por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    20 restaurantes para um jantar romântico em São Paulo

    Sem desculpas para não convidar seu par para um jantar romântico: descubra 20 endereços que oferecem refeições caprichadas e ambientes cheios de charme para curtir a dois

    Ambiente do charmoso Charco, no Jardins
    Ambiente do charmoso Charco, no Jardins Julia Rodrigues

    Tina Binido Viagem & Gastronomia

    São Paulo

    Ouvir notícia

    Quem nunca marcou um date e ficou na dúvida de qual restaurante oferece aquele clima mais romântico, mas sem ser over ou super clichê?

    Separamos 20 restaurantes com ambiente acolhedor e ótimos para um jantar a dois em São Paulo. Aproveite as dicas para já convidar o seu par para uma refeição caprichada.

    Cais

    O Restaurante Cais, na Vila Madalena, fica numa pequena e superconcorrida casa, que assim como seu menu, focado em peixes e frutos do mar, o atendimento e ambiente é despojado e criativo.

    Sente no balcão ou nas pequenas mesas e peça as elaborações absurdamente bem executadas como a nadadeira na grelha; o choroso de atum; as lulas grelhadas com creme de alho; e o alho-poró gratinado com ricota defumada.

    Entre as sobremesas, a tortinha de queijo com sorvete de leite rouba a cena. A carta de vinhos prioriza rótulos de pequenos produtores brasileiros.

    Rua Fidalga, 314, Vila Madalena – São Paulo – SP / Tel.: (11) 3819-6282 / Horário de funcionamento: quarta a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 23h, sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h, domingo, das 12h às 16h. 

    Chou

    Chou é figurinha constante nas listas de restaurantes românticos da cidade, não à toa, seu jardim com luzinhas penduradas é um convite para um jantar sem pressa a dois. A cozinha, comandada por Gabriela Barretto, usa a brasa e ingredientes escolhidos a dedo, e tem  o compartilhamento como premissa, com pratos como as lulinhas de Santa Catarina com harissa; a berinjela queimada com burrata, confit de limão e pão; a kafta de cordeiro com picles, harissa e laban; entre outros.

    Rua Mateus Grou, 345, Pinheiros – São Paulo – SP / Whatsapp (11) 3083-6998 / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 19h às 23h, sábado, das 13h às 16h30 e das 20h às 23h. Não abre aos domingos e segundas-feiras.

    Casa Rios

    Ambiente externo do Casa Rios, no Tatuapé / Tina Bini

    A Casa Rios, no Tatuapé, é comandada pelo jovem casal de chefs Rodrigo Aguiar e Giovanna Perrone e tem a brasa como atração principal. No menu, pratos feitos com ingredientes do dia a dia em releituras interessantes.

    A sugestão é sentar numa das cadeiras coladas na cozinha, na chamada mesa dos chefs, para acompanhar de perto o preparo dos pratos e ver a mágica acontecer, ou no jardim de inverno que fica no fundo da casa, um gostoso ambiente com árvore, teto de vidro e um bar de drinques.

    Rua Itapura 1327, Tatuapé – São Paulo, SP / WhatsApp.: (11) 2091-7323 / Horários de funcionamento: terça a sexta, das 12h às 15h30 e 19h às 23h, sábado, das 12h às 16h30 e 19h às 23h, e domingo, das 12h às 16h30. Não abre às segundas-feiras.

    Restaurante Donna

    Ambiente do Restaurante Donna, do chef Andre Mifano / Bruno Geraldi

    O Restaurante Donna, comandado pelo chef Andre Mifano, fica numa pequena e cheia de charme casa no Jardins. O menu é enxuto e irreverente, assim como o próprio chef.

    Uma simples barriga de porco chega à mesa cheia de personalidade, acompanhada por pupunha, cogumelos, manteiga e vinho branco. As massas são as grandes estrelas da casa, como o famoso fettuccine com ragu bolognese tradicional, feito sem molho de tomate e o rigatoni à carbonara.

