por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os chefs comem? Com Lisiane Arouca, do Origem, em Salvador

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Ouvir notícia
A chef Lisiane Arouca, chef proprietária do Restaurante Origem, em Salvador (Foto: Leonardo Freire)

Salvador, terra beira-mar conhecida por suas festas populares, arquitetura arrojada, litoral tropical e pela cultura afrobrasileira, é porto fértil para os negócios de Lisiane Arouca. Na capital baiana, a chef patissier e cake designer é proprietária dos restaurantes Origem, Ori e do Minibar Gem ao lado de Fabrício Lemos, seu marido. 

Pudim defumado do Restaurante Carvão, umas das principais pedidas da casa (Foto: Leonardo Freire)

Especializada em confeitaria, desde pequena a gastronomia fez parte da vida de Lisiane: quando pequena, não saia da cozinha das tias confeiteiras durante o período de férias em Ilhéus. Após formada em Gastronomia pela Estácio Bahia e no curso de Chef de Cozinha pelo Senac, a profissional trabalhou em restaurantes de Salvador como chef patissier assinando o cardápio de sobremesas e foi sócia proprietária do 4Chef’s, empresa especializada em confeitaria personalizada.

Leia mais: 

Onde os chefs comem? Com Fabrício Lemos, do Restaurante Origem, em Salvador
Deliveries de chocolates, sorvetes, pães, comidinhas e bebidas em Salvador
Restaurantes e passeios em Salvador 

Atualmente, para além das delícias servidas nos restaurantes que comanda, a chef frequenta alguns lugares especiais na capital da Bahia e compartilha aqui cinco dos seus restaurantes favoritos da cidade – que contam também com opções de delivery. Confira! 

Restaurante Carvão
O Carvão é um restaurante especializado em carnes e fogo. Da entrada às bebidas, tudo passa pela brasa, inclusive, a sobremesa. Um dos destaques é o pudim defumado com uma textura incrível e um sabor surpreendente!
Rua Prof. Sabino Silva, 5 – Chame-Chame. Delivery de vinhos via iFood. Aceita take away com horário marcado pelo WhatsApp: (71) 99632-8682. 

Mignon Restaurante e Buffet

Moqueca de Banana da Terra com Palmito do Mignon (Foto: reprodução/Instagram)

É um buffet à quilo que serve comida de altíssima qualidade, com ingredientes frescos e selecionados. A comida é deliciosa e especial! Todos os dias da semana a casa monta um buffet variado. Algumas das receitas queridinhas da clientela são a salada de pupunha com molho de manjericão e tomate, o cupim assado com farofa de inhame, o nhoque de mandioquinha com fonduta de queijo e camarão e o arroz de polvo.
Rua Eng. Alexandre Maia, 3 – Graça. Delivery via iFood e pelos telefones: (71) 3247-5774 /  (71) 98124-8528 / (71) 99626-3736. 

Forneria – Pasta em Casa
A casa sob o comando do chef Celso Vieira Pinto funciona no mesmo imóvel onde há cinco anos foram inaugurados a mercearia e o restaurante. A Forneria, braço de alimentos ao forno da casa de massas Pasta em Casa, possui várias massas de pão que fazem sucesso – ciabatta, focaccias, pizzas –, mas o cardápio ainda inclui as tradicionais massas gratinadas, frutos do mar, carnes e tudo o mais que possa ser preparado no forno à lenha. É um dos meus lugares favoritos da cidade!
Rua Professora Almerinda Dultra, 67 – Rio Vermelho. Delivery do Pasta em Casa via site e delivery da Forneria via iFood e site.  

Porção do El Pancho, restaurante mexicano em Salvador especializado em tacos (Foto: reprodução/Instagram)

El Pancho Taqueria
Amo comida mexicana! Para mim, esse restaurante se destaca na cidade pela qualidade dos ingredientes e pela alegria do ambiente. As cores vivas do imenso casarão de 1892, na Rua Almerinda Dutra, no bairro do Rio Vermelho, bem em frente ao Pasta em Casa, são o primeiro convite para entrar no El Pancho. Já dentro do espaço, um ambiente de encher os olhos e a imersão completa na cultura mexicana configuram o segundo convite.
Rua Professora Almerinda Dultra, 03 – Rio Vermelho. Delivery via iFood e WhatsApp: (71) 98316-7841. 

Risoto de camarão pronto para delivery da Casa Vidal (Foto: reprodução/Instagram)

A Casa Vidal
O chef, Juan Vidal, é um espanhol e me identifico muito com o tempero maravilhoso usado por ali, já que sou apaixonada por comida mediterrânea! O local é comandado junto de sua esposa, Vivi Vidal, e eles servem uma mistura de culinária espanhola e autoral, trazendo alguns ingredientes locais. Os pratos são variados, mas quase todos levam peixe ou frutos do mar, tirando um ou outro com carne vermelha.
Alameda das Cajazeiras, 417 – Caminho das Árvores. Delivery via WhatsApp: (71) 9315-5052.

Mais Recentes da CNN