por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os chefs comem? Com Roberto Satoru, do asiático Ícone, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Roberto Satoru, chef que comanda o ícone Asiático no bairro de Pinheiros, em São Paulo
Roberto Satoru, chef que comanda o ícone Asiático no bairro de Pinheiros, em São Paulo Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo

Ouvir notícia

Roberto Satoru foi por anos sócio e chef de uma das primeiras temakerias da cidade de São Paulo, a Ícone Temakeria, no bairro Itaim. O cardápio da casa tinha opções diversas dos famosos temakis e ainda cones – aqueles sem o nori, a folha da alga.

Tempos depois, ele trabalhou como subchef no Cão Véio Bar e mais recentemente passou pelo francês ICI Brasserie e ainda pelo restaurante de sotaque asiático Fisherman’s Table.

Com uma bagagem encorpada, atualmente Satoru, ao lado de Alexandre Ortigoso, comanda as panelas e o balcão de apenas 16 lugares do Ícone Asiático, casa de culinária asiática autoral descontraída e acolhedora na Vila Madalena.

Explorando técnicas francesas na criação dos pratos, toda a comida é preparada aos olhos dos clientes logo atrás de um balcão, um dos locais favoritos do chef, de onde é possível saborear a refeição e, ao mesmo tempo, conversar com os profissionais.

Longe de seu balcão, Satoru passeia por outras cozinhas da cidade e compartilha a seguir seus locais favoritos para uma boa refeição em São Paulo – desde pizzas até comidinhas do mar servidas em um ambiente despojado:

Bottega 21

Gamberetti All'Aglio e Olio Bottega 21
Gamberetti all’aglio e olio do Bottega 21: camarões puxados com azeite e alho confitado/Foto: Amanda Francelini

Bebida boa? Tem. Comida boa? Nem se fala. Enquanto o Michel Felício faz um trabalho primoroso no bar, o casal Laura Oliveira e Alexandre Vorpagel detonam na cozinha.

Inspirado nas bottegas italianas, o Bottega 21 é aquele bar que você pode chegar com fome e que servirá uma boa comida – pequenas e individuais porções caprichadas, não somente petiscos aleatórios.

Entre as opções estão Scarpeta (ragu de carne rústica servido com pão de fermentação natural) e o Gamberetti all’aglio e olio (camarões selecionados, puxados com azeite e alho confitado).

Rua dos Pinheiros, 1308 – Pinheiros, São Paulo – SP. Telefone: (11) 99342-2332

Ju Roku

O chef e empresário Fabinho Minato faz um trabalho que me emociona. Cozinheiro das antigas, ele apresenta um menu de petiscos japonês de dar inveja.

Adoro o ambiente intimista do Ju Roku, na Vila Mariana, casa bem low profile e com aquilo que mais gosto: um balcão. Vale muito desbravar esse lugar – até o Instagram do local é fechado, aumentando o ar de mistério.

Rua Caravelas, 169 – Vila Mariana, São Paulo – SP. WhatsApp: (11) 91369-3146

Pêxi Bar

O Pêxi Bar, na Fradique Coutinho, é o tipo de lugar que gosto muito: pequeno, mas acolhedor. Com uma proposta de servir comidinhas do mar, a casa traz um clima de praia bem perto do Beco do Batman.

Para mim, a minúscula casa tem a melhor combinação – cerveja gelada e vários petiscos do mar. Entre ostras, mexilhões, coxinha de caranguejo, cauda de lagosta e sanduíches de frutos do mar, não tem como errar nenhum pedido por lá.

Rua Fradique Coutinho, 1194 – Pinheiros. WhatsApp: (11) 96039-0427

Hirá Ramen Izakaya

Para quem quer ter a experiência de lámen e otoshi supersaborosos, minha sugestão é o Hirá Ramen Izakaya. Dá para ir e pedir de olhos fechados.

O atendimento é ótimo e vale a conversa no balcão com o chef Daniel Hirata e o seu braço direito, Larissa Emi Umezaki. Entre lámen, berinjela com gengibre e shoyu, kimchi e gyozas, a felicidade é garantida a noite toda.

Rua Fradique Coutinho, 1240 – Pinheiros, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3031-3025. Delivery via iFood, Rappi e Uber Eats.

Bocada’s Pizza

Pizza marinara do Bocada’s, que serve redondas artesanais e de fermentação natural/Foto: Reprodução/Instagram

Considero a Bocada’s uma das melhores pizzas de São Paulo – e olha que estamos falando da cidade que tem a fama de excelentes redondas!

É uma casa na Barra Funda para comer pizza num espaço despojado e sem frescura. O estabelecimento serve pizzas de fermentação natural e com sabores diversos – e deliciosos – como pancetta e pecorino; couve, jiló e tallegio e peperoni e abobrinha.

Sem falar que o comando é do Jorginho Amaral, uma figura que completa a experiência!

Rua Dr. Ribeiro de Almeida, 167 – Barra Funda, São Paulo – SP. WhatsApp: (11) 95177-3061. Delivery via iFood (unidade Vila Madalena) e Rappi.


Mais Recentes da CNN