Daniela Filomeno indica hotéis para ir com crianças no interior de São Paulo

Precisando de um descanso e diversão para as kids? Hotéis se adequaram às novas normas de saúde e oferecem estrutura perfeita para entreter os pequenos

Ouvir notícia
Daniela Filomeno aproveita a estrutura do hotel Santa Clara Ibiúna, ótimo para crianças e adultos (Foto: acervo pessoal)

Viajar em família sempre é uma delícia, não é? Eu adoro e viajo com meus filhos desde que eles eram pequeninos. Acredito que, com planejamento e respeitando os horários e limites das crianças, é possível aproveitar muito quaisquer férias com elas.

É claro que o ideal é procurar hospedagens que ofereçam uma estrutura especial para a garotada, ainda mais se o objetivo for curtir apenas o hotel, sem ter de sair para fazer nada – e, em época de pandemia, essa tem sido a melhor opção para quem quer viajar.

Nestes novos tempos, medidas de segurança e higiene viraram itens para lá de essenciais. Se você, assim como eu, tem filhos pequenos e procura hotéis bem preparados para recebê-los, fique de olho nestas dicas. O ideal é sempre priorizar estruturas que estão bem capacitadas para receber hóspedes neste momento, com redução da capacidade total e que seguem protocolos das autoridades sanitárias mundiais. Prefira atividades ao ar livre: fazendinhas, esportes, jogos e programações a céu aberto diminuem as chances de contágio e reforçam o contato das kids com a natureza.

Leia mais
Resort office: para trabalhar com conforto em ambientes de viagem
10 destinos nacionais para se isolar em tempos de pandemia
Conheça os destinos abertos a viajantes vacinados contra a Covid-19

Na coluna desta semana, reuni hotéis que oferecem uma programação infantil completa, com diversão garantida para todas as idades. Mas não esqueci os adultos! Academias, spas, bons drinques e farta gastronomia deixarão os pais despreocupados e relaxados. Afinal, todos merecemos aproveitar uns dias de descanso!

Os hotéis que selecionei, no interior de São Paulo, seguem à risca os protocolos de saúde. Máscaras, protetores faciais e luvas em todos os funcionários, capacidade de ocupação reduzida, check-ins em sistema drive-thru ou on-line, testes de temperatura, higienização constante dos espaços comuns, dispensers com álcool em gel por toda a propriedade e distanciamento social obrigatório são algumas das medidas-padrão tomadas por todos esses empreendimentos para se adequar aos tempos em que vivemos. Enquanto a criançada se diverte, dê uma pausa à beira da piscina e desfrute os dias de folga com segurança.

  • Hotel Fazenda Dona Carolina

Casarão e jardins da Fazenda Dona Carolina
Detalhes do aconchegante casarão e dos jardins que rodeiam a Fazenda Dona Carolina, ótima também para crianças (Foto: divulgação)

Localizado em Itatiba (SP), a uma horinha e meia da capital, o Hotel Fazenda Dona Carolina une natureza e história de forma impecável: a sede fica em um casarão antigo, com uma hotelaria de luxo de serviço ímpar, e há muitas atrações para crianças. A recreação para o público infantil é fator levado a sério e, por isso, o hotel tem programação diária para os pequenos. O grande espaço ao ar livre – a fazenda tem mais de 100 hectares cercados de área preservada da mata atlântica – é aproveitado com atividades de aventura, como tirolesa, caiaque, cavalgada e slackline. A vivência com animais e flora é destaque tanto para os filhos quanto para os pais.

Já os adultos se divertem com passeios de charrete e trilhas ecológicas ou visitas às produções de café e de cachaça próprios da fazenda. Um tour histórico pelas dependências, com artefatos de mais de 150 anos, pode ser feito por ali, estimulando o conhecimento da região. Os quartos são equipados com amenities da L’Occitane e têm decoração elegante, rodeados de madeira e papéis de parede que lembram casinhas coloniais, com vista para montanhas e bosques. A gastronomia é simples e apetitosa e oferece até papinha para bebês – preparadas sem temperos e com ingredientes frescos, muito importante nos dias de hoje.

