Cinco hotéis em Búzios, no Rio, para relaxar e curtir o mar

Pertinho da capital fluminense, a cidade de praias exuberantes e vida noturna agitada reserva ótimos hotéis para quem quer curtir sombra e água fresca com muito conforto

Buzios
Buzios

Ouvir notícia
Armação de Búzios (Foto: Unsplash)

Com praias exuberantes e natureza preservada, o charmoso balneário de Búzios, a menos de duas horas da capital Rio de Janeiro, figura entre as cidades favoritas de viajantes brasileiros, estrangeiros e famosos do mundo inteiro. Segundo o site TripAdvisor, o município ocupa a terceira posição no ranking global de destinos turísticos mais promissores para 2021, perdendo apenas para Martinica, no Caribe, e Panama City Beach, nos Estados Unidos.

São 25 praias espalhadas por essa península com cerca de oito quilômetros de extensão que ganhou fama internacional depois da visita da atriz francesa Brigitte Bardot em 1964. Hoje, a musa empresta o nome à Orla Bardot, uma extensão da famosa Rua das Pedras, ponto turístico que reúne bares, restaurantes, lojas de grife, galerias de arte e uma vida noturna borbulhante.

Além das praias de estilo caribenho e noites agitadas, a cidade tem opções de trilhas, passeios de barco e prática de esportes, o que faz dela um destino ideal para casais apaixonados, solteiros, animados e famílias com crianças. Da década de 1960 para cá, a ocupação imobiliária abriu caminho para a chegada de hotéis de todos os tipos e gostos que fazem do turismo a principal atividade econômica do município.

Diante da pandemia, Búzios se adequou aos protocolos de segurança e oferece uma experiência de viagem com segurança para os turistas e moradores locais. Selecionamos cinco hotéis incríveis – e seguros – para se hospedar nessa Saint Tropez brasileira. Confira:

Leia mais
Búzios retoma o turismo com ótimas opções de hospedagens e gastronomia
Viagens de carro: cidades paradisíacas no litoral do Rio de Janeiro
10 deliveries no Rio de Janeiro para todos os paladares

Casas Brancas Boutique Hotel & Spa

Casas Brancas Búzios
Porta em estilo mediterrâneo que leva o hóspede a um terraço externo do hotel de frente para o mar (Foto: reprodução/Instagram)

Este charmoso hotel boutique com terraço estilo mediterrâneo e vista panorâmica lembra um pedacinho da Grécia em terras brasileiras. O empreendimento familiar foi projetado pelos proprietários Amalia de la Maria e Affonso Carlos Bebianno Montenegro como uma pequena pousada para turistas aventureiros, na década de 1970. Hoje com 32 acomodações, o espaço esbanja elegância com uma atmosfera minimalista que conquistou os turistas e se transformou em um dos hotéis mais procurados de Armação dos Búzios.

O hotel é também referência em gastronomia. Sob a batuta do chef Gonzalo Vidal, o 74 Restaurant, localizado no terraço do Casas Brancas, tem menu criativo que combina ingredientes locais e sazonais com opções de peixes e frutos do mar. Mas, atenção: no restaurante não são permitidas crianças menores de cinco anos de idade. Gonzalo também assina o menu do novo 74 Snack Bar, que oferece as entradinhas superprocuradas do restaurante no terraço em versão mais descontraída e acompanhada de drinks refrescantes de frente para o mar. Outro diferencial é o foco na sustentabilidade: todos os pratos são servidos em embalagens biodegradáveis, feitas de fibra de mandioca.

Além da alta gastronomia, outro ponto de destaque do Casas Brancas é a atenção dos proprietários aos detalhes. Cada quarto tem uma decoração única, com objetos comprados em viagens ao redor do mundo. O olhar atento está em todos os cantos, desde a preparação do café da manhã ao menu no spa – com pacotes que contemplam tratamentos faciais, corporais, massagens a dois e massagem sueca. O hotel também oferece experiências gastronômicas, aulas de yoga e pacotes desenhados sob medida para casais apaixonados. Todo esse cuidado com a excelência mostra resultados: entre os certificados já conquistados, estão os internacionais Travelers’ Choice Winner e a recomendação da Condé Nast Johansens.

Insólito Boutique Hotel

Foto da Suite 11 do Hotel Insolito em Buzios
Detalhes da parte externa de uma das suítes do Insólito Hotel, com piscina privativa e vista para a enseada da Praia da Ferradura (Foto: divulgação)

Instalado na enseada da Praia da Ferradura e com um visual deslumbrante, o Insólito é um dos hotéis mais badalados de Búzios. Com acesso direto à Praia da Ferradura e diversas opções de suítes, este charmoso hotel busca proporcionar aos hóspedes a experiência de acomodação em quartos que homenageiam a cultura brasileira com referências de Tarsila do Amaral, Cecília Meirelles, Caetano Veloso, entre outros.

Espaçoso, com piscinas, lounges, jacuzzi e uma praia particular, o Insólito conta com acesso direto para a praia e um beach club. Outro destaque por lá é o A Galeria, restaurante e galeria de arte, que mistura de forma criativa a culinária francesa com ingredientes tradicionais brasileiros em um menu assinado pelo premiado chef Marcelo Milani. Ele esteve à frente do reconhecido Piccolo de São Paulo, que entrou na lista dos restaurantes Bib Gourmand do guia Michelin.

