Novos tempos: a reabertura de hotéis pelo Brasil

Após um período de distanciamento social, forçado pela pandemia do Covid-19, os hotéis brasileiros estão retomando suas atividades. Para voltar a receber hóspedes, adotaram novos protocolos de segurança, sugeridos pelos órgãos sanitários de saúde. Selecionamos alguns dos principais empreendimentos brasileiros que já estão com as portas abertas ou em processo de reabertura. Confira!

Parece que o período de reclusão do turismo finalmente está chegando ao fim. O “novo normal”, apesar do clichê, agora faz parte da nossa vida e alguns costumes básicos que tínhamos até o começo do ano tiveram que ser repensados – isso inclui diversos setores, desde as compras nos mercados até uma estadia em hotel. E, aos poucos, esses hotéis estão se adaptando com novos protocolos de segurança para poderem funcionar e receber hóspedes com toda atenção, cuidado e carinho. Medidas de segurança foram impostas, ainda temos serviços suspensos, mas o que importa é que alguns hotéis brasileiros já recebem visitantes ou estão em processo de reabertura. Que tal planejar as próximas férias? 

Grupo Carmel

Para quem deseja passar férias no Ceará, eis uma boa notícia: os hotéis do Grupo Carmel estão em processo de reabertura. Desde 1 de julho o Carmel Taíba, o mais novo empreendimento do grupo, já recebe hóspedes, assim como o Carmel Cumbuco; e, a partir de 1 de agosto, o Carmel Charme, em Aquiraz, também estará de portas abertas. 

Para esse momento de precaução, medidas rigorosas foram adotadas em todos os hotéis e protocolos de higienização serão executados de hora em hora nas áreas comuns – como, por exemplo, botões de elevador, corrimãos, chaves, entre outros objetos, serão higienizados todas as vezes em que forem usados; assim como todo o mobiliário e itens de cada quarto, que serão desinfectados por colaboradores equipados com máscaras, luvas e óculos de proteção. Inclusive, cada funcionário recebeu  treinamento especial para poder atuar de maneira segura e preventiva e recebeu um kit de segurança com itens como álcool em gel e vestimenta adequada, para poder lidar diretamente com o público. 

Carmel Taíba: novos procedimentos para receber hóspedes (Foto: divulgação)

Além dos protocolos de segurança nas áreas comuns, a rede Carmel também revisitou alguns processos diários, como a sua gastronomia. O café da manhã, por ora, passa a ser um combinado de à la carte e buffet servido pelos funcionários para que não haja risco de contaminação entre os hóspedes; as mesas terão distância maior entre elas e as portas e janelas ficarão abertas durante todo o serviço. Fora isso, o hotel orienta seus hóspedes para manterem distância entre si de, no mínimo, 1,5 metro em todas as áreas; operações como check-in e check-out são feitas individualmente para evitar aglomerações; espreguiçadeiras foram distanciadas, assim como as jacuzzis não poderão ser compartilhadas por membros de diferentes famílias e as academias poderão ser utilizadas com agendamento prévio. A rede também disponibiliza itens de cuidado pessoal como máscaras, álcool em gel, desfibrilador, equipamentos para aferição de pressão arterial e temperatura e oxímetro – há uma equipe treinada para auxiliar o hóspede no manuseio de cada item.

Carmel Taíba: Rua Capitão Inácio Prata, 900 – Taíba – São Gonçalo do Amarante/CE / Tel.: (85) 3266-6170
Carmel Cumbuco: Avenida dos Coqueiros, s/n – Praia do Cumbuco – Caucaia/CE / Tel.: (85) 3266-6135
Carmel Charme: Rua Barro Preto, s/n – Aquiraz/CE / Tel.: (85) 3266-6100

Veja também: 

Carmel Charme, no Ceará; ideal para férias com filhos pequenos

Carmel Cumbuco: um resort com formato de hotel boutique, no Ceará

Delivery: onde pedir refeições deliciosas em Fortaleza

Grupo Fasano

O Grupo Fasano também está em processo de reabertura gradual. Por enquanto, apenas o Hotel Fasano Boa Vista está aberto ao público, mas a partir do dia 17 de julho, o Fasano Rio de Janeiro estará de volta e o Fasano São Paulo reabrirá em 1 de agosto. Neste primeiro momento, pensando no bem-estar geral, o grupo segue as determinações dos Governos Estaduais, orientações e protocolos da Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, os hotéis terão acompanhamentos constantes para cuidar da segurança dos hóspedes, assim como dos colaboradores e da comunidade em geral. O Fasano tem parceria direta com a Certificação Selo SafeGuard, fornecida pelo Grupo Bureau Veritas, que oferece uma série de práticas e protocolos de prevenção que garantem a saúde e a segurança de forma integrada em diversas operações hoteleiras e gastronômicas.

