por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Eram assim as refeições nos anos 1970

Livro "70s Dinner Party" joga luz na preparação dos pratos elaborados na década que iam muito além do sabor: eram pensados também para surpreender esteticamente

Ouvir notícia

Foto: Getty Images

Maureen O’Hare, CNN

(CNN) Presunto e banana hollandaise. Carne enlatada. Nos anos 1970 os pratos escolhidos para as refeições eram pensados para além do sabor, mas também para surpreender – e muitas vezes confundir. As inspirações vinham diretamente dos cartões de receitas e livros de culinária famosos na época, em que a arte da fotografia de alimentos dava passos tímidos e ainda fazia experimentos.

A londrina Anna Pallai jogou luz à essa era da comida por meio da conta 70s Dinner Party no Twitter, Tumblr Instagram e agora com o livro, 70s Dinner Party: The Good, the Bad and the Downright Ugly of Retro Food.

A publicação é “uma reação contra a natureza de auto-satisfação de alguns alimentos de hoje em dia. Não é como se eu defendesse uma alimentação não saudável, mas acho que a comida dos anos 70, e daquele período, era preparada para ser apreciada, não só visualmente, com outras pessoas.” disse Pallai à CNN. “Considerando que agora é muito sobre ‘olhe para este alimento saudável que fiz para mim.’ Prefiro, de longe, algo que inclua outras pessoas.”

Leia mais
Por que pedir menu-degustação? Fred Sabbag responde!
10 locais para pedir a sua tipo napolitana em São Paulo
Comida afetiva: no paladar das próximas gerações, por Daniela Filomeno

Comida afetuosa. Embora fossem pratos preparados para impressionar, eles também tinham estruturas robustas construídas para aguentarem horas de espera até a chegada dos convidados. Se isso significasse fazer da carne uma gelatina saborosa ou espalhar purê de batata com ovos cozidos e azeitonas fatiadas, então que fosse.

Mas, diz Pallai: “Não quero que isso pareça que estamos zombando desnecessariamente da comida da época. Ela é muito afetuosa e há muitas coisas que prefiro nela.” Assim como rimos sobre a moda que usávamos nas décadas anteriores, os potes de conserva e o avocado toast da nossa época provavelmente envelhecerão tão rápido quanto um ouriço com queijo e abacaxi.”

“São as cores e o estilo”, diz Pallai. “Haviam muitas coisas que pareciam horríveis, mas quando você come são, na verdade, apenas a maneira como foram finalizadas. “As coisas se desatualizarão e a nossa comida também.”

(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).

Mais Recentes da CNN