    Com apenas 22 lugares, duas mesas externas, luz baixa e trilha sonora agradável, é um verdadeiro convite para pedir um dos drinques elaborados com precisão pelo barmen Vini Lopes e curtir a noite.

    Rua Peixoto Gomide, 1815, Jardins – São Paulo – SP / Tel.: (11) 97593- 9047 / Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 19h às 22h45; sexta, das 19h às 23h30; sábado, das 12h30 às 16h e das 19h30 às 23h; e feriados, das 12h30 às 16h. Não abre aos domingos. 

    Benza

    Com menu autoral focado em ingredientes brasileiros, o Benza, em Pinheiros, é comandado pelo chef Pablo Oazen e cheio de opções para compartilhar num ambiente superagradável numa casinha típica do bairro.

    Sugestões como os quiabinhos tostados servidos com creme de castanha de caju e coentro;  dupla de tapioca e ouriço, um crocante de tapioca com ouriço e algas; tempurá de abacate com maionese picante são perfeitas para duas pessoas.

    Ainda para compartilhar, as panelinhas de bacalhau com mandioquinha e ovo caipira ou o de pupunha cozido com bacon no vinho branco são imperdíveis. Termine a refeição com o sorvete de goiaba recheado com goiabada e gergelim, Catupiry, queijo canastra e farofinha de castanhas.

    Rua Costa Carvalho, 72, Pinheiros – São Paulo – SP / Tel.: (11) 952431756 / Horário de funcionamento: terça a quinta, das 18h30 às 23h; sexta, das 19h às 23h30; sábado, das 12h30 às 16h30 e das 19h às 23h30; e domingo, das 12h às 16h30. Não abre às segundas-feiras.

    Esther Rooftop

    No topo do consagrado edifício Esther, um marco da arquitetura paulistana, o Esther Rooftop se destaca pela privilegiada vista da Praça da República. Comandado pelos sócios franceses Olivier Anquier e Benoit Mathurin, o ambiente é intimista e ótimo para tomar drinques e saborear pratos da culinária de bistrô frances com pegada contemporânea. Entre as opções, bolinhos crocante de camarões com maionese de lagostins e hortelã; ragoût de cogumelo com ovo a cavalo assado no forno e pão rústico para chuchar; risotto de azeitonas; pato; e outras delícias.

    Rua Basílio da Gama, 29, 11 o andar, República / Tel.: (11) 96087-7601 / Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 12h às 15h e 18h às 23h; sexta, das 12h às 15h e 18h às 24h; sábado, das 12h30 às 24h; domingo, das 12h às 17h.

    Vista Ibirapuera 

    Vista Ibirapuera fica no rooftop do MAC-SP / Marcelo Bruzzi

    Como o próprio nome já diz, o Vista Ibirapuera está localizado em uma cobertura, a do MAC-SP. É um convite para contemplar a paisagem para o Parque Ibirapuera, acompanhado da boa gastronomia que valoriza os ingredientes brasileiros do chef Marcelo Corrêa Bastos, os coquetéis do mixologista Jairo Gama ou uma bela taça de vinho da adega com mais de 100 rótulos, sendo 30% dedicada a vinhos nacionais. 

    Cobertura do MAC USP – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301,  8º andar / Tel.: (11) 2658-3188 ou (11) 97382-7261/ Horários de funcionamento: terça a sábado, das 12h às 14h e 19h às 23h, e domingo, das 12h às 17h.

    Espaço Priceless

    Espaço Priceless fica no rooftop do Shopping Light, no Centro de SP / Wesley Diego Emes

    No rooftop do Shopping Light, no charmoso edifício Alexandre Mackenzie, no Centro de São Paulo, está um complexo gastronômico que joga luz no que o Brasil tem de melhor na sua culinária.

    O projeto tem patrocínio institucional da Mastercard, daí o nome Priceless, e curadoria e gestão operacional do restaurante e bar feita pelo chef paraibano Onildo Rocha. O espaço é composto por dois restaurantes, um bar, um espaço de intervenções artísticas e um terraço com vista para o Theatro Municipal.