Os procedimentos serão cumpridos com vigor em todas as áreas, como Front of the House, Governança, Cozinha e Room Service, Áreas de Lazer e Back Office. Por ora, o Hotel Fasano Boa Vista está operando apenas com formato de Room Service, já que o bar e restaurante do hotel seguem fechados temporariamente, assim como a piscina. Além disso, o grupo está operando apenas com parte da capacidade total de cada hotel, o que garante mais segurança e conforto para os hóspedes. 

Hotel Fasano Boa Vista: Rodovia Presidente Castelo Branco, km 102,5 – Porto Feliz/SP / Tel.: (15) 3261-9900
Fasano Rio de Janeiro: Avenida Vieira Souto, 80 – Ipanema – Rio de Janeiro/RJ / Tel.: (21) 3202-4000
Fasano São Paulo: Rua Vitório Fasano, 88 – Jardins – São Paulo/SP / Tel.: (11) 3896-4000

Hotel Fasano Boa Vista reabre ao público com novos procedimentos de segurança (Foto: divulgação)

Veja também: 

Hotel Fasano Boa Vista: um refúgio urbano perfeito para se desconectar

Ponta dos Ganchos Exclusive Resort

Localizado a 30 minutos de Florianópolis, o Ponta dos Ganchos, que já foi eleito o melhor hotel das Américas, já tem data de reabertura. A partir de 30 de julho, os hóspedes poderão aproveitar a exclusividade oferecida pelo melhor resort do país e também contemplarão a natureza exuberante ao redor. Para que isso aconteça, o Ponta dos Ganchos seguirá um rigoroso protocolo de segurança, afinal, o bem-estar e a saúde dos hóspedes e colaboradores vêm em primeiro lugar. 

Alguns serviços foram modificados, por exemplo: o transfer para chegar ao hotel agora só recebe duas pessoas por veículo, e todos os carros são cuidadosamente higienizados antes e depois de cada viagem, além dos motoristas utilizarem máscaras durante todo o atendimento e percurso ao hotel. Ao chegarem ao resort, os hóspedes medirão as temperaturas corporais e, caso seja superior a 37,8 graus, não serão autorizados a desembarcarem e serão redirecionados para a unidade de saúde local.

Resort Ponta dos Ganchos redobrou os cuidados para receber hóspedes (Foto: divulgação)

Para iniciar a hospedagem, o hotel oferecerá máscaras descartáveis, que são de uso obrigatório em dependências comuns, e álcool em gel individual, para manter a proteção rigorosa durante a estadia. Os ambientes compartilhados receberão higienização intensificada e as superfícies de contato como maçanetas, chaves, fechaduras, corrimãos, móveis, estofados, equipamentos de ginástica, entre outros, receberão uma atenção especial na hora de desinfecção. Além disso, o hotel disponibilizará variados dispensers de álcool em geral, que serão espalhados por todas as áreas comuns – como entradas de restaurantes, recepção, piscinas, praia e academia, além de bangalôs e toda a área operacional. Tanto hóspedes quanto colaboradores devem manter o distanciamento de, no mínimo, 1,5m e o layout do hotel foi alterado para poder cumprir esses novos protocolos. Os espaços dos bares e restaurantes foram readequados para que o distanciamento entre as mesas seja seguro e já reforçaram os cuidados nos processos de manipulação dos ingredientes, além dos menus estarem disponíveis somente em formato digital.

Rua Elpidio Alves do Nascimento, 104 – Ganchos de Fora – Governador Celso Ramos/SC / Tel.: (48) 3953-7000

Veja também: 

Ponta dos Ganchos: ares românticos no melhor resort do Brasil

Ponta dos Ganchos: conheça o hotel que é totalmente relaxante

Kenoa Resort

Um dos resorts mais exclusivos do Brasil, o Kenoa, está localizado no estado de Alagoas e já está de portas abertas para receber novos hóspedes. Suas vilas e suítes estão totalmente equipadas e seguras para atender o público com todo carinho e cuidado. Para se adequar ao atual cenário, o Kenoa preparou um protocolo de segurança, baseado nas sugestões dos órgãos sanitários. Todos os quartos do Kenoa são “selados” e higienizados com produtos de limpeza hospitalar e, neste primeiro momento, o hóspede terá a opção de alterar a frequência de limpeza do quarto, que será feita por uma equipe totalmente protegida com equipamentos individuais.

