por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Drive and listen: “dirija” pelas principais cidades do mundo ao som de rádios locais – e sem sair de casa!

Passeio virtual conquistou as redes sociais e é ideal para quem sente falta de "colocar o pé na estrada"

Ouvir notícia
Passeio virtual de carro pelas ruas de Amsterdã, na Holanda. No canto direito, detalhes da lista de cidades e comandos do site (Foto: reprodução/driveandlisten.herokuapp.com)

Enquanto viajar for uma atividade arriscada por conta da pandemia da Covid-19, plataformas digitais dão conta do recado de, ao menos, matar a saudade de explorar o mundo. Transportar-se para destinos internacionais, checar coleções de museus concorridos e conferir exposições badaladas são atividades que podem ser feitas do sofá de casa. Mas se a sua saudade for dirigir pelas ruas da cidade saiba que há um site específico para isso. 

É o Drive and Listen, plataforma que coloca o público a bordo de um carro que cruza pelas ruas de diversas cidades do mundo. Alguns destinos são familiares, como Roma, Nova Iorque e Paris; outros nem tanto: Yekaterimburgo, na Rússia, Tessalônica, na Grécia e Esmirna, na Turquia. São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba são locais nacionais que também constam na lista.

Idealizada por Erkam Şeker, um jovem estudante de Istambul, a plataforma oferece o passeio por 53 cidades, que podem ser escolhidas pelo “motorista”, permitindo, assim, que as pessoas deem uma “escapada” da quarentena.

Passeio pela Avenida Paulista, em São Paulo, ao som de uma rádio local (Foto: reprodução//driveandlisten.herokuapp.com)

Leia mais:

Cansado da mesma vista? Conheça o mundo através das janelas de outras pessoas
Olhe para cima: Internet ajuda a explorar o céu durante quarentena
Diante de pandemia, Airbnb aposta em experiências virtuais de viagem
Programas imperdíveis para entreter as crianças dentro de casa

O site agrega vídeos em HD gravados em primeira pessoa que percorrem as principais avenidas e pontos das localidades. Com poucos cliques, é possível explorar o centro de São Francisco, atravessar Miami ou, ainda, dar uma volta em Copacabana. Para tornar o passeio ainda mais real, há opção de alterar a velocidade do carro, respeitando faróis e semáforos, e escutar o som da cidade ao redor, como buzinas, pessoas ao telefone e outros sons do tráfego. 

Visita ao centro de São Francisco ao som da NPR Rádio no site do Drive and Listen (Foto: reprodução/driveandlisten.herokuapp.com)

A plataforma ficou conhecida na internet também pelo Tik Tok, rede social que permite que os usuários criem e compartilhem vídeos curtos. Por lá, a #driveandlisten já agrega mais de 58.8 milhões de vídeos compartilhados pelos usuários, muitos deles enaltecendo a sensação de afeto que o site proporciona em momentos de tédio.

Mais Recentes da CNN