Entre as experiências oferecidas pelo hotel estão jantar romântico, piquenique a dois, café da manhã no quarto, spa e passeios de barco com lancha privativa. Aliás, entre as comodidades está inclusive um heliponto próprio para embarque e desembarque de hóspedes. Todo esse clima de exclusividade do hotel faz dele um dos favoritos das celebridades que visitam Búzios.

Com reconhecimento mundial pelos serviços oferecidos, a prestigiada hospedagem do Insólito Boutique Hotel & Spa já ganhou o prêmio World Travel Award e figura na lista de excelência em hospedagem de praia na América do Sul feita pelo guia de viagem de luxo da Condé Nast Johansens. Há pouco tempo também ganhou o título de hotel mais romântico do Brasil pelo World Luxury Hotel Awards.

Pousada Villa Rasa

Para quem busca uma estadia longe de badalação, o lugar perfeito é a Pousada Villa Rasa. Instalada praticamente dentro da Praia Rasa, uma das mais tranquilas e exclusivas de Búzios, essa charmosa pousada é ideal para famílias, especialmente com crianças pequenas e pets. As acomodações completam o clima bucólico, com decoração simples e rústica que torna o ambiente ainda mais acolhedor.

As instalações ao pé da areia são o diferencial da pousada. O vento constante e a água tranquila formam uma combinação perfeita para atividades no mar. Tanto é que, recentemente, aproveitando a localização privilegiada, a Villa Rasa lançou um hub de kitesurf em parceria a Beto Kite School e, além das aulas, inaugurou uma loja de equipamentos voltados para o esporte. Os treinamentos são tanto para iniciantes como para os atletas mais experientes. As experiências ao ar livre se estendem para jantares na praia ou no deck da pousada, e a piscina de frente para o mar é uma opção para quem não quer deixar as dependências do hotel.

Aliás, quando o assunto é gastronomia, a Villa Rasa faz jus ao clima acolhedor que busca proporcionar aos hóspedes. Seu restaurante, o Mero, promete uma comida confortável e praiana, com ingredientes frescos e comprados de produtores locais. No menu do chef Marcos Sodré, que esteve à frente do restaurante tailandês Sawasdee, o destaque vai para o Cherne ao molho de coco e cúrcuma, mas há também opção para os veganos, como o ravioli de abóbora assada na manteiga de sálvia. Tudo feito em panelas de barro produzidas em uma cooperativa feminina capixaba, uma forma que o restaurante encontrou de celebrar o material e a tradição brasileira de servir.

Le Relais La Borie

Apartamento com vista para o mar e piscina do La Borie Búzios
Quarto com vista para o mar e piscina do La Borie em Búzios (Foto: divulgação)

Para quem quiser aproveitar um pedaço da França sem sair do Brasil, o Le Relais La Borie é a hospedagem ideal. Localizado na Rua Gerbert Perissé, quase dentro da praia de Geribá, o hotel foi fundado por um casal francês que se encantou com Búzios e se tornou referência quando o assunto é área externa completa com vista deslumbrante e acomodações confortáveis.

A localização privilegiada faz do La Borie um disputado destino de férias. Com quase dois quilômetros de extensão, Geribá é a praia mais frequentada de Búzios e ideal para a prática de esportes, como corrida, caminhada e surfe, figurando como ponto predileto dos turistas. Para quem prefere ficar isolado das areias cheias de Geribá em alta temporada, a área privativa do hotel na areia pode ser uma alternativa. Já os aventureiros podem caminhar para a Praia da Ferradurinha, pouco mais de dez minutos a pé do hotel.

Foto de um prato com camaroes do La Borie Buzios
Prato com camarões servido no restaurante do La Borie em Búzios (Foto: divulgação)

Outra opção é aproveitar as instalações do próprio empreendimento. Mesmo que esteja a poucos passos do mar, o Le Relais La Borie tem uma jacuzzi e duas piscinas, sendo uma delas aquecida a 30ºC e ao lado do bar. Tudo com vista para praia. Academia, sauna e spa com serviços de massagens completam a experiência relaxante.

E como não poderia deixar de ser, esse hotel oferece uma imersão na gastronomia franco-brasileira no Chez Françoise, restaurante comandado pelo chef Paulo Cezar Cordeiro, expert em culinária francesa. O menu, inspirado nos sabores regionais, reinterpreta receitas de chefs estrelados do Guia Michelin. O restaurante é aberto ao público sob reserva.

Corais & Conchas

Localizada a 100 metros da praia de Geribá, a pousada Corais & Conchas prova que Búzios também é um destino para viagem em família com crianças. Totalmente kids friendly, com espaço infantil aberto, a pousada tem cara de resort e conta com recreação para os pequenos que permite que os pais possam relaxar e desfrutar do lazer enquanto as crianças brincam – algo que todo pai e mãe sabe: vale mais que ouro.

As atividades de recreação acontecem todos os dias entre 9h e 20h, mas crianças menores de 4 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis. Há ainda brinquedoteca, espaço baby e sala de artes. Importante lembrar que, em função da pandemia, alguns serviços necessitam de agendamento prévio para evitar aglomerações.

A pousada possui 38 acomodações divididas em cinco categorias: standard, luxo, master, família e VIP. Entre os serviços ofertados estão massagem, home theater, adega, quatro piscinas para todas as idades, sauna, restaurante e bar. O menu é à la carte e há itens especiais desenhado para as crianças. Para prevenir a contaminação do novo coronavírus, os protocolos adotados preveem cardápio online disponível por meio de QR Code. Com preço de diárias mais em conta, a pousada oferece, ainda, pacotes promocionais para casais e valores atrativos para a baixa temporada.


Mais Recentes da CNN