Último livro de viagens de Anthony Bourdain é lançado

Guia póstumo, "World Travel: An Irreverent Guide" reúne dicas e relatos sobre os 43 países visitados pelo renomado chef e apresentador

CNN

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Anthony Bourdain passou a maior parte de sua vida com o pé na estrada, olhos bem abertos – e boca também. Ao longo de sua consolidada carreira, o chef e apresentador se aventurou pelos mais diversos cantos da Terra – da Bahia até à Tanzânia – e narrou suas aventuras e descobertas em livros e uma série premiada na CNN.

Agora, quase três anos após sua morte, suas experiências ao redor do mundo são revividas no livro World Travel: An Irreverent Guide, lançado no fim de abril nos Estados Unidos e que reúne dicas do que fazer (e não fazer) em 43 países.

Escrita em parceria de Laurie Woolever, sua assistente de longa data, a obra traz dicas valiosas de restaurantes, hotéis e atrações dos locais mais fascinantes do mundo conforme as vivências do autor. De acordo com a coautora, a ideia inicial ocorreu há quatro anos e, após várias pesquisas, o livro finalmente pôde chegar às mãos do público em 2021.

Com 480 páginas na versão norte-americana, o guia fornece um contexto essencial aos viajantes dos lugares favoritos do apresentador, com relatos de experiências sinceras por Roma, Camboja, Toronto, Tanger, entre muitos outros. Laurie ainda incrementou sugestões e informações úteis, como uma seção com aeroportos, transporte público e corridas de táxi de cada local.

Leia mais
Amante da cena punk, Anthony Bourdain cozinhou para bandas em troca de ingressos
Anthony Bourdain mergulhou nos sabores e na forte cultura da Bahia
Bastidores de ‘Parts Unknown’, de Anthony Bourdain, com o diretor Morgan Fallon

Capa do livro World Travel, de Anthony Bourdain
Capa de World Travel: An Irreverent Guide, livro póstumo de Anthony Bourdain que explora lugares fascinantes do mundo (Foto: reprodução)

Um dos locais retratados no livro é Salvador, na Bahia. O autor exalta o óleo de dendê, assim como define como “indispensável” tomar uma caipirinha. “Penso que Salvador em particular é um lugar que as pessoas têm que conhecer. Até os com medo de viajar e que falam ‘Bom, mas eu ouvi dizer…’ Não! Sabe de uma coisa? Viva sua vida. Você não deveria deixar de conhecer um lugar como esse, pois não há tantos lugares no mundo que chegam perto disso aqui”, registra o livro.

Além das palavras de Bourdain, o World Travel possui relatos de amigos e familiares, que dão mais profundidade às histórias narradas. Cada capítulo contém ilustrações da artista Wesley Allsbrook, que assina também a arte de capa. “Pessoalmente, gostaria de visitar qualquer um dos lugares deste livro, sabendo agora que não iria apreciá-los nem pela metade do quanto Bourdain curtiu”, escreveu a artista em uma publicação no Instagram.

A Editora Intrínseca lançará o livro no Brasil em outubro.

Fama e série na CNN

Desde os restaurantes mais refinados aos botecos e barracas de rua, Bourdain buscava a conexão com as pessoas por meio da comida. Autêntico, transparente, honesto e envolvente, o chef contou histórias ao longo de sua carreira e mostrou o mundo de uma maneira diferente, sempre em busca de sabores e personagens.

Ele se tornou conhecido após a publicação do livro Cozinha Confidencial, lançado em 2000, obra que alterna entre memórias sobre os bastidores das cozinhas de restaurantes e comentários sobre a indústria.

Também ficou mundialmente conhecido por apresentar a série Anthony Bourdain: Lugares Desconhecidos, produção original da CNN consagrada com sete prêmios Emmy e que possui 12 temporadas. Os episódios podem ser vistos aos domingos pela CNN Brasil.