por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os chefs comem? Com Mariana Pelozio, do Duas Terezas, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

A chef Mariana Pelozio, que está à frente do Duas Terezas, na Alameda Lorena, em SP
A chef Mariana Pelozio, que está à frente do Duas Terezas, na Alameda Lorena, em SP Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Ouvir notícia

Pode-se afirmar que o amor da chef Mariana Pelozio pela culinária é uma história de longa data e, acima de tudo, familiar. Ainda menina, aos nove anos, ela encontrou o livro de receitas de sua avó e, de cara, preparou um suflê de espinafre.

Foi o empurrão que faltava para que entendesse que aquilo poderia se tornar uma grande paixão. Seus primeiros passos profissionais, porém, foram outros: formada em Administração e Marketing, ela chegou a ter uma rotina corporativa em busca da estabilidade financeira antes de se jogar no verdadeiro sonho.

Após realizar cursos voltados à culinária no Senac, inclusive uma pós-graduação focada em cozinha brasileira, Mariana seguiu sua intuição e foi dizendo sim para oportunidades inusitadas – uma delas foi a participação até a final da versão brasileira do reality Hell’s Kitchen, em 2016.

Agora, aos 33 anos, ela é proprietária do Duas Terezas, restaurante que leva o nome de suas duas avós e, como tudo indica, preza por uma culinária afetiva e criativa. O conceito familiar inspira as relações com os funcionários, os temperos, ingredientes e a decoração.

O negócio, na verdade, começou como um trailer no extinto complexo Vila Butantã e depois passou para um imóvel no Jardins. Hoje, o Duas Terezas fica numa charmosa casa na Alameda Lorena, que possui, em sua área externa, o desenho de São Francisco de Assis.

Longe dos fogões, Mariana também experimenta outros sabores pela cidade e compartilha a seguir seus lugares prediletos para comer bem – e ter uma boa experiência – em São Paulo:

Moela

moela bar
Alheira frita, moela no molho e alguns bolinhos na mesa do Moela, bar na Vila Buarque, em São Paulo / Foto: reprodução/Instagram

Comeria lá todo dia. O Moela é delicioso para ir com os amigos para uma refeição descontraída. A moela, óbvio, é a estrela da casa. É sensacional! Os bolinhos crocantes, como os de milho com gorgonzola, os de arroz com moela e croquetes de costela também são algumas das estrelas do boteco na Vila Buarque. Em resumo, é um lugar descontraído para esquecer qualquer regra: é pra ser feliz e mais nada!
Rua Canuto do Val, 136 – Vila Buarque, São Paulo – SP. WhatsApp: (11) 99335-5556. Delivery via Rappi.

Basilicata Trattoria

Bruschettas Basilicata Trattoria
Bruschettas do Basilicata Trattoria. Entre elas, a do meio é a Capra, que leva queijo de cabra, cebola roxa caramelizada e azeite trufado/ Foto: Diego Sanchez

O Basilicata Trattoria é uma delícia para ir com a família ou para um jantar romântico. O chef Rafael Lorenti é absurdamente competente e as massas são incríveis. Sempre acho que o restaurante é uma boa pedida quando tenho oportunidade de realizar um jantar mais demorado. Entre os pratos, destaco uma entrada: indico a bruschetta de queijo de cabra – vale até a última mordida!
Rua Joaquim Antunes, 197, Jardim Paulistano, São Paulo – SP. Delivery via iFood.

Animus Restaurante

Costelinha de porco do Animus, restaurante no Baixo Pinheiros comandado pelas mãos da chef Giovanna Grossi / Foto: Thays Bittar

Queria ter mais tempo para experimentar todo o cardápio do Animus Restaurante, comandado pelas mãos da chef Giovanna Grossi. A casa em Pinheiros tem um ambiente bem iluminado e a cozinha aberta garante um espetáculo à parte na hora da refeição.

O interessante é que, além das porções de comidas e pratos, há almoço executivo, menu degustação, inclusive vegetariano (ambos com seis etapas) e menu para crianças. Vale experimentar também as cachaças! Tem cachaça Paratiana, da chef Ana Bueno, de Paraty.
Rua Vupabussu, 347 – Pinheiros, São Paulo – SP. Delivery via site e telefone: (11) 2371-7981.


Mais Recentes da CNN