Restaurantes veganos e vegetarianos contemplados com estrelas Michelin

Espalhadas pelo mundo, essas casas dão show de sabor, criatividade culinária, requinte e algumas ainda foram carimbadas com a Estrela Verde, recente premiação do guia que valoriza práticas sustentáveis na cozinha

Prato do Seven Swans, casa vegana em Frankfurt, na Alemanha, premiada com uma estrela + uma estrela verde Michelin (Foto: Divulgação/Guia Michelin)

Mais uma casa vegana estrelada! Falamos do francês ONA – sigla para Origine Non Animale ou “Origem Não Animal”. O restaurante recebeu o prêmio na edição 2021 do Guia Michelin. A casa está em uma pequena vila de Arès no Sudoeste do país, perto de Bordeaux, e é o primeiro estabelecimento que não inclui nada de origem animal em suas receitas a aparecer no Guia Michelin da França, desde sua criação em 1900. Neste céu estrelado, desponta uma novidade: o ONA também recebeu a Estrela Verde Michelin, um reconhecimento recente – desde 2020 – oferecido pelo guia às casas que aderem e fazem eco às práticas sustentáveis.

“Isso é uma coisa boa para a comunidade vegana, pois esta estrela é uma evidência de que a gastronomia francesa está se tornando mais inclusiva. Os pratos à base de plantas também pertencem a esse lugar”, disse Claire Vallee, chef autodidata e ex-arqueóloga à CNN.

Mas os tão admirados reconhecimentos já premiaram outros restaurantes veganos e vegetarianos também. São casas espalhadas pelo mundo aliadas ao movimento cruelty free e que preparam uma culinária refinada, repleta de sabor e criatividade.

Veja mais:
Dia Mundial sem Carne: conheça a origem da data e as ações mundiais em prol de uma alimentação cruelty free
Cinco restaurantes vegetarianos incríveis em São Paulo
Coxinha vegetariana? Vem ver onde encontrar
O primeiro restaurante de comida japonesa vegana do Brasil
Cajuí: vegano 100% orgânico em São Paulo

Em Frankfurt, na Alemanha, por exemplo, temos o Seven Swans, com uma estrela + estrela verde Michelin, cozinha vegana que preparada pratos com produtos orgânicos, muitos vindos diretamente da própria fazenda do restaurante, não muito longe dali. Em Tóquio, no Japão, podemos destacar a Daigo, vegetariano com 2 estrelas. Por lá, os pratos são preparados com ingredientes sazonais e servidos em menus fixos. Entre as receitas que merecem sua atenção estão o soba com inhame ralado temperado com mostarda japonesa e o zosui com cogumelos nameko.

Já em Pequim, na China, temos uma casa contemplada com 3 estrelas: é o King´s Joy. O chef Gary Yin aperfeiçoou suas habilidades no restaurante de seus avós e agora aplica todo esse conhecimento em um cardápio vegetariano preparado com produtos orgânico, retirado de fazenda própria, e sazonais. Experimente o seu menu de degustação para provar destaques culinários, como o arroz com cogumelos variados e resina de pêssego. 

Estrelas e Talheres. Mas você sabe quais os critérios o guia uma para premiar um restaurante? As casas podem receber de zero a 3 estrelas com base em cinco critérios: qualidade dos ingredientes utilizados; domínio do sabor e técnica culinária; personalidade do chef; valor pelo dinheiro, e consistência entre as visitas.

Os inspetores não levam em consideração a decoração interior da casa, a mesa ou a qualidade de serviço quando atribuem estrelas – estas características são indicadas pelo número de ‘talheres’ que recebe, representados pelo símbolo do garfo e colher. Para saber mais, vá até o site!

Restaurantes veganos:
ONA, França – Uma estrela Michelin, uma estrela verde Michelin

Seven Swans * (+ Green Star), Germany 2021

Kajitsu *, New York 2020

Ilha flutuante salgada do restarante Ona, com cebola doce, creme de milho e coco, Curry bengali, caramelo de pimenta amarela, pipoca, Tuile de milho (Foto: Reprodução/Instagram)

Restaurantes vegetarianos:
La Distillerie *, Luxembourg 2021 (got a Green Star this year)

Joia *, Italy 2021 (got a Green Star this year)

Daigo **, Tokyo 2021 (Shojin cuisine)

King’s Joy ***, Beijing 2021 (got its Thirs Star and a Green Star this year)

Vege Wonder *, Beijing 2021 (got a the Star this year)

Fu He Hui *, Shanghai 2021

Tian *, Austria – MCE 2020

Tian *, Germany 2021 (+ Green Star)

Cookies Cream *, Germany 2021

Neue Taverne *, Germany 2021

Le Comptoir *, Califronie 2021