Com rica coleção imperial, Fazenda União recebe hóspedes como velhos amigos no Vale do Café

Propriedade no Vale do Paraíba fluminense possui estrutura hoteleira de primeira e exibe interessante coleção de louças brasonadas

Ouvir notícia
Daniela Filomeno em frente ao casarão da Fazenda União, em Rio das Flores, no Vale do Café fluminense (Foto: CNN Viagem & Gastronomia)

Casarões ostentosos, igrejas bem conservadas, amplas áreas verdes e uma riquíssima história que ajuda a contar um pouco do desenvolvimento do Brasil. Assim é o Vale do Café, no Vale do Paraíba fluminense, que guarda fazendas históricas dos tempos áureos do café que datam de meados do século XIX. E, sem dúvidas, um dos exemplos mais magníficos desta trajetória é a Fazenda União, na pequena e charmosa Rio das Flores, cidade de quase 10 mil habitantes a 2h30 de carro da capital que tem a calmaria, ar puro e cenários de época como principais atrativos.

Em perfeito estado de conservação e com infraestrutura hoteleira de primeira, a sensação que a fazenda passa não é a de ser apenas uma simples hospedagem, mas sim um hotel histórico planejado para ser compartilhado com amigos e familiares. Comprado por Mário Vasconcellos em 2007, o local renasceu inicialmente para abrigar sua coleção de obras de arte sacra e de louças brasonadas – acervo pessoal de mais de 30 anos de garimpagem – e também servir como receptivo para amigos.

Não demorou muito para que a propriedade se transformasse numa hospedaria que recebe de maneira íntima e acolhedora quem chega por ali. Restaurada pelo arquiteto João Reis, antigo dono e responsável pelo restauro da São Luiz da Boa Sorte, o charme da Fazenda União mora nos detalhes: construído em pau a pique sobre pedra e madeiras nobres, o casarão de 1836 divide espaço com a natureza exuberante em um cenário bucólico e repleto de elegância. A sede é cheia de cantinhos que contam histórias, com quadros, objetos, louças, vasos e mobiliário de época, espelhos, lustres, portas duplas e mesões com castiçais – uma abundância de bens.

Leia mais
Fazenda no Vale do Paraíba fluminense une tradição do café com os luxos do século XIX
Fazenda no interior de Minas guarda cenários bucólicos e programas para toda família
Fazenda Santa Vitória une tradição e conforto em meio aos encantos do Vale do Paraíba
CNN Viagem&Gastronomia: assista a todos os programas comandados por Daniela Filomeno

quarto fazenda uniao
Detalhes de um dos quartos da Fazenda União (Foto: Daniela Filomeno)

São mais de 140 hectares de natureza onde se forma um vale único com muita história e jardins. Alguns ambientes externos chegam a lembrar uma típica vilinha mineira – que ganha contornos especiais principalmente ao anoitecer. A união do conforto com elegância é refletida também nos quartos: são 23 deles em uso, divididos entre a casa principal e as vilas externas. Sofisticados na medida certa, os do casarão têm mobília original do ciclo do café e as suítes externas nos transportam para uma vila do século XIX, integrando-se com a natureza ao redor. Tons amenos, móveis rústicos, quadros e espelhos com lindas molduras imprimem um equilíbrio nas acomodações.

parede loucas fazenda uniao
Uma das paredes do casarão exibem a coleção de louças brasonadas do proprietário (Foto: Daniela Filomeno)

A paixão do proprietário pela História do Brasil pode ser apreciada nas paredes da casa principal, que guardam a terceira maior coleção de pratos brasonados do país. É interessante estar numa fazenda histórica e contemplar o rico acervo, que transforma a estadia numa experiência especial.

História e cultura não faltam por ali: entre tantas peças de arte sacra que possui, Mário fez um pequeno museu dentro da propriedade para guardá-las, além de uma capela que transpira serenidade com pinturas da Via Sacra e da Ressurreição de Cristo, com riqueza de detalhes típicos da arte barroca, feitos pelo artista local Jeronimo Magalhães. Várias esculturas e alguns chafarizes ficam espalhados em meio às áreas externas, convidando-nos a explorar mais a propriedade.

