por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

10 opções de hospedagem com luxo e sofisticação em Salvador e arredores

Capital baiana tem se consolidado como um dos principais destinos turísticos do país ao unir cultura, tradição e hotéis que primam por muito conforto

Rooftop do Fera Palace, que funciona nas dependências do primeiro hotel de luxo de Salvador, o Palace Hotel
Rooftop do Fera Palace, que funciona nas dependências do primeiro hotel de luxo de Salvador, o Palace Hotel Foto: divulgação

CNN Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

Nos últimos anos, Salvador tem se consolidado como um dos principais destinos do turismo de luxo no Brasil. A inauguração dos cinco estrelas Fera Palace Hotel e Fasano Salvador, em 2017 e 2018, respectivamente, coroou um processo que havia começado anos antes, com o surgimento de diversas pousadas boutique em bairros como Pelourinho e Rio Vermelho, uma mais charmosa que a outra.

Antes da pandemia, inclusive, a capital baiana era figurinha carimbada em listas internacionais de destinos imperdíveis, como a do New York Times em 2019.

O alto padrão das hospedagens na capital reflete também a oferta que já era tradicional no litoral baiano, tanto ao norte quanto ao sul. Nos melhores balneários nos arredores de Salvador, como Praia do Forte e Morro de São Paulo, onde se pode chegar em menos de duas horas de carro, há pousadas e hotéis praianos de altíssima qualidade, combinando sofisticação e pé na areia. Confira uma seleção de dez hotéis na região que levam luxo e sofisticação ao pé da letra:

Leia mais
Salvador foi o destino nacional mais vendido em 2020
Onde os chefs comem? Com Fabrício Lemos, do Restaurante Origem, em Salvador
6 atrações históricas em Salvador, na Bahia

  • Hotel Fasano Salvador

Piscina no rooftop do Fasano Salvador
Rooftop do Fasano Salvador conta com piscina e vista para os tons azuis do mar (Foto: reprodução)

Desde dezembro de 2018, quando foi oficialmente inaugurado, o Fasano Salvador ocupa um papel central na hotelaria de luxo da cidade. Instalado num belo edifício tombado pelo patrimônio histórico da Bahia e que serviu como a primeira sede do jornal A Tarde durante 45 anos, o hotel tem 74 quartos, quase todos de frente para a histórica Praça Castro Alves e para o mar da Baía de Todos os Santos. O clima litorâneo, aliás, atravessa as janelas e influencia na decoração das acomodações, com tons de azul em mantas, travesseiros e almofadas, se combinando ao visual sóbrio tradicional dos hotéis da rede. Vista privilegiada se tem também da piscina, na cobertura do prédio.

O restaurante do hotel é o Fasano, com cardápio italiano quase todo importado da filial de São Paulo. A diferença aqui são alguns pratos baianos assinados pela chef Tereza Paim, estrela da gastronomia soteropolitana, responsável pelo imperdível Casa de Tereza, no bairro do Rio Vermelho. O hotel conta ainda com um spa e academia de ginástica.
Praça Castro Alves, 5, Centro, Salvador, BA. Tel: (71) 2201-6300.

  • Fera Palace Hotel

Salão principal do Fera Palace Salvador
Salão principal do Fera Palace Salvador, que guarda características do Palace Hotel, primeiro hotel de luxo da cidade (Foto: divulgação)

Também no Centro Histórico de Salvador, na Rua Chile (a mais antiga do Brasil), a cem metros da Praça Castro Alves, está o Fera Palace Hotel, inaugurado em 2017. Ele, na verdade, é a nova encarnação de um clássico da hotelaria baiana. No mesmo prédio em formato de triângulo – que lembra o Flatiron Building, em Nova York –  funcionou nos anos 1930 e 1940 o Palace Hotel, o primeiro de luxo da cidade, e que, em seus corredores, viu circular de presidentes da República a estrelas de cinema de Hollywood.

O “novo” cinco estrelas tem 81 quartos, amplos e elegantemente decorados, cujo grande charme, acredite, são os banheiros, com lajotinhas brancas e pretas, que remetem ao estilo do “antigo” Palace. Com 110 metros quadrados, a Tower Suite tem a segunda melhor vista para a Baía de Todos os Santos do hotel. A melhor, claro, se tem do rooftop, onde estão a piscina e o Fera Lounge, um dos dois bares do estabelecimento.
Rua Chile, 20, Centro, Salvador, BA. Tel: (71) 3036-9200.

  • Wish Hotel da Bahia

Suíte Presidencial do Wish Hotel da Bahia
Detalhes da suíte presidencial do Wish Hotel da Bahia, o maior da cidade (Foto: reprodução)

Outro clássico no Centro Histórico soteropolitano. Após três anos fechado, o antigo Hotel da Bahia, até então o principal cinco estrelas da cidade, reabriu em 2013, primeiro com a marca Sheraton e depois sob a bandeira Wish, do grupo GJP.

