Viaje online pelas principais atrações de 8 destinos badalados do mundo

Que tal um giro pela orquestra de Berlim ou ainda visitar joias arquitetônicas de Portugal? Faça tudo isso digitalmente

Vista aérea de um passeio de helicóptero virtual por Toronto, com destaque para a Torre CN e o Rogers Centre (Foto: reprodução/site/airpano)

Com a pandemia da Covid-19, nossas viagens tiveram que esperar, ser transferidas para um futuro incerto. Passear pelo mundo neste momento é uma atividade arriscada, mas a boa notícia é que basta estar munido do celular ou de um computador e você já está apto para conhecer os destinos mundiais mais cobiçados. 

São as já conhecidas ferramentas digitais que te levam para rodar o mundo, conhecer os pontos turísticos mais disputados, visitar praias e ainda mergulhar nas histórias e nas coleções de museus disputados. Tudo isso a um clique de distância – e de graça!

Para aqueles que, assim como nós, estão saudosos e ávidos por uma viagem, que tal ir até o Egito sem conexões, check-ins e sem esperar horas sob o sol escaldante para tirar uma foto em frente às pirâmides? Ou ainda não precisar reservar hotel para conhecer as maravilhosas Ilhas Seychelles, verdadeiros paraísos no Oceano Índico? Mais: conhecer as obras de arte de um dos museus mais prestigiados do mundo, o Art Institute of Chicago, em Chicago?

Aperte os cintos, ou melhor, acomode-se na poltrona, e embarque com a gente nesta jornada virtual!

Vamos viajar virtualmente para Chicago?

Visitantes em uma das galerias do Art Institute of Chicago: veja os quadros e explore o museu sem sair de casa (Foto: Flickr/Phil Roeder)

Chicago é um destino multicultural que respira arte, tem inúmeros festivais culturais e musicais, gastronomia de primeira e uma arquitetura ímpar. Por meio do Google Arts & Culture, visitantes virtuais podem percorrer os corredores de muitos museus da cidade, como o Art Institute of Chicago, que teve mais de 40.000 de suas obras digitalizadas em alta resolução, para que você possa explorá-las no conforto de sua própria casa. Um bom lugar para começar é com algumas das obras essenciais do museu – aumente o zoom para ver cada ponto minúsculo da pintura Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte ou admire as pinceladas de Monet. Veja a coleção digital e explore mais maneiras de visitar virtualmente aqui. 

Se preferir, você pode percorrer a área de Chicagoland, que abriga a maior coleção de estruturas projetadas por Frank Lloyd Wright no mundo. É aqui que você encontra algumas das obras mais influentes do arquiteto icônico, incluindo dois locais que são Patrimônio Mundial da UNESCO – o Unity Temple de Oak Park e a Frederick C. Robie House no Hyde Park.

Também podemos viajar para Orlando, na Flórida:

Castelo da Cinderela dentro do Magic Kingdom, no complexo da Disney, pode ser explorado por tour virtual (Foto: reprodução/site/visitorlando)

Visit Orlando, órgão oficial de turismo da cidade, compilou uma lista com várias atividades virtuais da capital mundial dos parques temáticos, incluindo experiências on-line, transmissões do Facebook Live, filmes especiais e vídeos do YouTube. Na página do Facebook da Gatorland’s School of Croc, há lives passadas que mostram os animais e suas aventuras, assim como o canal do YouTube compartilha encontros ao vivo com animais, que inclui cobras, crocodilos, jacarés e lagartos.

No conforto de sua casa, os “visitantes virtuais” agora podem subir cerca de 400 pés e ficar pertinho da Orlando Eye, roda gigante no parque Icon, experimentar a adrenalina da montanha-russa Mako, no SeaWorld, com ajuda de realidade virtual, assistir aos fogos de artifício do famoso Castelo da Cinderela, fazer uma tirolesa sobre jacarés e até aprender com especialistas a desenhar o Mickey Mouse. Confira todas as atrações oferecidas aqui!

