Onde os chefs comem? Com Fabrício Lemos, do Restaurante Origem, em Salvador

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Ouvir notícia
Chef Fabrício Lemos, que comanda quatro casas em Salvador, como o Restaurante Origem, que prioriza a cozinha local e alimentos frescos (Foto: Leonardo Freire)

Impossível pensar em Salvador e não relacionar a capital baiana ao Carnaval, às praias, ao farol, às festas, culinária marítima, ao axé. A cidade, referência no quesito animação e cultura popular, completa 472 anos em 29 de março. Infelizmente, o país atravessa um dos piores momentos da pandemia da Covid-19, e a maneira mais segura e responsável de celebrar o aniversário dessa terra tão querida e “abençoada por todos os Santos” é dentro de casa.

Convidamos um dos grandes nomes atuais da gastronomia soteropolitano para indicar os lugares imperdíveis para comer na cidade – por enquanto via delivery. As dicas valem para quando sairmos desse momento de crise e for possível frequentar os restaurantes com segurança.

Ao lado da companheira, a chef e confeiteira Lisiane Arouca, Fabrício Lemos comanda casas badaladas em Salvador. Natural da capital baiana, o chef está por trás dos restaurantes Origem, Ori, Omi e Mini bar Gem, que prezam por alimentos frescos com base na culinária local. 

Longe das raízes baianas, Fabrício morou 13 anos nos Estados Unidos, onde formou-se pela renomada escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu. No período em que morou no país norte-americano, o chef aguçou sua destreza na cozinha em restaurantes da rede de hotéis Ritz Carlton, como em Key Biscayne, Coconut Grove e Amelia Island, todos na Flórida. 

Leia mais:
Anthony Bourdain mergulhou nos sabores e na forte cultura da Bahia
Fasano aterrisa em Salvador e abre as portas de sua primeira unidade no Nordeste
6 atrações históricas em Salvador 
Onde os chefes comem? Com Lisiane Arouca, do Origem, em Salvador

Com isso, o profissional pôde aprofundar a experiência nas culinárias mediterrânea, italiana, francesa e espanhola, além de aprender a dominar as técnicas na preparação de frutos do mar. Nos restaurantes que comanda, a gastronomia local fala alto, em que os pratos apresentam diversidade e mistura de sabores.  

Mas, para além da própria cozinha, o chef frequenta outros lugares igualmente interessantes em Salvador e compartilha aqui cinco dos seus restaurantes prediletos na capital – e que possuem delivery. Confira! 

Bar e Restaurante Caxixi
É um boteco localizado no centro de Salvador, no bairro Dois de Julho. A especialidade da casa são as comidas clássicas dos anos 1950, como, por exemplo, o “malassado”, que nada mais é do que um filé mal passado servido em um molho com base de tomate e temperos da culinária baiana, acompanhado de arroz e feijão. Uma delícia!
Rua do Cabeça, 123 – Dois de Julho. Delivery via iFood e Uber Eats

Djalma’s Drinks

Salada de siri acompanhada de pãezinhos do Djalma’s Drinks (Foto: @labmktgastronomico)

Bar/boteco que funciona na Pituba, bem pertinho do mar, que funciona no mesmo local há 32 anos. Frequentado por um público cativo, tem como especialidade a salada de siri, para ser comida com pão.
Rua Minas Gerais, 352 – Pituba. Delivery via iFood e site

Bar do Nei – Point do Bode
Também na Pituba, o Bar do Nei é um local simples que serve carne de bode assada muito boa e macia, que pode ser acompanhada de vinagrete, farofa d’água, aipim cozido e manteiga de garrafa.
Rua Mato Grosso, 6 – Pituba. Delivery via WhatsApp: (71) 98837-1693. 

Moqueca de camarão da Dona Mariquita (Foto: reprodução/Instagram)

Dona Mariquita
Fica no Rio Vermelho, numa rua de paralelepípedo, e tem como conceito a cozinha patrimonial baiana. Criado em 2006, a casa tem como proposta resgatar comidas típicas regionais servidas nas feiras livres da Bahia. A especialidade da casa é a Poqueca, uma moqueca feita na folha de bananeira.
Rua do Meio, 178 – Rio Vermelho. Delivery via iFood e pelos telefones: (71) 334-6947 ou (71) 3334-6988

Caminho de Casa
Localizado no Itaigara, a casa funcionava 24 horas antes da pandemia, o que era perfeito para quem saía do serviço e, normalmente, encontrava tudo fechado. Serve “comida raiz”:  maniçoba, sarapatel, feijoada, moela.
Rua Anísio Teixeira, 161 – Itaigara. Delivery via iFood.

Mais Recentes da CNN