Theatro Municipal de São Paulo ganha novo tour virtual interativo

Passeio imersivo narrado pela atriz Marisa Orth possibilita que visitante conheça os mínimos detalhes do interior do cartão postal paulistano

Fachada do Theatro Municipal de São Paulo a partir do tour virtual
Fachada do Theatro Municipal de São Paulo a partir do tour virtual oferecido no site da instituição (Foto: reprodução/site)

Conhecer o Theatro Municipal de São Paulo é um passeio imperdível quando se está na capital paulista, mas, desde o ano passado, as visitas estão restritas em razão da pandemia de Covid-19. A boa notícia é que não é mais necessário sair de casa para conhecer uma das joias arquitetônicas e culturais mais importantes do país: o teatro inaugurou um novo tour virtual no fim de abril, em que a visita em 360 graus pode ser feita de maneira gratuita no site da instituição.

O passeio é narrado pela atriz Marisa Orth e permite que os visitantes percorram todos os espaços do local centenário, que completa 110 anos em 2021. Pode-se ver os detalhes da Sala de Espetáculos, onde ocorrem concertos e óperas, entrar na Cúpula, estrutura circular que recobre o teto, e percorrer o Salão Nobre, que possui pedras italianas, cristais belgas e pintura no teto assinado pelo artista brasileiro Oscar Pereira da Silva.

Leia mais
Passeie online por castelos e palácios históricos
Cansado da mesma vista? Conheça o mundo através das janelas de outras pessoas
Museus online: um tour pelas principais coleções do mundo sem sair de casa

É possível ainda apreciar a famosa escadaria central e partes externas, como a fachada e a varanda. Há dois tipos de passeios que podem ser escolhidos pelo público: o interativo, que possui um roteiro pré-definido com testes ao longo do trajeto (só é possível mudar de ambiente se acertar a resposta) e outro livre, em que há possibilidade de escolher o itinerário sem uma ordem definida.

Foto do palco central do Theatro Municipal de SP a partir do passeio virtual
O tour virtual também leva os visitantes para o centro do palco do Theatro Municipal, um marco na cidade (Foto: reprodução/site)

O entorno do cartão postal também pode ser visitado, uma vez que o tour sobrevoa a região central da cidade passando pela Praça das Artes, espaço cultural na Avenida São João que faz parte do complexo do Theatro Municipal.

Mesmo fechado para o público na maior parte do tempo em decorrência da pandemia, o teatro segue com uma programação de forma virtual. No canal oficial do YouTube, há diversos vídeos de espetáculos, concertos, peças e conteúdos didáticos.

História. Construído em 1911, o Theatro Municipal possui um valor cultural imensurável para a cidade de São Paulo e para o país. O projeto de Ramos de Azevedo foi inspirado na Ópera de Paris e faz parte do patrimônio histórico do estado desde 1981, quando foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat). Foi ali que ocorreu também a Semana de 22, palco do início do Modernismo no Brasil.