Búzios retoma o turismo com ótimas opções de hospedagens e gastronomia

Veja dicas para viajar para Búzios

búzios rio de janeiro

*Por Flávio Ribeiro de Castro

Para quem, depois de cinco meses de isolamento, está com saudades do sol e do mar de Búzios, uma boa notícia: a cidade está pouco a pouco reabrindo, com vários cuidados e algumas restrições. A maior parte dos hotéis e pousadas já voltou a funcionar, o que nos permitiu conhecer um dos mais tradicionais e sofisticados do balneário, o Casas Brancas Boutique Hotel e Spa

Aqui vale um parênteses: eu sempre resisti a me hospedar no Casas Brancas, porque preferia ficar em pousadas na beira do mar, daquelas tipo “pé na areia”, especialmente na praia de Geribá. E o Casas Brancas oferece uma experiência totalmente diferente, por estar localizado no alto da região conhecida como Morro do Humaitá, mais perto do Centro de Búzios e da famosa Orla Bardot.

Casas Brancas Boutique Hotel e Spa (Foto: Flávio Castro)
Casas Brancas Boutique Hotel e Spa (Foto: Flávio Castro)

Fundado no início dos anos 70, quando a viagem à Búzios ainda representava uma pequena aventura, o Casas Brancas combina beleza e elegância. O hotel se inspira no estilo mediterrâneo, com pisos e paredes brancas, e privilegia os hóspedes com uma das vistas mais bonitas de Búzios, com suas janelas e decks abrindo-se para a Baía da Armação. O hotel se esmera na decoração elegante e, ao mesmo tempo, rústica e na qualidade do serviço, extremamente gentil e profissional em todas as áreas. Sua localização é central, próxima de várias praias, como Azeda, Azedinha e João Fernandes, e a cinco minutos de caminhada da Rua das Pedras, famosa por seus restaurantes, lojas e vida noturna (quando a pandemia nos permitir!). Não pudemos avaliar o spa, que ainda não reabriu. Uma única crítica à sua estrutura seria o tamanho da piscina, um pouco acanhada para uma região de sol e praia. Um ponto alto do Casas Brancas é definitivamente a gastronomia. O 74 Restaurant foi eleito este ano o melhor restaurante sofisticado do Brasil (o segundo na lista é, por acaso, o restaurante Místico, da vizinha Pousada Abracadabra, também no Morro do Humaitá) pelo Prêmio Travellers’ Choice, do TripAdvisor e não desaponta! Com uma cozinha que poderíamos chamar de buziana-mediterrânea-oriental, o chef argentino Gonzalo Vidal usa os ingredientes frescos da região com maestria e criatividade, num ambiente clean e elegante e com a vista que é marca registrada do hotel.

74 Restaurant, um dos melhores da linda Búzios (Foto: Flávio Castro)
74 Restaurant, um dos melhores da linda Búzios (Foto: Flávio Castro)

Por diversas razões, acabamos comendo algumas vezes no 74 Restaurant em nossa estadia e nunca nos arrependemos. Na primeira vez, compartilhamos de entrada um Mak Lobster, dois pequenos sanduíches de lagosta empanada. De principal, optamos por um prato claramente oriental, o delicioso Atum levemente grelhado com kimchi rice, ovo frito e Nori, e outro com pegada mais brasileira, o Polvo com texturas de batata baroa. Numa segunda oportunidade, compartilhamos o Arroz ao estilo espanhol para duas pessoas, cuja promessa no cardápio é vir “com o mais fresco que o mar nos trouxe”. Naquele dia, ele veio com peixe e lulas na tinta do molusco e socarrat, aquela crostinha caramelizada que se forma no fundo da panela. Na terceira vez, decidimos ficar apenas nas entradas e dividimos o trio formado por Gyoza de camarão com molho ponzu clarificado e aioli de tougarashi (um condimento tipicamente japonês), buns de peixe frito com sunomomo, aioli de tougarashi e teriyaki, e o Chicken wings Bao, (sanduíches de frango frito com molho picante e aquele pãozinho chinês ao vapor). A carta de vinhos do 74 Restaurant é restrita, mas traz opções para todos os bolsos. Já a carta de drinques brilha, com opções clássicas e criações inventivas, servidas no salão e na beira da piscina. Quando estiver por lá, não deixe de provar um Boulevardier, o Negroni dos tomadores de Bourbon. Por tudo isso, o Casas Brancas foi enfim uma linda experiência, com sua combinação de exclusividade, elegância, vista deslumbrante e gastronomia premiada.

Búzios, Rio de Janeiro (Foto: Adobe Stock)
Búzios, Rio de Janeiro (Foto: Adobe Stock)

Mais opções

Búzios possui outras excelentes opções de hospedagem com estilo. A Pousada Abracadabra e o Vila d’Este Hotel são dois charmosos hotéis no Morro do Humaitá, a poucos passos do Casas Brancas. Numa bucólica praça na Praia dos Ossos, o Vila da Santa Hotel Boutique e Spa mistura tradição francesa com estilo buziano. Já o Insólito Boutique Hotel e Spa surpreende pela sofisticação, obras de arte e vistas espetaculares para a Praia da Ferradura. Para quem preferir um jeito “pé na areia” com toques franceses, uma linda alternativa é o Le Relais La Borie, na Praia de Geribá. Para os prazeres da mesa, uma verdadeira instituição buziana é o Bar do Zé, na Orla Bardot. Ao contrário do que indica o nome, o Bar do Zé é charmoso e aconchegante e faz o melhor risoto de frutos do mar que já provei na vida. Além de premiado, o Místico, da Pousada Abracadabra, tem cozinha moderna e surpreendente e é indicação certa para um jantar romântico em Búzios. Fora do circuito tradicional, o Nami Gastrobar faz uma interessante fusão entre as gastronomias latino-americana e oriental.

Como a cidade está funcionando

Búzios, Rio de Janeiro (Foto: Adobe Stock)
Búzios, Rio de Janeiro (Foto: Adobe Stock)

Búzios está abrindo pouco a pouco. Muitas praias estão liberadas para esportes individuais, como corrida, caminhada, stand-up, surf, natação, vela, canoagem e mergulho submarino, mas ainda não para permanência na areia. Bares, restaurantes e quiosques acima da faixa da areia nas praias já estão abertos, funcionando com restrições e protocolos. Hotéis e pousadas também estão autorizados a reabrir. O acesso ao município, no entanto, ainda está restrito a moradores e a turistas que tenham reserva feita em algum hotel ou pousada da cidade e é controlado por barreiras com funcionários da Prefeitura. Esse controle é feito por meio de um QR code emitido pelo município que o turista recebe quando confirma sua reserva. O comércio de Búzios também está autorizado a funcionar, mas está claro que ele sofreu um duro baque com a pandemia. O resultado são diversas lojas fechadas na Rua das Pedras, no Centro e no complexo de Manguinhos, principais pontos de compras da cidade.


Flávio Ribeiro de Castro é jornalista, sócio da FSB Comunicação e, principalmente, apaixonado por comida, vinhos e charutos. Possui um perfil dedicado a esses temas no Instagram: @flaviordecastro.