    Dentro desse complexo está inserido o Notiê, restaurante fine dining, ou seja, com serviço exclusivo de jantar, e o Abaru, aberto no almoço e jantar, e onde fica o extenso bar para quem deseja apenas tomar um drinque e apreciar o local.

    Ter uma refeição por lá é uma viagem deliciosa aos sabores do nordeste.

    Rua Formosa, 157 – Rooftop (mesmo edifício do Shopping Light) – Centro – São Paulo – SP – Entrada exclusiva para o Priceless no estacionamento do prédio / Tel.: (11) 2853-0373 / Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 12h às 23h; sextas e sábados, das 12h às 24h, e domingo, das 12h às 16h. 

    Charco

    Ambiente do Charco, no Jardins / Julia Rodrigues

    Com apenas 38 lugares, o Charco é aquele local que a cada visita tem algo novo e surpreendente preparado pelo chef Tuca Mezzomo. O cardápio, que conta também com opção de menu-degustação, mescla carnes, peixes, frutos do mar, vegetais e embutidos feitos na casa. Todos os pratos passam por processos que envolvem o fogo em diversas técnicas, uma vez que a cozinha é equipada com com uma parrilla, um yakitori e um forno adaptado para trabalhar com lenha.

    Em 2020, o Charco recebeu indicação do Bib Gourmand, do Guia Michelin e, ano passado foi finalista no Latin America’s 50 Best Restaurants 2021, na categoria American Express One To Watch Award, que homenageia restaurantes recém-inaugurados e com potencial para a lista Latam50Best nos próximos anos.

    Rua Peixoto Gomide, 1492, Jardim Paulista / Reservas via site / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 19h às 23h, sábado, das 13h às 16h e das 19h30 às 23h, e domingo, das 13h às 16h. Não abre às segundas-feiras. 

    Kuro

    Kuro restaurante tem ambiente moderno e acolhedor, além de gastronomia japonesa de altíssima qualidade servida no omakase / Thays Bittar

    Com proposta intimista, o restaurante Kuro é ideal para casais apaixonados pela cultura e gastronomia japonesa. O ambiente é pequenino e descolado, onde apenas oito comensais sentam por vez no concorrido balcão. Por lá, só é servido o omakase (menu-degustação) em 16 etapas, em que o sushiman Henry Miyano ao lado do chef executivo, o catalão Gerard Barberan, levam seus visitantes a uma gostosa e lúdica viagem aos sabores do Japão.

    Rua Padre João Manuel, 712, Cerqueira César – São Paulo – SP / Tel.: (11) 3062-5241 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, às 19h e às 21h. 

    DoRo Gastronomia

    Ambiente do Doro Gastronomia / Divulgação

    Numa portinha discreta na emblemática rua Turiassu, em Perdizes, está o DoRo, sob o comando do jovem chef Matheus Buosi. Com receitas clássicas e contemporâneas da culinária italiana, entre os carros-chefes da casa está o polpetone de linguiça de porco artesanal recheado com muçarela e servido com massa e chifferi pomodoro, o nhoque de batata recheado com queijo ao molho pomodoro e as mini Bruschettas (abóbora cabotiá com carne seca; cogumelos confitados, queijo brie e redução de balsâmico com mel; e filé-mignon com queijo gorgonzola e azeite trufado, todas servidas no pão de fermentação natural).

    Rua Turiassu, n° 483, Perdizes – São Paulo – SP / Tel.: (11) 95053-5890 / Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 12h às 23h, sexta e sábado, das 12h às 23h30, e domingo, das 12h às 22h. 

    Cora

    No prédio de seis andares, desocupado por mais de vinte anos na rua Amaral Gurgel, surgiu a ideia de levantar um restaurante no último andar. Assim nasceu o Cora, cujo nome foi inspirado na poetisa e doceira Cora Coralina. Com vista para o Minhocão e para o Copan, o local oferece ambiente perfeito para um casal curtir uma refeição juntos.