Kenoa Resort: luxo à beira-mar com novos protocolos de segurança (Foto: reprodução site)

Além das camareiras, toda a equipe de staff está treinada e preparada para auxiliar o público da melhor forma, seguindo processos internos e de guidelines internacionais. Ao chegarem no hotel, os hóspedes receberão um kit de proteção individual, além de um documento com normas de segurança. O uso de máscara e álcool em gel nas dependências comuns torna-se obrigatório durante toda a estadia, além do distanciamento social entre hóspedes. Fora os métodos de proteção que dependem exclusivamente de cada indivíduo, o Kenoa atualizou o layout do hotel e readaptou alguns espaços, para que a distância obrigatória seja cumprida. Alguns móveis foram realocados para deixar espaços mais livres, a ventilação natural de algumas áreas agora também faz parte do hotel, além da reorganização de restaurantes, recepção, bares – tudo para que a aglomeração seja evitada. O Kenoa também disponibilizou diversos pontos com álcool em gel para uso dos hóspedes e aumentou a frequência de limpeza nos locais de maior exposição e manipulação. 

Rua Escritor Jorge de Lima, 58 – Barra Mar – Barra de São Miguel/AL / Tel.: (82) 3272-1285

Casana Hotel

Inaugurado no ano passado, na Praia do Preá, no Ceará, o Casana Hotel é uma excelente opção para quem deseja luxo, exclusividade e comodidade à beira-mar, em sintonia total com a natureza. Mesmo dando uma pausa nas operações, o Casana reabrirá para nova temporada em agosto e teve protocolos de higiene e proteção individual e coletiva atualizados e, dessa vez, estão mais rígidos do que os já praticados anteriormente. O hotel preparou um manual de biossegurança que atende às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e preserva o bem-estar tanto de hóspedes quanto de colaboradores. 

O exclusivo e luxuoso Casana Hotel reabre com novas medidas de segurança (Foto: Rodrigo Azevedo)

Para começar a estadia, o check-in segue no padrão antigo, preparado antes da chegada do hóspede e assinado dentro do próprio quarto, assim como as refeições pré-escolhidas e servidas no horário marcado pelo visitante. Como parte do novo protocolo, as malas serão higienizadas e cada hóspede medirá a temperatura ao desembarcar no hotel – uma das suítes (são oito, no total) está reservada para o caso de algum visitante apresentar sintomas do Covid-19 ter um primeiro espaço para ficar isolado aguardando avaliação médica. Os colaboradores do Casana também terão acompanhamento médico diário e trabalharão com máscaras, luvas, aventais e demais equipamentos de proteção individual, adequados para cada função. 

A arquitetura já priorizava os ambientes abertos e ventilados naturalmente e isso será reforçado neste primeiro momento. Por todo o hotel há dispensers com álcool em gel e cada hóspede receberá seu kit individual com embalagens do produto, além de máscaras. A limpeza entre ambientes comuns será intensificada e feita com produtos que atendem aos mais altos níveis de desinfecção. O restaurante não terá o uso de ar condicionado e contará com mesas espaçadas e designadas para cada bangalô desde o check-in, portanto, os hóspedes utilizarão a mesma mesa durante toda a estadia. Além disso, a academia do Casana funcionará mediante agendamento e por período limitado, de acordo com a ocupação do hotel, e terá intervalos bem espaçados para que a limpeza seja feita. Os equipamentos de kitesurf também receberão higienização intensa a cada uso e serão separados individualmente para que o hóspede utilize durante a estadia. Neste primeiro momento, o spa trabalhará com capacidade reduzida, receberá apenas um visitante por vez ou também há a possibilidade de optar pela massagem no próprio bangalô. 

Avenida Beira Mar, s/n – Preá – Cruz/CE / Tel.: (85) 2180-5076

Botanique Hotel & Spa

Pertinho de São Paulo, em Campos do Jordão, o Botanique é referência em tratamentos de spa e hotelaria de luxo. Reaberto ao público desde o começo do mês, o hotel adotou novas medidas de segurança, que foram elaboradas com base nas recomendações do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Organização Mundial da Saúde (OMS), Diversey e normas do Município de Campos do Jordão. O protocolo apresentado tem algumas ressalvas e a suspensão de algumas atividades para este momento. 