Leia mais
O que fazer com as milhas enquanto não podemos viajar? Especialistas respondem!

Museus online: um tour pelas principais coleções do mundo sem sair de casa
Cansado da mesma vista? Conheça o mundo através das janelas de outras pessoas
Passeie online por castelos e palácios históricos
Mergulhe com tubarões e nade com golfinhos com estas experiências virtuais no fundo do mar

E se formos rumo à Alemanha?

Interior da sede da Ópera Estatal de Berlim, famosa companhia de ópera alemã (Foto: Wikimedia Commons/Andreas Faessler)

Viajantes podem assistir óperas, conhecer museus e lugares de todo o país por meio das redes sociais e de passeios virtuais. Os turistas têm mais de cem museus e coleções que estão na Alemanha disponíveis em passeios virtuais do Google Arts e Culture.

O Museu Pergamon, o mais importante da capital, Berlim, é um dos que permitem a visita virtual; organizado em três partes, a Coleção de Antiguidades Clássica, Museu do Antigo Oriente Próximo e o Museu de Arte Islâmica, o local também abriga o imponente Altar de Pérgamo, originalmente construído no século II A.C. Encontrado no fim do século XIX, a estrutura foi reconstruída e restaurada.

A música clássica também tem espaço na programação digital da Alemanha. A Ópera Estatal de Berlim (Staatsoper Unter den Linden) disponibiliza algumas de suas transmissões virtuais gratuitamente. Uma programação especial pode ser acompanhada no site da Staatsoper, com vídeos das performances. Para conhecer mais sobre a Alemanha sem sair de casa, acompanhe as redes oficiais do Centro de Turismo Alemão no Facebook e Instagram.

Faça um tour por Toronto, Canadá!

Fachada do Royal Ontario Museum, que pode ser explorado virtualmente também pelo Street View (Foto: reprodução/Google Street View)

O Turismo de Toronto reuniu uma série de possibilidades para construir uma viagem virtual pela capital cultural do Canadá. Coloque em tela cheia e pronto. Faça um passeio de helicóptero panorâmico pela cidade, caminhe pela base da Torre CN e verifique a vista de cima (melhor ainda: dê uma olhada na câmera ao vivo) e  explore o impressionante exterior do Royal Ontario Museum (ROM).

Escolha um lugar na cidade – a moderna Ossington Street ou o boêmio Kensington Market – e dê uma volta pelo Google Street View. Aliás, já ouviu falar sobre The Agoraphobic Traveller, que viajou pelo mundo sem sair de casa? Suas “viagens” estão a apenas uma barra de pesquisa e o Google permitiu que seus print screens sejam comprados para caridade durante o período em que todos vivemos. Inspire-se e viaje também!

Portugal: museus, monumentos e cultura portuguesa online

Desbravando Portugal com Klébio Damas
Porto, cidade costeira portuguesa conhecida por suas pontes e pela produção do vinho do porto (Foto: Adobe Stock)

Que tal pegar uma boa taça de vinho português e dar um giro por coleções de museus, exposições, palácios e monumentos nacionais por Portugal?

O projeto Portugal Arte e Patrimônio, em parceria com o Google, conta com a colaboração de 22 museus, a exibição de 80 mostras, que incluem mais de 3 mil obras digitalizadas, além de 18 tours em realidade virtual, como uma viagem com Luis Vaz de Camões e um passeio pelos principais pontos arquitetônicos do país, como o Mosteiro dos Jerónimos; a Torre de Belém; o Palácio de Sintra e Palácio da Pena; o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), entre muitos outros. Clique aqui e desbrave a linda Portugal.

Ilhas Seychelles: um paraíso de águas cristalinas

Águas de um azul límpido, areias brancas e muito sol: explore Seychelles direto do sofá de casa (Foto: Daniela Filomeno)

Seychelles, paraíso escondido no Oceano Índico, é um país na bucket list de muitos viajantes por sua natureza única e paisagens de tirar o fôlego. Para todos que estão em casa neste momento e, assim como nós do portal Viagem&Gastronomia, sonhando com a próxima viagem, que tal conferir fotos e vídeos em 360° das três principais ilhas de Seychelles: Mahé, Praslin e La Digue? 