    Cora tem vista para o Minhocão, ambiente moderno e aconchegante e cozinha com pratos para compartilhar bem executados pelo chef argentino Pablo Inca / Tina Bini

    A cozinha é comandada pelo super chef argentino Pablo Inca, com menu enxuto composto por pratos para compartilhar – que variam conforme a disponibilidade dos produtos e do decorrer das estações.

    Rua Amaral Gurgel, 344, 6ºandar, Vila Buarque / Tel.: (11) 3231-4561 / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 23h, sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h, e domingo, das 12h às 17h / Não há valeu ou estacionamento no local.

    Casa Santo Antônio

    Desde 2013 a Casa Santo Antônio traz boa gastronomia com ótima relação custo-benefício para a zona sul de São Paulo. Há seis anos consecutivos está na lista Bib Gourmand, do Guia Michelin, que indica os melhores restaurantes com preços moderados.

    Em uma casa charmosa da década de 1960, no coração da Granja Julieta, tem menu com influências italianas com massas frescas feitas na casa e uma bela carta de vinhos que prioriza rótulos do país da bota e brasileiros.

    Av. João Carlos da Silva Borges, 764, Granja Julieta – São Paulo – SP / Reservas: (11) 4328-6205 ou WhatsApp: (11) 97532-4548 / Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 12h às 15 e das 19h às 23h, sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h, e domingo, das 12h às 17h. 

    Lassù

    Ambiente do Ristorante & Bar Lassù / Reprodução Facebook

    O Ristorante & Bar Lassù, ou “lá no alto”, em tradução do italiano, é a segunda casa de Márcia e Ricardo Trevisani, donos também do tradicional Ristorantino. No bairro de Santana, fica no 28º andar, com bar giratório, vista panorâmica para a cidade e ambiente elegante. No menu, itens como spaghetti carbonara, cordeiro assado com couscus marroquino, tortelli di vitela, rigatoni baccalà e tagliatelle com rabada chegam caprichados à mesa.

    Rua Conselheiro Saraiva, 207, Santana / Tel.: (11) 2373-7717 / Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 24h, sábado, das 12h às 16h e 18h às 24h, e domingo, das 12h às 17h. 

    Elea Forneria

    Em uma esquina na zona norte de São Paulo, a Elea Forneria oferece ambiente descontraído com uma cozinha com sotaque italiano. O menu é inteiramente pensado para compartilhar, com itens como burrata da casa com picles doce de tomate, pesto e castanha de baru; crudo de atum; barriga de porco com creme de abóbora cabotina, coalhada de ovelha, pangrattato; e boas opções de pizzas tipo napolitanas entre risadas e goles de vinho.

    Rua Florineia, 270, Água Fria, São Paulo – SP / WhatsApp.: (11) 99855-6908 / Horário de funcionamento: terça a quinta, das 18h30 às 23h, e sexta a domingo, das 18h30 às 24h. 

    Bosco Restaurante

    Um local romântico, aconchegante e cheio de charme. Assim é o Bosco Restaurante, que fica num casarão da década de 1940, em Pinheiros. A casa italiana já encanta pela sua decoração e jardim com jabuticabeiras octogenárias, que criam um clima super-romântico.

    No menu, opções para compartilhar como os arancinis de tomate servidos com compota picante ou uma gostosa tábua com queijos, presunto cru, compota de pera e focaccia iniciam bem a refeição. Entre os principais, as pizzas individuais fazem bonito.

    Outro grande atrativo da casa são os drinques autorais que saem de um elegante balcão, que marca presença no salão principal da casa.

    Rua João Moura, 976 – Pinheiros – São Paulo – SP / Tel.: (11) 93422-9554 / Horário de funcionamento: quarta a sexta das 18h às 23h; sábado das 12h às 15h30 e das 18h30 às 23h; e domingo das 12h às 17h.

    Nelita

    Fachada do Nelita / Amanda Francelino

    A casa de cozinha autoral da chef Tássia Magalhães é sofisticada e ao mesmo tempo acolhedora.