Além das precauções padrões contra o coronavírus, as atividades de recreação são feitas ao ar livre e a tirolesa, a pesca e as trilhas estão com espaços demarcados. A academia e o spa funcionam com agendamento prévio.
Estrada Municipal Manoel Stefani, Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, km 39,5 – Bragança Paulista. Telefone: (11) 4534-9100

  • Hotel Toriba

Animais da fazendinha do Toriba Hotel, em Campos do Jordão
Animais da fazendinha do Toriba, em Campos do Jordão, como galinhas e ovelhas (Foto: divulgação)

Um marco em Campos do Jordão (SP)! O tradicional Hotel Toriba, inaugurado em 1943, é cercado de mata atlântica e possui um zelo especial com os pequenos, visando a possibilitar a nós, pais, o merecido descanso e proporcionar para a criançada atividades que estimulam o cuidado com a natureza. A Fazendinha Toriba é uma grande atração, verdadeira fazenda que permite interação com animais domésticos – entre eles galinhas, patos, gansos, porquinhos-da-índia, ovelhas, vaquinhas e mini cavalos. As crianças têm a oportunidade de acariciá-los e alimentá-los, pois recebem um cestinho com comidas logo que chegam. É lindo de ver! A área da fazendinha, assim como a do hotel, é preenchida por bosques de vegetação nativa, lago, quiosque para lanches, mesas para piqueniques e até trilhas para as nascentes. Curiosidade: muitos dos produtos servidos no restaurante vêm da horta orgânica da propriedade.

Detalhes da brinquedoteca do Toriba: espaço ótimo para as crianças se divertirem (Foto: divulgação)

Atividades como jogos e leituras também acontecem no local, propiciando conhecimento e educação ambiental para as crianças. O Toriba Kids conta ainda com piscina aquecida, playground outdoor e indoor, cabana na árvore, brinquedoteca e quadra esportiva. O tradicional escorregador de madeira – que existe desde 1943! – encanta os pequenos. Por ele se chega à brinquedoteca, repleta de opções lúdicas e divertidas. Confesso que os adultos também não resistem e aproveitam a descida pelo escorregador histórico!

Falando neles, a estrutura do hotel é completa para os pais, com sala de leitura e de lareira, solarium, cigar lounge em meio à copa de árvores, com mesa de snooker e jogos de carteado, bosque das bromélias, piscina com água aquecida, jacuzzi com hidromassagem, sauna seca e sauna úmida (temporariamente fechadas), fitness center, quadra poliesportiva, cabeleireiro, além do Spa Toriba by L’Occitane. Ufa, tantas coisas boas para aproveitar, ainda mais quando tiver um tempinho apenas a dois!
Avenida Ernesto Diederichsen, 2962 – Vila Matilde, Campos do Jordão. Telefone: (12) 3668-5000

  • Fazenda Capoava

Casarão do Capoava Hotel com destaque para os jardins
Casarão da Capoava, com destaque para os jardins e as áreas ao ar livre (Foto: divulgação)

Distante apenas 90 quilômetros da cidade de São Paulo, a Fazenda Capoava é uma das mais tradicionais propriedades do país – com o casarão principal datado de 1750 – e é destino certo para todas idades. Ali há conforto, boa gastronomia, e, principalmente, atividades infantis em um ambiente com raízes históricas e com interação com a paisagem ao redor – dois fatores que aprecio muito.

Foto de um tucano, que faz parte das atividades do Hotel Capoava
Tucano na Capoava: ficar pertinho dos animais é destaque na fazenda da propriedade (Foto: divulgação)

Pensando no bem-estar dos baixinhos, a fazenda tem uma turma completa de recreação, com biólogos e monitores, que, juntos, desenvolvem atividades para todos. É possível participar de gincanas, trilhas e jogos no lago, além de brincadeiras tradicionais, como pega-pega, esconde-esconde e polícia e ladrão. Os hóspedes podem participar também de uma programação exclusiva: o projeto “De Olho nos Bichos”, que foi desenvolvido pela equipe da fazenda e é aliado do projeto de Conservação da Fauna. Ocorre aos domingos de manhã e as crianças têm contato com animais silvestres.