A renovação fez bem ao hotel, que manteve características marcantes de sua decoração anterior, como o impactante mural de concreto na entrada, feito por Carybé, e a escultura “Revoada de Pássaros”, de Tati Moreno, na entrada do restaurante Passeio da Vitória. Um mural de inspiração cubista de Genaro de Carvalho decora o outro espaço gastronômico do hotel, que leva o nome do artista. E fotos de Pierre Verger podem ser vistas nas paredes dos corredores de todos os andares.

Localizado em frente ao Largo do Campo Grande e com vista para o mar, o hotel tem 400 apartamentos, entre quartos e suítes. A maior delas – e de toda Salvador – é a Presidencial, com 300 metros quadrados, com direito a ampla sala de reunião, banheira de hidromassagem e um varandão de frente para a baía.
Avenida Sete de Setembro, 1537, Dois de Julho, Salvador (BA). Tel: 0800 600 8088 / (71) 3021-6700.

  • Zank by Toque Hotel

Terraço com restaurante, piscina e área aberta com redes do Zank by Toque Hotel
Terraço com restaurante e áreas externas do Zank by Toque Hotel (Foto: reprodução)

Boêmio, charmoso e com identidade própria, o bairro do Rio Vermelho é um dos melhores para se hospedar em Salvador. É lá, instalado num casarão centenário, que fica o Zank by Toque Hotel. Como nome indica, o estabelecimento foi comprado pelos donos da Pousada do Toque, em São Miguel dos Milagres, outra referência de hospedagem sofisticada no litoral brasileiro.

O charme dessa parceria se nota nos 16 quartos, onde se combinam móveis e objetos de decoração garimpados em antiquários e outros de design mais moderno. Todos têm vista para a Praia da Paciência e cada um tem um ambiente diferente. O hotel, que integra a associação Roteiros de Charme, conta ainda com uma agradável área no terraço com vista para a praia, onde estão o restaurante, uma piscina, um pequeno gramado, um deck e convidativas redes.
Rua Almirante Barroso, 161, Rio Vermelho, Salvador (BA). Tel: (71) 3083-4000.

  • La Villa Bahia

Suíte Angola do La Villa Bahia
Suíte Angola do La Villa Bonita, hotel charmoso que ocupa dois casarões históricos no Pelourinho (Foto: reprodução)

Considerado um dos melhores hotéis boutique da cidade, o La Villa Bahia fica num ponto privilegiado do Pelourinho, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, a poucos passos da deslumbrante Igreja de São Francisco e de muitos bares e restaurantes.

São, no total, 17 quartos, todos decorados de maneira alegre, com estampas coloridas e tropicais, e mobiliário rústico. Os janelões antigos garantem uma boa iluminação natural durante o dia, e transformam as unidades de frente em camarotes, à noite, para o movimento da rua. Destaque para as nove suítes, cada uma batizada com o nome de uma antiga possessão colonial portuguesa e o ano de sua conquista, como “Cabo Verde – Ano 1460”, “Macau – Ano 1513” e “Angola – Ano 1484”, a maior delas, com 36 metros quadrados e cama com dossel.

O hotel ocupa dois casarões históricos do período colonial e conta com um restaurante, pátios internos e uma pequena, mas muito bonita piscina. Para quem viaja com crianças, há o serviço de babá, para que se possa aproveitar também a vida noturna dos arredores.
Largo do Cruzeiro de São Francisco, 16/18, Pelourinho, Salvador (BA). Tel: (71) 3322-4271.

Leia mais
O que é afroturismo e sua importância
Anthony Bourdain mergulhou nos sabores e na forte cultura da Bahia
Onde os chefs comem? Com Lisiane Arouca, do Origem, em Salvador

  • Aram Yamí Hotel

Vista para Baía de Todos os Santos da Top Suíte do Aram Yami, em Salvador
Vista da Top Suíte do Aram Yami, que conta com 110 metros quadrados e piscina privativa (Foto: reprodução)

Um pouco mais afastado do fervo do Pelourinho, o bairro de Santo Antônio Além do Carmo, ou apenas Carmo, para os íntimos, é um desses lugares de Salvador que ainda guardam boas surpresas ao visitante mais atento. Uma delas é o Aram Yamí, um dos mais exclusivos hotéis boutique da cidade.

São apenas seis suítes, cada uma com decoração própria, mas sempre seguindo a linha de sofisticação despojada de Juan e Lolla, o casal de barceloneses que restaurou o belo edifício do século XIX, e cujo atendimento personalizado costuma ser exaltado pelos hóspedes. Quem não estiver hospedado na Top Suite, que esbanja 110 metros quadrados e conta com uma piscina privativa, pode curtir a piscina do deck com vista para a Baía de Todos os Santos.
Rua Direita de Santo Antônio, 132, Santo Antônio Além do Carmo, Salvador (BA). Tel: (71) 3242-9412.