Lazer

Seja para os amantes de arte e história, seja para casais apaixonados ou ainda para famílias que buscam descanso e diversão, a Fazenda União, com seus espaços ao ar livre e aposentos, oferece uma gama de programas de lazer. Além da coleção de louças, arte sacra e a capelinha, dá para conferir também uma bela carruagem do século XIX em um dos cômodos.

piscina fazenda uniao
Piscina externa da Fazenda, que conta ainda com espaço de bar (Foto: Daniela Filomeno)

O local conta com seis nascentes de água e dois lagos, que circundam os aposentos e deixam tudo mais agradável com seus decks de madeira (por conta disso, é importante não esquecer o repelente! Os borrachudos adoram nascentes). Para entreter toda a família, duas piscinas – uma externa de temperatura ambiente e outra aquecida, como uma jacuzzi – refrescam os hóspedes, que ainda têm a opção de usufruir saunas seca e a vapor, espaço fitness e campo de mini-golfe, assim como quadra de tênis e de vôlei de areia. Passeios a cavalo fazem a alegria dos pais e das crianças; excursões radicais em quadriciclos podem ser agendadas e trilhas pela mata ao redor arrematam programas voltados para os amantes da natureza.

Os pequenos têm diversão garantida com parquinho e brinquedoteca, mas o principal fica com a ordenha da mini-vaca e o convívio com ovelhas, galinhas e a jumentinha, que garantem o tão necessário contato com os bichos – importante para as crianças. Há, inclusive, um galinheiro na fazenda, uma simpática casinha vermelha, em que os ovos das galinhas são colhidos pela manhã e servidos no café.

Caso queira descansar ainda mais, um cochilo no redário ao som dos pássaros é a pedida certa para um fim de tarde na companhia de um livro. Falando-se em aves, é comum que pavões fiquem soltos pelos gramados, visitando até os aposentos de vez em quando – eles chegam até a subir nos telhados ao entardecer! Destaque também para Camila, esposa de Mário, que mantém o Armazém, uma cativante lojinha próxima da casa sede que vende louças e outros objetos de época.

Leia mais
Aceita um café? Conheça marcas especiais brasileiras, por Daniela Filomeno
Serra da Bocaina: caminhos e experiências que desembocam na vida caipira
5 cidades brasileiras que combinam com o inverno

Gastronomia e experiências

Como toda boa fazenda, delícias culinárias fazem parte da hospedagem. A gastronomia dali tem como premissa a afetividade, ou seja, comida caseira com pães, bolos, doces, saladas e salgados, sempre feitos com ingredientes colhidos na própria fazenda. A maioria das refeições na União são feitas no Restaurante Na Tulha – espaço onde o café era beneficiado e armazenado – sob os cuidados do chef italiano Arnaldo Pantani.

cafe da manha fazenda uniao daniela filomeno
Daniela Filomeno em café da manhã ao lado da água (Foto: CNN Viagem & Gastronomia)

Além da comida em si, as refeições também fazem parte de diferentes experiência. Os cafés da manhã são montados também nos jardins – é uma delícia saborear iguarias de fazenda num gazebo ao lado da água. Como manda a região, os cafés da tarde são regados a café passado na hora, servido em mesas dentro ou fora do casarão.

Lareiras externas são acesas em noites mais frias, principalmente no inverno, transformando as áreas comuns em ambientes convidativos para se degustar um vinho e jogar conversa fora ao lado de amigos e familiares.

daniela filomeno fazenda uniao brunch
Piquenique completo em cenário de montanhas oferecido na Fazenda (Foto: CNN Viagem & Gastronomia)

Mas a comedoria não fica somente na propriedade: com quadriciclos, chegamos a um ponto alto em meio a cadeia de montanhas onde é servido um piquenique admirável. O cenário montanhoso é extraordinário, ficando ainda mais especial com a mesa montada, os tapetes no gramado e as almofadas estilizadas com o nome da propriedade, como se fossem sacos de café. É como a cena de um filme de época – sentimento que exemplifica muito bem toda a experiência na Fazenda União.

Fazenda União
Estrada do Abarracamento, Km 25, Abarracamento – Rio das Flores – RJ
Reservas: (21) 99911-1210 e (24) 99915-1210
www.fazendauniao.com.br


Mais Recentes da CNN