Onde os chefs comem? Com Felipe Schaedler, do Banzeiro, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

O chef catarinense Felipe Schaedler, que está à frente das cozinhas do Banzeiro em SP e Manaus
O chef catarinense Felipe Schaedler, que está à frente das cozinhas do Banzeiro em SP e Manaus Romero Cruz

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

Nascido em Maravilha, cidade de 26 mil habitantes em Santa Catarina, o chef Felipe Schaedler mudou de endereço – e de vida – ainda na adolescência, quando saiu de uma ponta e foi a outra, literalmente, do Sul ao Norte do país. Acompanhando a família, o novo lar deu-se em Itacoatiara, no Amazonas, na região metropolitana de Manaus.

Com o tempo, o catarinense foi apurando seu interesse culinário e descobrindo maravilhas das terras amazonenses, entre ensinamentos e ingredientes regionais.

Hoje, anos depois de começar como auxiliar nas tarefas diárias da pizzaria da família, ele está à frente de três restaurantes em Manaus – o Banzeiro, o Moquém do Banzeiro e o Restaurante Caboquinho – além da unidade da filial do Banzeiro em São Paulo.

Aberto em 2019, o restaurante na capital paulista logo recebeu o reconhecimento do Guia Michelin 2020 na categoria Bib Gourmand. Com uma cozinha autoral, Felipe coloca ingredientes típicos do Norte no centro das criações, exaltando seus sabores e propriedades.

Ele também atua junto de pequenos produtores com pesquisa de ingredientes, como os cogumelos cultivados por tribos Yanomami e formigas saúvas – que fazem parte de certos pratos locais.

Longe de seus negócios, o chef descobre outros sabores e compartilha seus endereços prediletos para comer bem em São Paulo:

Nelita

O Nelita é novo na cidade, mas nos apresenta uma gastronomia italiana saborosa e sofisticada. Com cozinha apurada, os pratos principais apresentam pastas, vegetais, peixes, risotos e carnes. Entre as receitas que já provei, destaco o papardelle com polvo e espinafre. Além de tudo, o carisma da Tássia Magalhães, que comanda a casa, deixa tudo mais especial.
Rua Ferreira de Araújo, 330, Pinheiros, São Paulo – SP. Reservas pelo site.

Kazuo Restaurante

Trilogia de bluefin do Kazuo, restaurante que serve pratos quentes e frios de diversos países da Ásia (Foto: Tina Bini)

O Kazuo, restaurante de alma japonesa que tem poucos meses de vida na capital paulista, já é um dos meus preferidos. O chef Kazuo Harada, que comandou o Mee, no Copacabana Palace, no Rio, é muito talentoso. O restaurante é próximo da minha casa e o destaque vai para os peixes frescos, com delicados sushis e sashimis, mas também vale descobrir outros sabores asiáticos pelo extenso cardápio.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2277, Jardim Paulista, São Paulo – SP. Telefone: (11) 97620-8488. Reservas via site e WhatsApp.

Guarita Bar

O bolovo do Guarita é sensacional! E o cocktail com o mesmo nome da casa, que é levemente salgado e leva água de pepino, é um dos meus drinks preferidos da vida. Sob os cuidados do sócio e bartender Jean Ponce, o local é bom para ir num fim de tarde de domingo – no meu caso, depois de um dia cansativo na cozinha.
Rua Simão Álvares, 952, Pinheiros, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3360-3651.

Nit Bar de Tapas

nit bar de tapas
Croquetas cremosas do Nit Bar de Tapas (Foto: Rubens Kato)

O Nit apresenta uma excelente comida e ótimos drinks, com opções voltadas à cozinha da Catalunha, região natal do chef Oscar Bosch. O cardápio tem bons itens para compartilhar, a exemplo das croquetas cremosas. É ideal para passar uma tarde inteira comendo as melhores tapas de São Paulo. Sempre lotado, chegue cedo para garantir um lugar.
Rua Oscar Freire, 153, Jardim Paulista, São Paulo – SP / Não fazem reserva. 

NB Steak

porchetta nb steak
Porchetta do NB Steak, churrascaria com unidades em São Paulo e Porto Alegre (Foto: reprodução/Instagram)

Na minha opinião, o NB Steak reinventou a forma de fazer rodízio de churrasco. Nesse formato, a marca acabou trazendo à mesa carnes saborosas e muito bem assadas, como costela gaúcha, porchetta, picanha, brisket assado, entre outros. Há unidades da marca espalhadas por Porto Alegre e no interior de São Paulo, mas, na capital, costumo frequentar a da Juscelino Kubitschek, no Itaim.
Avenida Juscelino Kubitschek, 816, Itaim Bibi, São Paulo – SP. Delivery via WhatsApp: (11) 97658-1679.


Mais Recentes da CNN