Castelo do Drácula distribui vacinas contra Covid-19 para visitantes

Local histórico na região da Transilvânia tem aplicado doses da Pfizer como parte da campanha de vacinação do país

Visão externa do Castelo de Bran, conhecido no imaginário popular como a moradia do Conde Drácula (Foto: Wikimedia Commons)

Um dos símbolos da Romênia, o Castelo de Bran, conhecido como a casa do personagem Drácula, tem feito manchetes por outro tipo de picada em 2021: o local tem distribuído vacinas gratuitas contra a Covid-19 aos visitantes do destino histórico.

A administração do castelo anunciou que aplicará doses da vacina da Pfizer BioNTech aos finais de semana do mês de maio como parte da chamada Maratona de Vacinação. A iniciativa integra a campanha de vacinação em massa contra a doença no país e foi anunciada no fim da semana passado com um post no perfil do castelo no Facebook.

Brincando com o imaginário popular, o anúncio traz uma arte que imita a boca de um vampiro, mas no lugar de dentes pontiagudos há seringas de vacina. De acordo com as informações oficiais, os beneficiários que tomarem a vacina receberão um “diploma de vacinação no Castelo de Bran”, e terão acesso gratuito à Exposição de Instrumentos Medievais de Tortura.

Campanha de vacinação no castelo de Drácula, na Romênia
“Quem tem medo da vacina? Tenha coragem!”, diz a propaganda para vacinação do Castelo de Bran (Foto: reprodução/Facebook)

Leia mais
Passeie online por castelos e palácios históricos
Das Bahamas à Disneylândia, destinos estão abrindo suas fronteiras
Turistas vacinados dos Estados Unidos poderão aproveitar o verão na Europa

Com uma população estimada em cerca de 19,4 milhões de pessoas, a Romênia já registrou mais de 1 milhão de casos de coronavírus e quase 29 mil mortes por conta da doença desde o início da pandemia, de acordo com dados da Universidade de John Hopkins.

Até o momento, 2,31 milhões de pessoas no país já foram totalmente vacinadas, o que representa 11,9% da população, segundo dados compilados pela Our World In Data. Uma pesquisa divulgada pela ONG Globesec em março deste ano revelou que, entre dez países da Europa Central e Oriental, a Bulgaria e a Romênia possuem os mais altos índices de rejeição da vacina: cerca de 49% da população romena tem inclinação a “definitivamente” não se vacinar.

Localizado na fronteira entre as regiões da Transilvânia e da Valáquia, o castelo foi erguido no meio de uma floresta no século XIII. Acredita-se que o Conde Drácula, vampiro do clássico livro lançado em 1897 por Bram Stoker, tenha sido inspirado pelo príncipe Vlad Tepes, governador sanguinário conhecido como “O Empalador” que pode ter utilizado o castelo em várias ocasiões ao longo de seu reinado.

Caso queira conhecer mais sobre o castelo, é possível ver detalhes em 360º de seu interior através de um passeio virtual oferecido pelo Google. Quem quiser aprofundar a visita, o site oficial da propriedade oferece vídeos imersivos nos cômodos do castelo.