por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Conheça os 10 melhores aeroportos do mundo em 2021

Premiação global destaca países asiáticos e cuidados contra a Covid-19; Brasil não aparece na lista

Ouvir notícia
Terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Qatar, considerado o melhor do mundo em 2021 (Foto: divulgação/Doha Hamad Airport)

A lista dos melhores aeroportos do mundo de 2021 foi divulgada na última quinta-feira (5) pela Skytrax World Airport Awards, uma das mais importantes premiações globais do setor aeroportuário. A Ásia lidera o ranking com os cinco primeiros aeroportos mais bem colocados.

No topo da lista encontra-se o Aeroporto de Hamad, em Doha, no Qatar, considerado o melhor aeroporto da atualidade. O local, que presenciou uma movimentação de mais de 38 milhões de passageiros em 2019, foi inaugurado em 2014 e é base das operações da companhia aérea Qatar Airways. O aeroporto também será a principal porta de entrada da Copa do Mundo de 2022, que será sediada no país do Oriente Médio.

O segundo lugar no pódio ficou com o Aeroporto de Haneda, em Tóquio, no Japão, e o terceiro coroado foi o Aeroporto de Changi, em Singapura. Inclusive, esta é a primeira vez em quase uma década que o local em Singapura não aparece em primeiro lugar na premiação.

Leia mais
Vai viajar? Saiba como tirar o Certificado Nacional de Vacinação
Tempos de Covid-19: o que você precisa saber antes de viajar
Como a letra X está mudando a vida dos viajantes – e o que isso pode significar
Os passaportes mais poderosos do mundo em 2021

O Aeroporto Internacional de Incheon, que serve Seul, na Coréia do Sul, ficou em quarto lugar e o Aeroporto Internacional de Narita, que também serve Tóquio e região, foi considerado o quinto melhor do mundo.

Nenhum aeroporto brasileiro aparece entre os 100 melhores na premiação. Da América do Sul, apenas quatro deles fazem parte da lista: Quito, no Equador (40º lugar); Bogotá, na Colômbia (43º lugar); Lima, no Peru (62º lugar) e Guaiaquil, também no Equador (90º lugar).

Confira os 10 melhores aeroportos do mundo em 2021:

  1. Aeroporto Internacional de Hamad (Qatar)
  2. Aeroporto de Haneda (Japão)
  3. Aeroporto de Changi (Singapura)
  4. Aeroporto de Incheon (Coréia do Sul)
  5. Aeroporto de Narita (Japão)
  6. Aeroporto de Munique (Alemanha)
  7. Aeroporto de Zurique (Suíça)
  8. Aeroporto de Londres Heathrow (Inglaterra)
  9. Aeroporto Internacional de Kansai (Japão)
  10. Aeroporto Internacional de Hong Kong (Hong Kong)

De acordo com a CNN Travel, a ascensão de Doha para o primeiro lugar é reflexo dos investimentos pesados do governo do Qatar na companhia aérea nacional e na infraestrutura do aeroporto. Aqueles que viajam com a Qatar Airways e fazem conexão no aeroporto de Hamad podem desfrutar de passeios gratuitos pela cidade, acomodação e ainda alimentação – de acordo com a duração da parada – e ainda um serviço de traslado VIP.

Os resultados da lista são baseados numa pesquisa com passageiros do mundo inteiro feita entre agosto de 2020 e julho de 2021, em que, de acordo com a organização, muitos deles votaram com base em experiências pré-pandêmicas, enquanto outros votaram após viagens no período pandêmico.

A premiação ocorre desde 1999 e é considerada referência para a indústria aeroportuária, em que o serviço ao cliente, instalações, condições sanitárias e eficiência das facilidades são aspectos levados em consideração.

interior do aeroporto de doha
Interior do Aeroporto de Hamad, considerado o melhor do mundo em 2021 pela premiação da Skytrax (Foto: divulgação/Doha Hamad Airport)

Leia mais
As 20 melhores companhias aéreas do mundo para viajar em 2021

O difícil ano de 2020 nos aeroportos mais movimentados do mundo
Caviar, pratos de porcelana, drinks: como era viajar de avião no passado
Como é a quarentena obrigatória em um quarto de hotel de aeroporto? Vic Ceridono conta experiência em Londres

Cuidados sanitários com a Covid-19

A pandemia de coronavírus impactou profundamente a movimentação de pessoas nos aeroportos do mundo inteiro, alterando normas de higiene e criando novas regulações na circulação de indivíduos. Tendo em vista o esforço dos aeroportos no combate à Covid-19, a premiação deste ano criou uma lista que reconhece os locais que fizeram um bom trabalho na implementação e melhoria dos novos protocolos de saúde, higiene e segurança.

Ao todo, 39 aeroportos ao redor do mundo foram reconhecidos com excelência nas novas práticas, que, ao invés de serem ranqueados, foram colocados em ordem alfabética. Entre eles estão o Aeroporto de Internacional de Roma – o primeiro do mundo a receber certificação máxima anti-Covid-19 -, o Aeroporto de Londres Heathrow, o Aeroporto de Dubai e o Aeroporto de Madrid-Barajas.

Confira a lista completa das categorias e dos ganhadores de 2021 no site oficial da Skytrax World Airport Awards.


Mais Recentes da CNN