5 cidades brasileiras que combinam com o inverno

Verdadeiros refúgios invernais, estes destinos ficam ainda mais charmosos nessa época do ano

Ouvir notícia
Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, é um ótimo destino para os dias frios (Foto: Getty Images)

O inverno chegou e as baixas temperaturas pedem programas especiais: lareira, fondue e chocolate quente fazem parte do pacote, assim como curtir paisagens incríveis e cidades que ficam ainda mais charmosas nessa época do ano. Confira cinco destinos no Brasil que são deliciosos refúgios invernais!

Bento Gonçalvez e a região do Vale dos Vinhedos (RS)

Frio combina com vinho, certo? Então aproveite para conhecer a maior e mais importante região vinícola do Brasil. Vá para Bento Gonçalvez e desfrute da região do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Com lindos cenários (alguns chamam essa região de Toscana brasileira) a sugestão é conhecer desde grandes vinícolas, como a Casa Valduga e a Miolo, até as menores, onde é possível ter contato direto com os produtores e conhecer mais de perto como é o dia a dia dessas famílias. Faça um roteiro de degustações de ótimos rótulos nacionais e aproveite a culinária local com forte influência italiana.

Teresópolis na região serrana fluminense (RJ)

Teresopolis na Serra fluminense (Foto: Getty Images)

São 95 km que separam a encantadora Teresópolis da capital fluminense. O nome da pequena cidade é em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa do Imperador Don Pedro II. Menos movimentada que as cidades vizinhas, como Petrópolis, carrega uma beleza natural de tirar o fôlego. As montanhas da região parecem ter sido esculpidas a mão, cobertas pelo brilho do sol que reflete no verde da superfície.

Inevitável não sentir a paz na atmosfera local. Para aproveitar o lugar da melhor forma possível, o ideal é fazer trilhas pela região, visitar os mirantes e passear pelo centrinho da cidade. No final do dia abra um vinho e curta o frio na frente de alguma lareira dos restaurantes ou pousadas.

Veja também:
8 cidades na região serrana do Rio de Janeiro
5 restaurantes incríveis na região de Petrópolis

Ouro Preto e as cidades históricas de Minas Gerais (MG)

Ouro Preto, Minas Gerais (Foto: Getty Images)

Conhecer Ouro Preto é ter a sensação de voltar no tempo. A histórica cidade, famosa por ter o maior conjunto barroco do mundo, é ideal para ser conhecida a pé. Suas ladeiras lotadas de casinhas, lojinhas e restaurantes são um convite para um passeio sem hora para acabar. O bom de visitar a cidade no inverno é que é a época de seca, então as chances do seu passeio ser embaixo de chuva são mínimas.

Ouro Preto foi declarada Monumento Nacional em 1933 e tombada pelo Iphan em 1938 pelo seu conjunto arquitetônico e urbanístico. Em 1980, ela foi declarada pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, sendo o primeiro bem cultural brasileiro inscrito na Lista de Patrimônio Mundial. Ou seja, já deu para perceber que é destino obrigatório, né? Imperdível ver de perto a Igreja de São Francisco de Assis, considerada obra prima de Aleijadinho, responsável por grande parte das esculturas, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar (Matriz) e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Caso tenha tempo, vale muito a pena seguir viagem e conhecer as cidades históricas de Minas de carro. Algumas imperdíveis: Tiradentes, São João Del Rei, Congonhas e Diamantina.

Veja também:
Três cidades históricas em Minas Gerais
Conceição de Ibitipoca: um paraíso mineiro onde o tempo parece ter parado
Cinco motivos para conhecer Tiradentes em Minas Gerais 

Campos do Jordão na Serra da Mantiqueira (SP)

A Pedra do Baú, um dos cartões-postais de Campos do Jordão (Foto: Getty Images)

Quando pensamos em Campos do Jordão, o clima frio já vem à memória, certo? Com temperaturas baixas no inverno e amenas no verão, o município paulista, localizado na Serra da Mantiqueira, é um excelente destino o ano todo. Porém é no inverno que o clima romântico e acolhedor da montanha aflora ainda mais. Entre os passeios durante o dia dá para subir o Pico do Itapeva e admirar 15 cidades da região do Vale do Paraíba; passear pelo deslumbrante Parque Amantikir com seus mais de 20 jardins; conhecer o Horto Florestal; e ainda ouvir o melhor da música clássica no Festival de Inverno de Campos do Jordão, considerado o maior da América Latina. Para fechar o dia são inúmeros restaurantes que oferecem fondues e bons vinhos, além de muitas opções de hospedagens com direito a lareira.

A Serra da Mantiqueira tem outras charmosas cidades que valem a visita, como: Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Francisco Xavier, Monte Verde, Gonçalvez, entre outras.

Veja também:
O que fazer em Campos do Jordão
Six Senses chega ao Brasil e assume Botanique, na Serra da Mantiqueira
Conheça três vinhos produzidos na Serra da Mantiqueira

Curitiba (PR)

Jardim Botânico de Curitiba (Foto: Getty Images)

Curitiba, a capital do Paraná, tinha que estar nessa relação. Cenário frequente para representar o inverno brasileiro e considerada a capital mais fria do país, a linda cidade é cheia de atrações turísticas como o Jardim Botânico, o Parque Tanguá, o Museu Oscar Niemeyer, o Paço da Liberdade, entre outros que são cheios de bossa mesmo durante o inverno. Quer ter uma visão 360 da cidade? Visite a Torre Panorâmica, vale a pena.

Mais Recentes da CNN