5 locais para tomar ótimas caipirinhas em São Paulo, por Fred Sabbag

Onde tomar uma caipirinha perfeita? Fred indica restaurantes e bares que preparam com primor esse drink tipicamente brasileiro

Fred Sabbag indica cinco casas que preparam as melhores caipirinhas da capital paulista
Fred Sabbag indica cinco casas que preparam as melhores caipirinhas da capital paulista Daniel Reche para Pixabay

CNN Viagem & Gastronomia

São Paulo

Ouvir notícia

Por Fred Sabbag

É possível dizer, sem sombra de dúvidas, que a caipirinha é um dos drinks mais apreciados no Brasil. A maioria atribui sua criação à cidade de Piracicaba ou a Paraty, mas é praticamente unânime que ela surgiu como um remédio.

Uma versão da história da caipirinha a indica para os doentes da gripe espanhola e, em sua versão original, levava limão, mel e alho (este último, felizmente, descartado ao longo do tempo). O álcool, no caso a cachaça, era usado para otimizar o efeito terapêutico desse remédio caseiro.

Outra versão traz a caipirinha, em sua origem, apenas com limão como prevenção para o escorbuto (doença causada pela falta de vitamina C) ou até cólera. Logicamente que, enquanto remédio, a bebida não levava gelo ou açúcar em qualquer das versões que se tem por aí.

Fato é que esse ótimo drink, que segundo o IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça) ganhou fama na Semana de Arte Moderna de 1922, é muito mais do que uma simples mistura de álcool, cachaça, gelo e fruta. É um remédio contra a tristeza e, embora aparentemente simples, é dificilmente servido à perfeição – pois às vezes é doce demais, aguado ou muito alcóolico.

Por isso que, no texto de hoje, indico cinco bares e restaurantes onde bebo minhas caipirinhas preferidas em São Paulo e que, para mim, mais se aproximam da perfeição. É a oportunidade para aproveitar o feriado que está por vir e, por um tempo, esquecer as loucuras do dia a dia tomando essa paixão nacional.

Esquina do Souza

Esquina do Souza oferece combinações inusitadas em suas caipirinhas / Foto: reprodução Instagram

Há muitos anos, Deusdete de Souza, conhecido com Souza, é famoso por suas caipirinhas em São Paulo; muitas delas com combinações incomuns. De aproximadamente 3 anos para cá, ele abriu um bar para chamar de seu: o Esquina do Souza.

Dentre as combinações, destacam-se as de três limões com rapadura, de tamarindo, maracujá, tangerina e melaço de cana e, minha preferida, de tangerina com pimenta.

Esquina do Souza (@esquinadosouza): R. Coronel Melo de Oliveira, 1.066, Pompeia, São Paulo-SP, CEP 05027-020

Jiquitaia

Caipirinha com caju e limão é destaque no Jiquitaia / Foto: reprodução Instagram

Já mencionado nesta coluna, além de deliciosos pratos o Jiquitaia, dos irmãos Marcelo Corrêa Bastos e Nina Bastos, possui ótima caipirinha. Além das variadas versões com frutas da estação, o destaque maior é a que leva cachaça Jiquitaia, caju e limão.

Jiquitaia Restaurante & Bar (@jiquitaia): R. Coronel Oscar Porto, 808, Paraíso, São Paulo-SP, CEP 04003-004

Bar da Dona Onça

Caiprinha Onça pintada do Bar da Dona Onça / Foto: Fred Sabbag

Tradicional bar e restaurante no Edifício Copan, o Bar da Dona Onça, de Janaína Rueda, é reduto da boemia paulistana.

Para acompanhar os mais diversos petiscos lá servidos, recomendo as caipirinhas de limão-cravo com acerola, de limão cravo e melaço e, principalmente, a caipirinha “onça pintada”, que leva tangerina e maracujá.

Bar da Dona Onça (@bardadonaonca): Av. Ipiranga, 200, Edifício Copan, Centro, São Paulo-SP, CEP 01046-925

Pirajá

Caipirinha com rapadura é uma das mais famosas do Pirajá / Foto: reprodução Instagram

Bar inspirado na boemia carioca, o Pirajá é mais uma exitosa casa da Companhia Tradicional de Comércio (que tem no seu portfólio Braz, Braz Trattoria, Bar Original, Lanchonete da Cidade etc).

Além de porções e petiscos, o cardápio possui diversas caipirinhas exclusivas, como por exemplo “ela é minha e ninguém tasca” (rapadura mineira e limões tahiti e siciliano), “ipanema” (xarope de capim santo, caju e limão cravo) e “amores” (morango, amora e maracujá).

Pirajá (@barpiraja): Av. Faria Lima, 64, Pinheiros, São Paulo-SP, CEP 05426-100. Possui filiais.

Guarita Bar

Caipirinha tradicional e bem executada do Guarita Bar / Foto: reprodução Instagram

Outro bar com boa comida e bebida é o Guarita Bar, de Jean Ponce e Greigor Caisley, responsáveis pela bebida e comida respectivamente. Aqui, a caipirinha aparece no cardápio em sua forma mais tradicional: cachaça, limão, açúcar e muito gelo.

Guarita Bar (@guaritabar): R. Simão Álvares, 952, Pinheiros, São Paulo-SP, CEP 05417-020

Fred Sabbag
O advogado e entusiasta gastronômico Fred Sabbag, que conta com milhares de seguidores no Instagram / Foto: acervo pessoal

Fred Sabbag é advogado por profissão, mas, no tempo livre, nada de processos ou trâmites judiciais: uma de suas maiores paixões é frequentar bares e restaurantes. O hábito rendeu-lhe inúmeros seguidores no Instagram (@fredsabbag) e o tornou numa celebridade da gastronomia em São Paulo.


Mais Recentes da CNN