Ao lado da piscina, o Espaço Recanto é o ponto de apoio para a brincadeira. O ambiente é montado com balanços, jogos de tabuleiro, piscina de bolinhas e tapete pedagógico, aliando a brinquedoteca para os bebês a um espaço para papais e mamães. Cavalgadas, caminhadas pelas trilhas, passeios de charrete, atividades no lago – como caiaque e stand-up paddle – e piscinas e as saunas de uso exclusivo dos hóspedes podem ser aproveitados pelos adultos. Apenas as saunas, a brinquedoteca e a área de massagens seguem suspensas por tempo indeterminado.
Avenida Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, acesso pelo km 89,9 – Pedregulho, Itu. Telefone: (11) 2118-4100

  • Grande Hotel São Pedro

Foto do parque aquático outdoor do Grande Hotel Águas de São Pedro
O Grande Hotel em Águas de São Pedro possui uma ótima infraestrutura para a diversão dos pequenos, como o parque aquático ao ar livre (Foto: divulgação)

Propriedade do selo Senac, assim como o irmão em Campos do Jordão, o Grande Hotel é localizado dentro de uma estância hidromineral de Águas de São Pedro (SP), a cerca de duas horas e meia da capital, e une sofisticação a um charmoso cenário. Rodeado por jardins e bosques que, ao todo, somam mais de 330 mil metros quadrados de área verde, o hotel é destino ideal para a família toda, com um ótimo complexo de lazer. A garotada pode aproveitar o parque aquático, que recebe todas as idades e tem um complexo com piscinas, tobogãs e brinquedos.

Os pequenos podem curtir as brinquedotecas e os adultos desfrutam da academia, pista de cooper, ginásio poliesportivo, trilhas, campo de futebol, quadras de tênis, saunas e jacuzzis – essas duas últimas mediante agendamento prévio. Por ali também há o centro de bem-estar, que conta com terapias com águas medicinais, tratamentos corporais e massagens – mas que, por ora, estão suspensos por conta das medidas de seguranças adotadas.

O hotel adotou protocolos das autoridades nacionais e internacionais devido à covid-19. Além dos já conhecidos, a excelente gastronomia também passou a ter novas regras: a copa do bebê é feita por meio de room service, solicitado anteriormente, assim como o restaurante infantil e o menu bambini – disponível das 11 às 21 horas nos bares e restaurantes, mediante pedido.
Parque Doutor Otávio de Moura Andrade, s/n – Centro, Águas de São Pedro. Telefone: (19) 3482-7642

  • Hotel Fazenda Mazzaropi

Detalhes de um dos quartos do Hotel Mazzaropi, em Taubaté
Detalhe de um dos quartos do Mazzaropi, com foco para o lago, que recebe várias atividades (Foto: divulgação)

O nome do hotel já entrega que ali há memórias do passado brasileiro. O Hotel Fazenda Mazzaropi, aberto em 1992, ocupa 150 mil metros quadrados da propriedade do antigo estúdio do cineasta Amácio Mazzaropi em Taubaté (SP), região tranquila do Vale do Paraíba, a aproximadamente 130 quilômetros da capital paulista. Ele oferece uma variedade de equipamentos que garantem diversão completa: são cerca de 35 atividades que podem ser feitas por todos, entre elas teatro, circo, parques ao ar livre, pedalinhos, piscinas, vôlei de areia, campos de futebol e de minigolfe, quadras poliesportivas e tênis e salão de jogos. Procurando ficar ocupado o dia todo? Não tem como não ficar entretido por ali.

O interessante é que algumas das casinhas que aparecem nos filmes antigos do cineasta estão conservadas e podem ser visitadas pelos hóspedes – é quase que uma volta aos sets de filmagem do passado! O Museu Mazzaropi, que mostra a história do artista e seu papel no audiovisual nacional, também fica dentro da propriedade: é um ótimo local para aguçar a curiosidade dos pequenos e dos adultos. Explorar a enorme propriedade com a ajuda de um mapa junto das crianças também é uma atividade recomendada.

Assim como todos os hotéis citados, o local implementou inúmeras medidas de segurança contra a Covid-19. Algumas atividades foram suspensas, como as saunas e a jacuzzi. Outras programações, como piscinas e refeições, devem ser agendadas.
Estrada Municipal dos Remédios, 2380 – Taubaté. Telefone: (12) 3634-3400 

  • Santa Clara Eco Resort e Clara Ibiúna

Foto da piscina e áreas de lazer no Santa Clara Eco Resort
Área da piscina com toboágua ao fundo do Santa Clara Eco Resort, que possui estrutura completa para a família perto da natureza (Foto: divulgação)

São dois os resorts do grupo Clara, que ficam no interior de São Paulo, ambos cercados por natureza – tão necessária em tempos de pandemia. A três horas da capital, na cidade de Dourado, está o Santa Clara Eco Resort. O hotel foi construído em uma área em meio a florestas intocadas, é rodeado por cachoeiras e possui diversas nascentes. Ao todo, o resort possui mais de 360 hectares e tem estrutura completa de lazer para a família, com piscinas, hípica, quadras, campo de futebol e programação especial infantil.

