por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cuiabá completa 302 anos: confira cinco restaurantes para pedir delivery

    Entre os muitos atributos de Cuiabá, a gastronomia é uma delas. Confira onde se deliciar - por enquanto através de deliveries em casa - na capital mato-grossense

    Ouvir notícia
    Cupim braseado com couscous cítrico e molho demi-glace do menu executivo de delivery do Flor Negra (Foto: Marcelo Dantas/Flor Negra)

    Fundada em 8 de abril de 1719, Cuiabá, a capital de Mato Grosso, completa 302 anos de história nesta quinta-feira (8). Com cerca de 618 mil habitantes, a cidade é conhecida como a capital do calor, em que o clima quente e úmido predomina durante o ano inteiro. 

    Além do clima característico, Cuiabá também atrai pela sua culinária local, com uma gama de restaurantes que misturam com maestria os mais diferentes tipos de gastronomia e não deixam de lado seus traços regionais. Mesmo com as restrições por conta da pandemia da Covid-19, o cuiabano tem boas opções de restaurantes para pedir no conforto de casa e celebrar mais um ano da capital.  

    De peixes regionais até massas italianas consagradas, confira a seguir cinco restaurantes para pedir delivery e ter um verdadeiro banquete!

    Risoto trufado de cogumelos frescos do delivery e take away do Flor Negra (Foto: Marcelo Dantas/Flor Negra)

    Flor Negra
    O chef Gustavo Camargo é o atual responsável pelas receitas caprichadas do restaurante Flor Negra. A valorização do ingrediente brasileiro é feita nos mínimos detalhes e cada preparo é cuidadoso. O cardápio, inspirado em receitas comfort food, é variado e tem opções para agradar a todos os paladares, como a burrata de búfala, entrada servida com folhas frescas, uvas, pancetta artesanal com 90 dias de cura, salsa verde cítrica e fatias de pão italiano de fermentação natural da casa. 

    Entre os pedidos principais, há opções como cupim braseado, tagliatelle de camarões, barriga de porco e risoto trufado de cogumelos frescos. O local ainda possui um menu executivo com preços mais acessíveis para uma pessoa, que vem com panzanella de entrada, quatro opções de pratos principais – a exemplo do risoto de gorgonzola e pera caramelizada – e ainda duas opções de sobremesas, como o bolo de chocolate com creme de coco e toque de mel e uma banana caramelizada com creme e farofa de suspiro.

    Avenida São Sebastião, 2873 – Quilombo. Os pedidos, tanto para serem entregues em casa quanto retirados no restaurante, são feitos pelos telefones (65) 99975-2179 ou (65) 3027-6201. Delivery também pelo iFood.

    Galeto Cuiabano

    Galeto com acompanhamento pronto para delivery do Galeto Cuiabano (Foto: reprodução/Instagram)

    Como é possível imaginar, o galetinho é a principal estrela do Galeto Cuiabano, aberto todos os dias durante o almoço. No cardápio há opções variadas de acompanhamentos, como nhoque, tagliatelle, legumes (cortados no estilo spaghetti), risoto de brócolis com bacon, arroz, farofa e maionese, entre outras. 

    A casa também oferece outras opções de proteínas, como a costelinha suína, que acompanha arroz e é feita na panela de barro (serve duas pessoas) e o strogonoff de filé que acompanha batatas fritas. 

    Rua João Bento, 108 – Quilombo. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone: (65) 2127-2117, ou via site e iFood.

    Leia mais:
    Os melhores restaurantes com delivery em Cuiabá por Marcela Nardez
    Onde os chefs comem? Com Ariani Malouf, em Cuiabá 
    Passeios no Mato Grosso para surpreender 

    Paleta de cordeiro com risoto de queijo e amêndoas, ratatouille e chutney de hortelã do Mahalo (Foto: reprodução/Instagram)

    Mahalo Cozinha Criativa
    O Mahalo Cozinha Criativa é comandado desde que abriu as portas em 2006 pela chef Ariani Malouf, que levou para Cuiabá toda sua experiência adquirida na renomada escola francesa Le Cordon Bleu. O cardápio é a tradução de uma cozinha contemporânea com toque regional do centro-oeste do país e tem opções bem variadas. 

    Para o cardápio do almoço, que é renovado quinzenalmente, há sugestões de menu executivo, como o bife de chorizo, pintado em crosta de coentro e a caldeirada de ossobuco. Vale a pena ficar de olho e acompanhar as delícias atualizadas pela chef. O menu do jantar é fixo, em que a burrata com pera melada com presunto de parma, salada fresh e harumaki está entre as entradas mais pedidas. Para os pratos principais, destacam-se o pintado grelhado com crosta de castanha do pará, que acompanha rosti de mandioca, ninho de legumes e manteiga de banana passa com alcaparras, e a panceta ao melado de cana e physalis, que vem com creme brulée de milho com queijo coalho e farofa de pimentas. 

    Rua Castelo Branco, 359 – Quilombo. Os pedidos, que podem ser retirados no restaurante ou entregues em casa, podem ser solicitados pelos telefones: (65) 3028-7700 e (65) 99912-6157 ou pelo iFood.

    Seu Majó

    Polvo grelhado do Seu Majó, disponível para delivery (Foto: reprodução/Instagram)

    Com o conceito de cozinha “brasiliana”, o Seu Majó oferece pratos com inspirações italianas, mas também traz toques brasileiros. O responsável pelo cardápio é o chef Hugo Rodas, que aposta em opções clássicas como risoto de queijo com cubos de filé mignon; ravioli de gorgonzola e nozes; pintado grelhado com molho chardonnay; lasanha de costela ao molho sugo e outras delícias.

    A unidade do Shopping Estação Cuiabá tem pizzas napoletanas, que são feitas com farinha italiana e tornam a massa bem elástica, e recebem diversas coberturas, como: calabresa, marguerita, Gallina (com molho pomodoro, frango, creme de milho, bacon e requeijão), figo e presunto Parma ou molho pesto, mozzarella de búfala e pistache picado. 

    Consulte as unidades e os cardápios no site. Unidade principal: Rua 24 de Outubro, 602 – Centro Norte. Os pedidos podem ser feitos via iFood ou pelo WhatsApp: (65) 99272-4096.

    Lélis Peixaria
    Como o nome do local denuncia, a casa é especializada no preparo de uma variedade de espécies de peixes do estado, matéria-prima agraciada pela simplicidade ou combinação de especiarias. O restaurante foi aberto há sete anos pelas mãos do empresário Lélis Fonseca e a cozinha transita por pratos da cultura ribeirinha e da gastronomia mato-grossense, tendo também uma influência da cozinha internacional. 

    Por ali é possível encontrar 26 tipos de pratos preparados a partir de oito peixes: pacu, piraputanga, matrinxã, dourado, cachara, pintado, lambari e arraia. É servido também o jacaré, cujo rabo é ingrediente principal de um prato único. Pelo delivery, o cardápio varia. Entre os destaques há o pintado grelhado ao molho de alcaparras e pimenta biquinho, que acompanha arroz, farofa de banana, purê e vinagrete (serve duas pessoas) e o Super Peixada Especial Lélis, que vem com filé de pintado à milanesa, ventrecha de pacu, mojica de pintado, banda de pacu no sal grosso assada na brasa e que acompanha arroz, farofa de banana e pirão (serve quatro pessoas).

    Rua Marechal Mascarenhas de Morães, 36 – Duque de Caxias II. Pedidos pelos telefones: (65) 3322-9195 e (65) 99981-6644. Delivery também pelo site e iFood.

    Mais Recentes da CNN