Viagens de carro: o que fazer em Campos do Jordão?

Ouvir notícia

Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, está na lista das cidades mais visitadas no interior paulista. Motivos não faltam: a 1.628 metros de altitude, é o município mais alto do Brasil, o que garante clima ameno o ano inteiro; além de oferecer programas para a família inteira e uma natureza exuberante.

Atenção: devido a nova pandemia do coronavírus, vale ligar e confirmar horários de atendimento de cada local. 

Tarundu

Localizado em um antigo haras, o famoso Tarundu é uma ótima opção de passeio na cidade para quem tem criança. O lugar garante a diversão para todas as idades, conta com mais de 33 atrações e muito contato com a natureza. Esportes radicais, trilhas pela mata da região, cavalgadas, passeios de balão, minigolfe e muito mais. Uma dos pontos mais famosos é a tirolesa Thunder, com 430 metros de extensão, fica entre as típicas araucárias da região. Além disso, para os dias chuvosos, se aventure na patinação no gelo ou na Orbit Ball- bola inflável na qual as pessoas entram e rolam em alta velocidade em uma pista. A diversão por lá é garantida, vale a pena conhecer! 

Avenida José A. Manso, 1515 – Toriba/ Horário de funcionamento: de domingo a sexta, das 9h30 às 18h, e aos sábados, das 9h30 às 20h/ Telefone: (12) 3668-9595.

Algumas das opções disponíveis no Tarundu: o colorido balão e a cavalgada (Foto: reprodução site)

Museu Felícia Leirner

Que tal um pouco de arte e história? Criado em 1979, o Museu Felícia Leirner está localizado em uma região privilegiada, rodeado pela mata local. Além de rico culturalmente, o lugar é um verdadeiro encanto. É dono de peças valiosas da escultora brasileira Felícia Leiner, como o conjunto de 85 obras de bronze, cimento branco e granito. O charme está na forma como as peças são distribuídas, elas ficam ao ar livre, no jardim que o local divide com o Auditório Claudio Santoro, sede para o tradicional Festival Internacional de Inverno. 

Avenida Dr. Luis Arrobas Martins, 1880- Alto Boa Vista/ Horário de funcionamento: terça a domingo das 9h às 18h/ Telefone: (12) 3662-6000. 

Floresta Encantada

Para quem tem filhos pequenos, entre 1 e 5 anos, a dica é a Floresta Encantada. Não tem como não se apaixonar, o lugar cativa até mesmo o coração dos mais velhos. Em uma extensa área verde, o espaço traz várias casinhas temáticas inspiradas nos clássicos contos de histórias infantis, como: Casa da Branca de Neve, das Bonecas, das Bruxas, dos Gnomos, dos Coelhos, dos Anjos, do Papai Noel e até mesmo do Fantasma. Um verdadeiro mergulho nos contos de fadas! 

Rua Arandi, 270- Vila Porã/ Horário de Funcionamento: todos os dias, das 9h30 às 17h/ Telefone: (12) 3663-2596.

Os doces animais da Fazendinha Toriba, o pequeno coelho e a charmosa cabra (Foto: reprodução Instagram)

Fazendinha Toriba  

Outra opção maravilhosa para os pequenos é a Fazendinha Toriba, ao lado do tradicional Hotel Toriba. Tem uma área extensa, preenchida por bosques lindos e com a típica vegetação da região. Muitos dos produtos servidos no restaurante do hotel vem da horta orgânica da fazendinha. Além disso, os turistas também podem visitar o lago do lugar, o quiosque com comidas suculentas, as mesas para piquenique, realizar as trilhas e ter contato com animais, que podem ser acariciados e alimentados- como patos, galinhas, gansos, javalis, ovelhas, vacas, coelhos, cabras, porquinhos-da-índia e outros. Um passeio relaxante e delicioso, repleto pela natureza e um verdadeiro aprendizado para as crianças. 

Estrada Paulo Costa Lenz Cesar, 630 – Campos do Jordão/ Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 16h/ Telefone: (12) 99600-7786.

Horto Florestal

São 78 anos de muita história, riqueza cultural e natural. O Parque Estadual Campos do Jordão, mais conhecido como Horto Florestal, nasceu em 1941. Trata-se de uma enorme área verde, preenchida pela vegetação local, com mais de 30 atrações e trilhas maravilhosas. O lugar é lindo, com uma paisagem paradisíaca, pequenos lagos, tirolesa, cafeterias, restaurantes e até mesmo área de massagem relaxante, tem opção para todos os gostos! Além disso, é um remanescente importante da Mata Atlântica, e conta com toda a beleza da Mata de Araucária e Podocarpus, dos Campos de Altitude e de Mata Nebular. 