  • Tivoli Ecoresort Praia do Forte, Praia do Forte

Suíte do Tivoli Praia do Forte
Detalhes dos objetos de madeira que compõem as suítes do Tivoli, bem como a varanda com rede (Foto: reprodução)

Cerca de 80 quilômetros separam a agitação do Centro de Salvador da tranquilidade da Praia do Forte, no início do litoral norte da Bahia. Neste vilarejo do município de Mata de São João fica o Tivoli Ecoresort Praia do Forte, um dos mais tradicionais resorts do estado, com 35 anos de funcionamento. Combinando sofisticação e simplicidade, em meio a um terreno de 30 mil hectares afastado dois quilômetros do centrinho, o hotel foi também um pioneiro nas propostas de turismo sustentável na região – que é conhecida, entre outras coisas, por sua unidade do Projeto Tamar.

Os 287 quartos, com decoração elegante e rústica, contam com varandas com redes e alguma vista, seja para os jardins, as piscinas ou para a praia quase deserta logo em frente. Cerca de 133 suítes foram reformadas há alguns anos, quando o complexo de piscinas também passou por modernizações. Entre todas as acomodações, as Pool Villas, com 320 metros quadrados e piscinas privativas, são as mais exuberantes. O resort conta ainda com estrutura de praia, quadras esportivas, atividades infantis, o Anantara Spa e uma boa oferta gastronômica, com três restaurantes, dois bares e uma cafeteria.
Avenida do Farol, s/n, Praia do Forte, Mata de São João (BA). Tel: (71) 3676-4000.

  • Pousada Refúgio da Vila, Praia do Forte

Pousada Refúgio da Vila na Praia do Forte
Piscina central do Refúgio da Vila, pousada acolhedora a 100 metros da praia (Foto: reprodução)

Com ar acolhedor e intimista, a pousada Refúgio da Vila cumpre o que o nome promete, sendo uma espécie de refúgio da agitação do centrinho da Praia do Forte. As 30 suítes com cama king size têm decoração simples e sofisticada, bem de acordo com o destino. A maioria delas tem vista para os belos jardins e para a piscina, que é o coração da pousada, já que a praia não está à porta – ainda que não esteja tão distante, a apenas 100 metros.

Integrante da associação Roteiros de Charme, o local conta com um elogiado restaurante especializado em frutos do mar e culinária regional. Entre as atividades oferecidas aos hóspedes estão práticas de surfe, cavalgadas, mergulho e massagens.
Lote Aldeia dos Pescadores, Quadra 39, Praia do Forte, Mata de São João (BA). Tel: (71) 3676-0114 / 3676-0115.

  • Hotel Vila dos Orixás, Morro de São Paulo

Restaurante do Vila dos Orixás, no Morro de São Paulo
Restaurante pé na areia do Vila dos Orixás, com a praia deserta como cenário de fundo (Foto: reprodução)

Em direção ao litoral sul baiano, Morro de São Paulo está em meio a um paraíso natural, entre mangues, praias, rio e mar, a cerca de 100 quilômetros de distância de Salvador. Entre tantas opções de hospedagem, uma das mais sofisticadas é o Hotel Vila dos Orixás, debruçada sobre a Praia do Encanto, a última e mais tranquila do vilarejo. Os 15 bangalôs independentes são espaçosos e decorados de maneira rústica e elegante. Os da categoria Top estão a poucos metros da praia e contam com piscinas privativas.

Pé na areia também é o Orixás Restaurante, onde são servidos o café da manhã e as refeições ao longo do dia, sempre com a praia quase deserta como cenário. A piscina e o spa Karaós são outros importantes destaques da pousada, que é muito conhecida por seu clima romântico e seus serviços, como cerimônias de casamento, jantares a luz de vela e pelos pacotes de lua de mel.
Praia do Encanto sn, Morro de São Paulo, Cairu, (BA). Tel (75) 3652-2055.

  • Pousada Mangabeiras, Ilha de Boipeba

Bangalô da Pousada Mangabeiras, na Ilha de Boipeba
Bangalô com rede e vista para a natureza ao redor da Pousada Mangabeiras, na Ilha de Boipeba (Foto: reprodução)

Igualmente repleta de mangues, rios e belas praias, a Ilha de Boipeba é outra ótima opção de escapada a partir da capital baiana. Um dos melhores lugares para ficar por lá é a Pousada Mangabeiras. Ela está no final da bela praia Boca da Barra, em frente ao encontro do Rio do Inferno com o mar, no alto de um terreno de 48 mil metros quadrados. O acesso pode ser feito num elevador.

São 11 bangalôs em meio a um bosque de coqueiros, dendezeiros, cajazeiros, cajueiros e, claro, mangabeiras. O Bangalô Master tem, como atrativo extra, uma banheira de hidromassagem com vista para o mar. Há ainda uma casa que pode ser alugada inteira, uma opção para famílias ou grupos de amigos que queiram ficar juntos.
Rua da Praia, s/n, Ilha de Boipeba, Cairu (BA). Tel: (75) 3653-6214.


Mais Recentes da CNN