Botanique: reaberto com novas medidas de segurança (Foto: divulgação)

Agora, o uso de máscaras e álcool em gel é obrigatório, tanto para hóspedes quanto para fornecedores; a distância de, no mínimo, 1,5 metro entre pessoas também será altamente exigida para que as aglomerações sejam evitadas. O Botanique opera há alguns anos com check-in online prévio, portanto, não há a necessidade do hóspede se apresentar na recepção do hotel – mas todos terão que medir a temperatura corporal ao desembarcar. Caso apresentem sintomas, serão redirecionados para a unidade de saúde mais próxima. No check-out haverá uma caixa para descarte de chaves e cartões magnéticos, para que não haja contatos físicos. Além dos hóspedes, os colaboradores do Botanique também estão sujeitos à medição de temperatura corporal constante para monitorar possíveis sintomas. Fora isso, não podem trabalhar com roupas que não estejam próprias e higienizadas para o uso. 

Nos quartos, o sistema de higienização é feito através de ozonização de ambiente; a cozinha conta com fiscalização sanitária e epidemiológica e o serviço de alimentos e bebidas está operando somente via room service, já que, por ora, o restaurante está fechado. Neste primeiro momento, as áreas de lazer internas estão fechadas, assim como academia, piscina e spa. A disposição entre os móveis nas áreas comuns também foi alterada, pois, dessa forma, os hóspedes conseguem transitar com mais facilidade e mantêm o distanciamento social. Além disso, a higienização também é feita através de tapetes sanitizantes, colocados em áreas estratégicas do hotel, com perióxido para desinfecção dos pés e álcool em gel para as mãos. Tanto informativos do hotel quanto cardápios são apresentados em formatos digitais e podem ser acessados via QR code. 

Rua Elídio Gonçalves da Silva, 4000 – Bairro dos Mellos – Campos do Jordão/SP / Tel.: (12) 3662-5800

Belmond Copacabana Palace

O Copacabana Palace, histórico hotel carioca, já tem data de reabertura ao público. As portas estarão abertas a partir de 20 de agosto e os hóspedes poderão aproveitar toda a infraestrutura personalizada que o Copa oferece desde 1923. O hotel, referência em Art Déco no Brasil, seguirá rigorosamente todas as medidas de segurança sugeridas pelos órgãos sanitários e contará com uma brigada totalmente preparada e treinada para seguir os novos padrões de higiene e limpeza – inclusive, os colaboradores passaram por um treinamento adicional em POSI (Prevenção de Propagação de Doenças Infecciosas), além de um treinamento avançado para cada área funcional. 

Copacabana Palace tem data de reabertura prevista para 20 de agosto (Foto: divulgação)

O Copa seguirá os protocolos adotados pela Belmond, rede que administra o hotel e que foi desenvolvido em parceria com uma empresa líder do setor. O hotel contará com limpeza profunda em todas as dependências antes de ser reaberto, além do aprimoramento das desinfecções diárias, que serão supervisionadas e revisadas regularmente. Para este novo processo, produtos desinfectantes antibacterianos serão utilizados e complementarão os protocolos de higiene e limpeza que antes já eram robustos. Mas, além disso, o hotel disponibilizará avisos com a importância da lavagem das mãos e também álcool em gel em áreas comuns. A rede também adotou o uso completo da tecnologia digital para evitar outros tipos de contaminação – como, por exemplo, o check-in online, que será feito antes mesmo da chegada do hóspede; os menus de restaurantes e bares serão escritos em lousas ou impressos em material descartável e reciclável; a equipe de limpeza não está autoriza a entrar nos quartos enquanto os hóspedes estiverem lá dentro. E, na medida do possível, o hotel automatizará esses e outros serviços. 

Veja também: 

A incrível gastronomia do Copacabana Palace

Hotel oferece experiência exclusiva para contemplar o nascer do sol diretamente do Morro do Pão de Açúcar

Delivery: onde pedir feijoada no Rio de Janeiro?

Além disso, todos os funcionários terão acompanhamento médico diário para medir temperatura e observar se há algum outro sintoma suspeito. Aos hóspedes será solicitada a verificação de temperatura corporal logo no desembarque, assim como o preenchimento de um formulário completo com todos os seus dados. Caso um visitante apresente sintomas ou tenha temperatura maior que o ideal, ele receberá a recomendação de cancelar a viagem e receberá cuidados especiais em uma sala separada, até que um tratamento adequado seja providenciado.

Para beber em casa: delivery de cervejas artesanais no RJ