    O Nelita tem massas produzidas na casa e uma ampla variedade de vegetais que, em vários momentos, são a estrela principal do prato. Entre as opções Vinagrete de polvo, Peixe Marinado e  Croqueta de cogumelos. Os principais apresentam pastas, vegetais, peixes, risotos e carnes. Entre eles, Pappardelle, Polvo, Risotto e Entrecôte. 

    A carta de vinhos traz opções de rótulos que vão dos clássicos aos naturais e orgânicos, todos escolhidos, cuidadosamente, por Danyel Steinle, também sócio do restaurante.

    Rua Ferreira de Araújo, 330, Pinheiros / Tel.: (11) 3798-9827 / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 19h às 23h,  sábado, das 13h às 16h e das 19h às 23h, e domingo, das 13h às 17h.

    Carlota

    Com 27 anos, o Carlota, bistrô brasileiro da chef Carla Pernambuco, nunca foi tão moderno. Clássico paulistano consagrado, o sobrado de tijolinhos brancos no bairro de Higienópolis ganhou novos ares com as mesas de madeira sem toalha, as flores de papel sobre as mesas e os quadros escolhidos pela cozinheira.

    Ambiente do Carlota, casa da chef Carla Pernambuco / Divulgação

    No menu, a cozinha multicultural, divertida e afetiva, segue em constante renovação, mas tem alguns itens já consagrados que nunca saem de cena. Entre eles, os bolinhos crocantes e cremosos de mandioca recheados de camarões, os rolinhos vietnamitas (com camarões no vapor, harusame, saladinha e molho cítrico) e os rolls de pato (massa de harumaki recheada com confit de pato e cogumelos, servida com molho Saigon), que somam-se novidades como as lulinhas crocantes com creme de abacate, pesto e queijo parmesão. 

    Nos principais, já viraram marcas registradas o clássico Filet Wellington com molho poivre e risoto de queijo coalho e rúcula, e a Paella Negra (feita com arroz negro, lulas e camarões na grelha e aioli), além de inclusões recentes como a Moqueca da Sereia (com peixe, camarão, coco em lascas, cajú, carambola, molho amoquecado, arroz e farfa).

    Rua Sergipe, 753, Higienópolis / Tel.: (11) 98225-6030 ou (11) 36618670 / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 12h às 15h30 e das 19h às 23h, sábado, das 12h às 17h e das 19h às 23h, e domingo, das 12h às 17h.

    Jacarandá

    Ambiente do Jacarandá, em Pinheiros / Roberto Seba

    O Jacarandá é um refúgio no bairro de Pinheiros e divide espaço com a Padoca do Jaca que também abre todo santo dia, além do Raiz Club by APTK Spirits – um speakeasy que funciona de quarta a domingo, e sedia eventos às segundas e terças.

    O restaurante conta com jardim coberto e tem alma sul-americana com foco em ingredientes orgânicos, cortes clássicos de carnes argentinas, além de massas, peixes e frutos do mar. De quebra, é petfriendly.

    Rua Alves Guimarães, 153, Pinheiros / WhatsApp.: (11) 3083-3003 / Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 12h às 24h.

    Borgo Mooca

    Localizado em uma casa do século 20, o Borgo Mooca manteve os cômodos originais e os clientes aproveitam a decoração repleta de livros, porta-retratos e móveis da época. Visitar a casa de comida italiana criativa do chef Matheus Zachini é sempre uma surpresa, já que não há um cardápio fixo. É obrigatório reserva.

    Releitura de um clássico: parmigiana de polvo do Borgo Mooca, que muda o menu diariamente / Divulgação

    Rua Comendador Roberto Ugolini, 129, Parque da Mooca, tel. (11) 97574-3213 / Horário de funcionamento: quinta a sábado, das 12h às 17h e das 19h às 23h, e domingo, das 12h às 17h. Não abre de segunda a quarta. 


    Mais Recentes da CNN