Cansado da mesma vista? Conheça o mundo através das janelas de outras pessoas

Plataforma permite que usuários vejam e enviem vídeos da vista de suas janelas, dando a chance de desbravarem novos cenários de qualquer canto do mundo. O resultado? Conhecer outros lugares sem sair do sofá

West Seattle, bairro em Seattle, Washington (Foto: reprodução/site/WindowSwap)

Faz sol em São Paulo e a temperatura beira os 30°C num dia de fim de março, mas da janela é possível avistar flocos de neve que cobrem a rua e pessoas fortemente agasalhadas. Um rápido clique e subitamente sou transportado para Bangalore, na Índia, onde prédios e caixas d’água aparecem em meio a uma chuva torrencial.

Viajar durante a pandemia de Covid-19 é arriscado, mas, com o auxílio de ferramentas digitais, é possível apreciar as mais diversas paisagens do planeta sem sair de casa. Essa é a premissa do Window Swap, plataforma que te dá a chance de experimentar o olhar – e a vista – de outras pessoas do mundo através de fotos e vídeos feitos de suas próprias janelas. 

Enquanto estamos isolados dentro de casa, o site e o Instagram do projeto permitem que indivíduos ao redor do planeta partilhem suas visões e cenas favoritas da própria janela, fazendo com que a pressão da pandemia seja aliviada com o compartilhamento de experiências.

Vista da janela de uma casa em Bodrum, na Turquia (Foto: reprodução/site/WindowSwap)

A plataforma é mais um dos projetos nascidos durante e por conta da quarentena, idealizado por Sonali Ranjit e Vaishnav Balasubramaniam, profissionais de arte interativa baseados em Cingapura. 

Como funciona
Através do site, usuários podem apreciar vídeos em HD de janelas do mundo todo, que, podem ser enviados por qualquer pessoa. A página inicial da plataforma permite que você comece o passeio e passe quanto tempo quiser pelas janelas das mais diferentes localizações.

Os vídeos são sortidos e não é preciso se cadastrar para “viajar” junto dos usuários. No topo da página, é possível saber a localização da janela e o nome da pessoa que possui aquela vista. 

Vista para um lago de uma janela em Wisconsin, nos Estados Unidos (Foto: reprodução/site/WindowSwap)

Há cenários de todos os lugares: um lago em Wisconsin, nos Estados Unidos, prédios residenciais em um dia claro em São Petersburgo, na Rússia, uma tarde chuvosa em San Juan, em Porto Rico, e ainda um fim de dia em Curitiba, com o sol baixando atrás de uma grande araucária. 

Condomínio de prédios em São Petersburgo visto de um dos apartamentos da cidade (Foto: reprodução/site/WindowSwap)

Isso não significa, porém, que todas as fotos e vídeos enviados sejam de paisagens espetaculares. Há um vídeo de Kawasaki, no Japão, em que a vista dá para uma outra casa acinzentada e não rebocada do outro lado da rua, assim como uma rua de um distrito suburbano com vista para o comércio e algumas plantas secas na Nova Zelândia, o que faz com que a experiência torne-se muito mais interessante e real.

O site é o chamariz principal da empreitada, mas os criadores também compartilham fotos com mais de 50 mil seguidores no Instagram (@windowswap) de algumas paisagens interessantes angariadas pela plataforma. 

Leia mais
Programas imperdíveis para entreter as crianças dentro de casa
Museus online: um tour pelas principais coleções do mundo sem sair de casa
Exposições virtuais para visitar sem sair de casa

Como enviar minha experiência
A plataforma possui uma aba para que usuários do mundo todo enviem vídeos de suas janelas. O envio é feito por meio de um formulário do Google, em que a recomendação é gravar um vídeo em HD na horizontal por 10 minutos, tentando enquadrar a vista e deixar a câmera estabilizada. 

Os vídeos publicados no site são pré-gravados, o que impossibilita algum empecilho como em transmissões ao vivo. Ultimamente, de acordo com a plataforma, milhares de vídeos têm sido enviados, o que atrasa um pouco o processo de publicação da página oficial.