Daniela Filomeno aproveita toda oportunidade que tem para viajar com os filhos. Aqui, ela está no Hotel Santa Clara Ibiúna (Foto: acervo pessoal)

As crianças podem aproveitar a minifazendinha, onde passeiam pela horta orgânica ou participam da ordenha de vacas; curtir a brinquedoteca ou o espaço teen; divertir-se no playground; fazer passeios de carreta ou se aventurar no arvorismo e na tirolesa. Todas as atividades são acompanhadas por equipes de monitoria, que dividem grupos por faixa etária e ocorrem sem contato físico. Na gastronomia, o Santa Clara Eco também se preocupa com o bem-estar dos pequenos – tem cardápios especiais no bufê infantil e os pais podem optar pela flexibilidade nos horários das refeições. Para os adultos, além do lazer completo, que conta ainda com stand-up paddle, academia e outras opções, é possível relaxar no spa, que tem assinatura L’Occitane e oferece banhos, tratamentos e massagens para desintoxicação e esfoliação.

Já o Clara Ibiúna, a uma horinha e meia da capital, fica bem em frente à Represa de Ituparanga e segue o mesmo conceito do irmão: ser um resort para a família com imersão na natureza. Como fica perto das águas da represa, uma variedade de atividades náuticas superlegais é oferecida: tem wakeboard, wakesurf, esqui aquático, esquiboia, passeio de caiaque, stand-up paddle e passeio a vela. A estrutura do hotel tem manutenção impecável, com piscina aquecida coberta, um enorme kids club, brinquedão externo, sala de jogos, espaço teen, oficina, tirolesa, casinha de boneca, passeios de cavalo, trilhas e programas para literalmente todas as idades. Um grande diferencial dali é o time de monitoria formado por profissionais e estudantes da área de educação física e turismo, muito bem preparados para lidar com os pequenos.

Os dois empreendimentos adotaram várias medidas de segurança para recepcionar os hóspedes nestes novos períodos. Em Ibiúna, há consultoria em segurança hospitalar – com médico infectologista – , procedimentos internos de atendimento, higiene e limpeza em nível hospitalar. As refeições são feitas com maior espaçamento entre as mesas e há possibilidade de room service e alimentação em espaços abertos. A higienização nos apartamentos foi reforçada e, durante a limpeza dos quartos, a equipe coloca bactericida nos umidificadores para esterilizar o ambiente.
Santa Clara Eco Resort: Rodovia SP 215, s/n – Dourado. Telefone: (16) 3345-9999
Clara Ibiúna: Estrada da Cachoeira, Estrada Vicinal Campo Verde de Baixo, km 12, Ibiúna. Telefone: (16) 3345-9999

Leia mais:
Programa CNN Viagem e Gastronomia já tem data de estreia, confira!
Cinema em casa? Confira uma seleção deliciosa de pipocas gourmet
Brasília: 10 deliveries para todos os paladares

  • Royal Palm Hotels & Resorts

Foto do brinquedão aquático no Royal Palm Plaza, em Campinas
Brinquedão aquático com toboágua em uma das piscinas do Royal Palm Plaza (Foto: divulgação)

Quer escapar da cidade mas ainda assim ficar bem pertinho da capital? A mais ou menos uma hora e 20 minutos de São Paulo, o Royal Palm Hotels & Resorts, em Campinas (SP), é opção certeira. O resort oferece uma programação animada para a criançada, contando com sete piscinas para toda a família se refrescar e curtir um dia de sol junta. Quatro delas são climatizadas e duas são infantis, com jatos d’água, balanços e toboágua.

Os menorzinhos ficam encantados com a Minoville, mundo tematizado com personagens simpáticos que faz a alegria de crianças de 3 a 6 anos. Por lá é possível visitar a casa da Fofa Flor, a nave do comandante Átila ou o galeão do Capitão Currupaco Paco, todos incríveis e superbem feitos. Já o Kata Kuka é um espaço que garante grandes emoções para quem curte desafios e adrenalina, surpreendendo até os mais velhos. Para crianças acima de 1,30 metro de altura, há labirintos, parede de escalada, arvorismo e tirolesa – mas seguem suspensos por tempo indeterminado por conta da pandemia.

