A cidade que acolhe a todos faz aniversário! Confira 5 restaurantes com chefs acolhidos por São Paulo

São Paulo tem fama de ser a capital financeira e gastronômica do Brasil, verdade ou não, o fato é que a metrópole é paradeiro de chefs vindos de diversas regiões do país que mostram com maestria temperos e sabores de suas cidades natal

Salada de feijão manteiguinha do Banzeiro, do chef Felipe Schaedler
Salada de feijão manteiguinha do Banzeiro, do chef Felipe Schaedler Rubens Kato

Fred Sabbagcolaboração para o Viagem & Gastronomia

O primeiro texto desta coluna em 2023 celebra uma ocasião especial: o aniversário de São Paulo, a cidade onde nasci, cresci e moro até hoje. Mais do que isso, porém, é sempre bom relembrar que São Paulo é a cidade que acolhe a todos e onde, como coração de mãe, “sempre cabe mais um”.

Os chatos de plantão me lembrarão de que São Paulo não é uma cidade perfeita, possui altos índices de violência e está esburacada tal qual um queijo suíço. Eu sei disso, mas felizmente o objeto dessa coluna é a gastronomia, onde São Paulo “nada de braçada” frente a muitas outras cidades do Brasil.

No texto publicado há um ano nesta coluna mencionei a volta ao mundo que é possível realizar nos restaurantes instalados em São Paulo. Já no texto de hoje cito restaurantes tocados por chefs e restaurateurs egressos de outras cidades do Brasil.

Não poderia deixar desejar um excelente início de ano a todos e esperar que visitem os restaurantes citados, em retribuição ao bom serviço que eles apresentam na cidade aniversariante da semana.

Jiquitaia

Arroz de pato no tucupi e magret do Jiquitaia / Divulgação

Do Paraná vieram os irmãos Nina Bastos e Marcelo Corrêa Bastos, que há uma década fundaram um dos meus restaurantes do coração: Jiquitaia. Lá é servida uma caipirinha que beira a perfeição, além do torresmo e o arroz de pato no tucupi e magret que estão no meu rol de pratos favoritos na cidade.

Jiquitaia Restaurante & Bar: Rua Coronel Oscar Porto, 808, Paraíso, São Paulo-SP / Aberto de terça- feira a sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h e aos domingos, das 12h às 16h.

Charco

Lula, brócolis e molho romesco do Charco / Divulgação

Do Rio Grande do Sul veio o chef Tuca Mezzomo que comanda o Charco, focado em fogo, brasa e produção de charcutaria artesanal. Recomendo as entradas de cotechino, brioche e picles de mostarda e cebola e de lula com brócolis e romesco, além da costela de porco preto e da chuleta como principal. Já de sobremesa, não há como deixar de provar as sobremesas que levam sorvetes de leite defumado e de tahine.

Charco: Rua Peixoto Gomide, 1.492, Jardim Paulista, São Paulo-SP / Aberto de terça-feira a quinta-feira, das 19 às 23h, de sexta-feira e sábado das 12h às 16h e das 19h às 23h e aos domingos das 13h às 16h.

Tabuleiro do Acarajé

Da Bahia vieram as irmãs Fátima e Miri de Castro, que comandam o Tabuleiro do Acarajé. Como o nome entrega, o restaurante é focado no famoso bolinho de feijão fradinho frito no azeite de dendê e, na minha opinião, serve o mais gostoso da cidade. Não deixe de provar o cuscuz de tapioca.

Tabuleiro do Acarajé: Rua Jesuíno Pascoal, 30, Santa Cecília, São Paulo-SP / Aberto de terça-feira a sexta-feira, das 17h às 22h e aos sábados e feriados das 13h às 18h. Também abre no último domingo do mês.

Notiê Restaurante

Terrine de tubérculos, glace de porco e picles de cubiu do Notiê / @jrbronko

Da Paraíba veio Onildo Rocha, chef que comanda o Notiê Restaurante que se encontra instalado no rooftop do Shopping Light. Priorizando sabores regionais brasileiros, no Notiê é servido um menu degustação em 5 ou 10 tempos com etapas como cannoli de foie e bacuri, choux de tapioca com mantecato de pirarucu e camarão laqueado no tucupi preto.

Notiê Restaurante: Rua Formosa, 157, Centro Histórico, São Paulo-SP / Aberto de quinta-feira a sábado, das 19h às 23h.

Banzeiro

Tacacá do Banzeiro: tradicional caldo de tucupi com jambu, goma e camarão fresco do Banzeiro / Rubens Kato

De Santa Catarina veio o chef Felipe Schaedler, que na adolescência mudou para Manaus e, então, inaugurou o Banzeiro (com filial em São Paulo desde 2019). Dentre as diversas opções no cardápio, recomendo a costelinha de tambaqui com molho agridoce, o tacacá e o pirarucu na brasa com caldo de tucupi.

Banzeiro: Rua Tabapuã, 830, Itaim Bibi, São Paulo-SP / Aberto de segunda-feira a sábado, das 12h às 15:30h e das 19h às 23:30h, e aos domingos das 12h às 16:30.

*Os textos publicados pelos insiders e colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia.

Fred Sabbag
O advogado e entusiasta gastronômico Fred Sabbag, que conta com milhares de seguidores no Instagram / acervo pessoal

Fred Sabbag é advogado por profissão, mas, no tempo livre, nada de processos ou trâmites judiciais: uma de suas maiores paixões é frequentar bares e restaurantes. O hábito rendeu-lhe inúmeros seguidores no Instagram (@fredsabbag) e o tornou um personagem importante da gastronomia em São Paulo.


Leia também: Quais são os melhores 20 restaurantes românticos em SP para conhecer em 2023?