Guia Michelin não divulgará seleção 2021 de restaurantes de São Paulo e do Rio

Restrições de viagens devido à pandemia da Covid-19 afetaram trabalho das equipes internacionais

Prato do Seven Swans, casa vegana em Frankfurt, na Alemanha, premiada com uma estrela + uma estrela verde Michelin (Foto: Divulgação/Guia Michelin)

Em razão das restrições de viagens internacionais por conta da pandemia de Covid-19, o Guia Michelin anunciou que não irá lançar sua seleção de 2021 de restaurantes de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em comunicado à imprensa, o Guia afirmou que, nas condições impostas pelo coronavírus, houve impossibilidade de realizar uma seleção com credibilidade e relevância.

No comunicado, o Diretor Internacional dos Guias Michelin, Gwendal Poullenec, lamenta o cancelamento da divulgação deste ano. “No entanto, é para manter esta relação tão especial e preciosa que temos construído que decidimos não lançar uma seleção que não refletisse fielmente a qualidade e excelência gastronômica dos restaurantes, bem como o talento dos seus chefs”, explica o diretor.

As avaliações são feitas presencialmente nos restaurantes das capitais, em que os principais critérios adotados pelos inspetores são a qualidade dos ingredientes, o domínio das técnicas culinárias, a harmonia dos sabores, a personalidade do chef na cozinha e a consistência do menu.

Leia mais
Guia Michelin RJ / SP 2020: confira os ganhadores
Restaurantes veganos e vegetarianos contemplados com estrelas Michelin
Michelin lança série sobre como os alimentos chegam à nossa mesa

Devido às circunstâncias, o Guia afirmou ainda que nenhum estabelecimento terá sua distinção alterada neste período e que continuará a promover e destacar em seus canais digitais os cenários gastronômicos do Rio e de São Paulo.

Criado em 1900, o Guia Michelin oferece recomendações de restaurantes aos amantes da gastronomia por meio de uma metodologia imparcial, tornando-se uma referência mundial tanto para consumidores quanto para os chefs e donos dos negócios.

A última edição do Guia Michelin avaliando restaurantes das capitais brasileiras ocorreu em 2020, mas já com mudanças: ao invés da tradicional versão impressa de capa vermelha, o Guia foi disponibilizado digitalmente via app. Dentre os países da América Latina, o Brasil é o único coberto pelo Michelin.