Av. Pedro Paulo, sem número/ Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h30 às 17h/ Telefone: (12) 99607-0501.

Veja também:

Saiba quais países têm fronteiras abertas para os brasileiros

Cinco hotéis próximos a São Paulo ideais para crianças

O frio chegou! Delivery de fondue em São Paulo

Vila Capivari

Não deixe de visitar o charmoso centrinho da cidade, mais conhecido como Vila Capivari. Também apelidada de Suíça brasileira, com arquitetura que remete aos países nórdicos da Europa, a região é supermovimentada, e está repleta de bares e restaurantes. Além disso, por lá os visitantes encontram as clássicas malhas e chocolatarias locais. Uma das épocas mais bonitas em Capivari é o inverno, é quando eles realizam diversas apresentações e espetáculos na concha acústica no meio da praça.

Parque Amantikir 

Aquela vista que te deixa sem fala. O Parque Amantikir é um verdadeiro tesouro da cidade, rodeado por um extenso gramado, flores e lagos, é o local perfeito para fazer caminhadas relaxantes ou simplesmente contemplar a natureza. São mais de 20 jardins, preenchidos com espécies de vários países, como Austrália, Alemanha, Inglaterra e Japão. Um dos pontos mais famosos do lugar é o labirinto de grama e arbustos, parece ter saído de um cenário de filme. Os visitantes têm uma experiência completa, e podem pisar e sentir a grama, cheirar as belas flores e registrar as belezas do local. 

Rua Simplício de Toledo Neto, 2200- Bairro Gavião Gonzaga/ Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h30 às 17h/ Telefone: (12) 99634- 6784.

O labirinto natural do Parque Amantikir (Foto: reprodução Instagram)

Quadriciclo

Gosta de aventura? Vale alugar um quadriciclo e desbravar trilhas com lindas vistas aos arredores da cidade. É uma aventura e tanto! A Campos do Jordão Quadriciclos é a empresa mais conhecida da cidade para esse tipo de serviço. Clique aqui para opções de aluguel.

Avenida Diogo de Carvalho, 75- Capivari/ Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 18h /Telefone: (12) 99783-2148.

Bondinho

O passeio de bondinho é atração clássica da cidade. Ele segue pela tradicional Estrada de Ferro Campos do Jordão, e é um passeio supercharmoso que encanta a todos. A volta dura em média 50 minutos, e passa por pontos históricos da cidade, como a Estação Emílio Ribas e o arco de entrada da cidade.

Avenida Emílio Ribas, Vila Capivari/ Horário de Funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h/ Telefone: (12) 3663.1531

Onde se hospedar?

A linda vista do Hotel Toriba, em Campos do Jordão (Foto: reprodução Instagram)

Toriba 

O famoso Hotel Toriba nasceu em  janeiro de 1943. Toriba em tupi-guarani significa paz, alegria e felicidade, e é exatamente isso que o local procura fornecer para os seus hóspedes. Sua charmosa arquitetura, com vista privilegiada, rodeado pela natureza e a paz da região remete a aparência dos Alpes suíços- maior fonte de inspiração para a criação do hotel, tanto no serviço quanto na arquitetura e decoração. O local também disponibiliza de uma cozinha maravilhosa, com pratos que são ideais para o clima do lugar. Spa, áreas para caminhada, área kids, piscina e muito mais. O hotel é um pacote completo para a família toda. 

Avenida Ernesto Diederichsen, 2962 – Vila Matilde/Telefone: (12) 3668-5000

Grande Hotel 

Com uma vista privilegiada e todo o charme e sofisticação da Vila do Capivari, o Grande Hotel fica em um dos bairros mais agitados de Campos do Jordão. O serviço do hotel é um dos melhores da cidade, com gastronomia estrelada, serviços personalizados para cada hóspede, suítes aconchegantes e luxuosas, áreas de lazer e muito mais. 

Avenida Frei Orestes Girardi, 3549 – Lot. Atalaia/Telefone: (12) 3668-6267.

Botanique

Se o objetivo for se isolar, pertinho de Campos, o hotel Botanique é o local ideal. Referência em tratamentos de spa e hotelaria de luxo, o hotel se destina aos que buscam silêncio e integração com a natureza, sem abrir mão da boa gastronomia – baseada em produtores nacionais, e do design, a arquitetura moderna e aconchegante do hotel encanta.

Rua Elídio Gonçalves da Silva, 4000 Bairro dos Mellos/Telefone: (12) 3662.5800

Novos tempos: a reabertura de hotéis pelo Brasil

Mais Recentes da CNN