Ah, e para os pais fãs de esporte, não esquente a cabeça: a academia é muito bem equipada, a quadra de futebol é gigantesca, há quatro quadras de tênis, ginásio poliesportivo coberto, espaço para arco e flecha e ainda sala de jogos de mesa. Por enquanto, o cinema e a sauna estão fechados por tempo indeterminado. Porém, pelas dependências do hotel, acredito que você se divertirá tanto quanto as crianças – tomando ainda um tempo para relaxar, claro.
Avenida Royal Palm Plaza, 277 G – Jardim Nova Califórnia, Campinas. Telefone: (19) 2117-8000

  • Mavsa Resort

Atividades na quadra do Hotel Mavsa com profissionais
Brincadeiras no Hotel Mavsa ocorrem ao ar livre ao lado de funcionários de máscaras, prezando todos os protocolos (Foto: divulgação)

Outra opção pertinho de São Paulo, o Mavsa é um resort all inclusive a 90 minutos da capital, localizado na pequena Cesário Lange (SP), com apenas 17 mil habitantes. O empreendimento conta com acomodações em chalés, apartamentos e suítes e possui uma completa infraestrutura de lazer para as crianças. Há minizoo com aves, lhamas, macacos e até jacarés, complexo aquático, esportes radicais e náuticos e espaço kids, que parece uma verdadeira cidadezinha temática – com opções de jogos eletrônicos, minirroda-gigante e minicarrossel. Uma fazendinha aproxima as crianças ainda mais dos bichinhos, acompanhados da turma da Sabrina, personagens fictícios e carismáticos para todas as idades.

Com recreação para os pequenos e muitas atividades para todas as idades, difícil é ficar parado por lá. Arco e flecha, tirolesa, piscina aquecida, toboágua, caiaque, stand-up paddle, pedalinho, pesca esportiva, quadra de tênis, futebol, vôlei de areia e quadra poliesportiva são atrações também para os adultos – não são apenas as crianças que se divertem por ali! A academia fica às margens do lago e tem equipamentos modernos, e a sauna também é uma delícia, mas segue suspensa por tempo indeterminado.

O sistema all inclusive de alimentação faz parte da diária: café da manhã, brunch, almoço, petiscos e snacks, chá da tarde, happy hour, jantar e sopas estão no pacote, assim como bebidas alcoólicas e não alcoólicas. É atividade e comida para aproveitar o dia inteiro!
Avenida 3 de Maio, 2500 – Vila Nova Cesário Lange, Cesário Lange. Telefone: (15) 3246-8210

  • Tauá Resort Atibaia

Parque indoor do Tauá em Atibaia
Parque aquático indoor do Tauá Atibaia é diversão garantida para as crianças (Foto: divulgação)

O Tauá Resort, em Atibaia (SP), é uma boa opção para famílias que, assim como eu, têm filhos peixinhos, ou seja, que adoram atividades dentro da água! Além de recreação com monitores, o Tauá oferece um incrível parque aquático indoor – o primeiro da América Latina –, com 16 atrações, entre elas toboáguas, rio lento e área de spa. Durante todo o ano, a água do parque é aquecida e o ambiente é climatizado.

O hotel também possui diversas opções ao ar livre, como o Aqualegre, com piscina aquecida e um megatobogã tematizado. Máscaras pelas áreas comuns são obrigatórias, e as brincadeiras e programações são feitas sempre ao ar livre, nas amplas áreas de lazer. Uma fazendinha, com pôneis, cavalos e outros bichos, também faz a diferença por ali, assim como a Jota City, uma verdadeira cidade cinematográfica com vários brinquedos, que enche os olhos das crianças e dos adultos. Enquanto elas aproveitam o dia com os monitores, os pais podem curtir atividades como arco e flecha e partida de tênis ou aproveitar a academia, as massagens no spa e as trilhas ao redor do resort.

Para se adequar aos novos tempos, o parque aquático indoor está aberto, mas funciona com distanciamento e tem capacidade de ocupação reduzida, o ar é purificado com ultravioleta e o local recebe periodicamente uma equipe para desinfecção com pulverizadores. Durante a estadia, os pais podem ficar despreocupados com os pequenos, já que o app do hotel (disponível para IOS e Android) possui um localizador de crianças!
Rodovia Dom Pedro I, Km 86, Atibaia. Telefone: (11) 4416-5000

Mais Recentes da CNN