão.

  • Capadócia a um clique

Localizada na região central da Turquia, a Capadócia ganhou popularidade ao ser retratada em filmes, séries e novelas, alçando o destino como um dos mais queridos e bonitos do mundo. Os passeios de balão ali são mundialmente famosos e é possível embarcar na experiência sem gastar nada através de passeios virtuais. Por meio, da plataforma AirPano, com visão 360°, é possível explorar pontos nas alturas em meio a outros balões que colorem os céus e ter uma visão privilegiada dos vales mais conhecidos dali, como o Love Valley, Rose Valley e o Pasabag Valley.

Se quiser ver vídeos em realidade virtual, há alguns no YouTube que te transportam para lá a apenas um clique. Explore o nascer do sol no Goreme Valley com este vídeo de pouco mais de 3 minutos e tenha uma palhinha de como é sobrevoar grandes rochas que formam um cenário único com este vídeo curto e relaxante gravado na região.

  • Sobrevoe um grande lago na Rússia

Esqueça o Kremlin ou o Palácio de Catarina: este passeio de balão te levará para sobrevoar a charmosa cidade de Pereslavl-Zalessky, de cerca de 40 mil habitantes na província de Jaroslávia, e o Lago Plescheievo, um dos maiores lagos de água doce da Rússia. Nas alturas é possível se encantar com o verde da região e com a vastidão do lago. O passeio faz parte do The Gold Ring of Russia Air Balloon Festival, que ocorre desde 2002 e colore os céus da região com vários balões.

  • Balonismo no deserto de Arizona

Que tal experimentar o balonismo em grupo no estado do Arizona, nos Estados Unidos? A cidade de Mesa está situada a meia hora da capital Phoenix e através deste passeio virtual é possível apreciar algumas paisagens pitorescas do deserto nas alturas. Até um banquete – já no chão – pode ser acompanhado virtualmente e em 360° junto da turma de turistas.

Leia mais:
Museus online: um tour pelas principais coleções do mundo sem sair de casa
Drive and listen: “dirija” pelas principais cidades do mundo ao som de rádios locais – e sem sair de casa!
Passeie online por castelos e palácios históricos

  • Pouse no lago com um balão no Novo México

Diretamente de Albuquerque, no estado norte-americano de Novo México, embarque em um passeio de balão virtual que arranca suspiros dos viajantes. Junto de outros balões, o veículo fica super perto da copa das árvores e chega até a encostar nas águas de um grande lago. Depois da aventura, o balão começa a ganhar velocidade e a subir nas alturas, chegando a atingir 445 metros de altitude. Imperdível!

  • Safári de balão em Uganda

Fundado em 1952 e renomeado após uma visita da Rainha Elizabeth II, o Parque Nacional Rainha Elizabeth é o parque de savana mais conhecido de Uganda e um dos melhores locais para se avistar leões e uma variedade de grandes mamíferos na região. Lagos, florestas e pântanos fazem parte da geografia local e este passeio de balão dá um gostinho do que encontrar por ali. Com uso de realidade virtual, é possível passear acima da copa das árvores e admirar o verde a bordo de um balão de ar quente com o auxílio de um guia.

  • Sobrevoe pequenas cidades na Holanda

Ficar a 300 metros do solo e atravessar cidadezinhas holandesas nunca foi tão fácil. Com este passeio em realidade virtual dá para ter uma noção de como as pequenas cidades de Houten e Culemborg são do alto, passando por cima ainda do rio Lek, que fica entre as duas localidades. O voo anda em um ritmo tão tranquilo que é possível avistar ovelhas correndo, carros na estrada e acompanhar barcos no rio. O passeio termina com um pouso no campo de um fazendeiro local.

  • Festival de balões do Lago Havasu, nos EUA

A cidade de Lake Havasu City, no Arizona, realiza anualmente o Havasu Balloon Festival & Fair, evento que enche os céus do local de grandes balões e ainda oferece aos seus visitantes feiras e outros passeios. Faça parte da experiência a bordo deste passeio de balão que sobrevoa a cidade – dá até para ver o lago Havasu, reservatório que fica na divisa entre o Arizona e a Califórnia. O passeio tranquilo fica mais radical no final, em que o balão  pousa numa das ruas da cidade, chegando a quase encostar no telhado de uma das casas.