As pessoas podem sonhar com algumas de suas praias paradisíacas, além de panoramas incríveis que podem ser vistos em trilhas locais ou mesmo na capital Victoria. Alguns destaques são a praia de Anse Lazio, localizada na ilha de Praslin e que coleciona títulos de a mais bonita do mundo; e o Vallée de Mai, Patrimônio da UNESCO e considerado por muitos o Jardim do Éden original, onde cresce o Coco de Mer, símbolo do país.

Há um vídeo que mostra uma experiência de mergulho e suas descobertas embaixo d’água, como um naufrágio. Há outro que mostra a experiência de estar em cima de um jet ski nas águas de Seychelles do ponto de vista do piloto; e até mesmo uma experiência em primeira pessoa de uma tirolesa no meio das florestas preservadas do país. Confira tudo isso e muito mais clicando aqui

Leia mais
Drive and listen: “dirija” pelas principais cidades do mundo ao som de rádios locais – e sem sair de casa!
Programas imperdíveis para entreter as crianças dentro de casa
Filmes e séries para entender a família real britânica

Mergulhe na história e nas belezas do Egito

Esfinge de Gizé no local do sítio arqueológico que compreende as pirâmides do Egito (Foto: Wikimedia Commons/Ana Paula Hirama)

Às margens do rio Nilo, Cairo, a grande capital do Egito, é uma cidade que respira a história da humanidade, preservada ali há milhares de anos. História, geografia, cultura e artes são traços que se encontram em cada esquina da localidade, que possui cerca de 9,5 milhões de habitantes. Explore o interior da tumba da rainha Meresankh III, assim como o local onde os restos mortais de Menna, oficial egípcio, estão expostos. Entre na Sinagoga Ben Ezra, local onde acredita-se que o bebê Moisés foi encontrado, e ainda veja com os próprios olhos o interior do Mosteiro Vermelho e da Mesquita do Sultão Barquq. Todas estas experiências virtuais apresentam imagens detalhadas em 3D, em que os visitantes podem caminhar clicando nos pontos de acesso. 

Também é possível transportar-se para os tempos do Egito Antigo no tour virtual pelas pirâmides de Gizé, cartões postais do Egito. Através do Google Arts & Culture, conheça de perto as Pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, e fique frente a frente com a Grande Esfinge de Gizé. Outros monumentos de igual importância podem ser visitados e até um passeio imersivo de barco pelo Nilo em 360º pode ser feito do sofá de casa com essa playlist no YouTube

Sinta a cosmopolita e tradicional Seul, na Coreia do Sul

Através do Google, é possível apreciar as vistas diretamente do pico do Monte Bukhansan (Foto: Wikimedia Commons/Kellnerp)

Que tal conhecer Seul, a capital vibrante da Coréia do Sul, cidade em que a tecnologia e cultura pop fazem uma fusão interessante com a ancestralidade local, sem ter de ficar 24 horas num avião para pisar no país asiático? Com ajuda do Google agora é possível. Há desde o instigante Museu de Arte Moderna e Contemporânea para ser visitado, incluindo suas instalações e exposições, até o Monte Bukhansan, montanhas populares para fazer birdwatching, escaladas e trilhas, com uma vista privilegiada através do Google Arts & Culture. 

Dinâmica e cosmopolita, a cidade guarda outros pontos interessantes disponíveis virtualmente. Em um mesmo dia visite o Museu Nacional da Coréia, instalação contemporânea e imponente que traz em seu acervo ricos artefatos sobre a história da população coreana, e, se sobrar tempo, dê um pulinho on-line dentro do Teatro Nacional, que possui 65 anos de história e projetou a cena artística e teatral no país. Outros pontos igualmente importantes de Seul estão disponíveis para serem visitados diretamente de casa, veja aqui.