Onde os chefs comem? Com Antônio Albaneze, do restaurante Mangaba, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Chef Antônio Albaneze, do restaurante Mangaba
Chef Antônio Albaneze (Foto: Isabela Maiolino)

As raízes afetivas e regionais são o ponto de partida do processo culinário de Antônio Albaneze. O chef é natural de Corumbá, porta de entrada para uma das regiões mais incríveis do país: o Pantanal. Assim, como um bom pantaneiro, sua culinária não poderia ser diferente, levando à mesa uma forte “brasilidade”.

No setor há quase duas décadas, Albaneze começou atuando no mercado regional à frente de casas como o Restaurante Antonellos e Alba. Durante 11 anos, assumiu a gerência de eventos da Fundação de Cultura e Turismo da prefeitura de Corumbá.

Em São Paulo desde 2017, o chef seguiu se dedicando a um tipo de culinária que valoriza a riqueza e a diversidade regionais. Assim, desde o final de 2020, ele assumiu o posto de chef executivo do Mangaba, restaurante em Moema que promete “aflorar sabores e contar histórias da nossa terra”.

Valorizando os mais diferenciados ingredientes do Brasil, o restaurante oferece algumas receitas saídas diretamente do caderninho escrito à mão da avó de Antônio. Por ali há o polpetonne recheado com banana da terra e queijo, acompanhado por um fetuccine ao pesto de rúcula, jambu e castanhas – combinação inusiada do próprio Antônio – e também delícias como picadinhos de mignon com molho roti, arroz, farofa de torresmo, ovo estalado e banana à milanesa.

Leia mais
CNN Viagem & Gastronomia: aprenda a fazer o Arroz Carreteiro Pantaneiro
Pantanal, um refúgio na natureza
Restaurante Naia abre em São Paulo e coloca à mesa peixes e frutos do mar

Fora da cozinha do Mangaba, Antônio também experimenta outras culinárias e entrega quais suas casas e comidas prediletas em São Paulo – além de uma especial em Maceió. Confira:

Jardim de Napoli

Prato tradicional, o polpetone à parmegiana do Jardim de Napoli é recheado com mussarela e coberto com molho de tomate e parmesão (Foto: reprodução/Instagram)

O Jardim de Napoli é uma das cantinas italianas mais tradicionais da cidade, aberta em 1949. O polpettone dali é um bolo de carne moída recheado com mussarela, empanado com farinha de rosca especial e coberto com molho de tomate e parmesão. É fantástico principalmente quando acompanhado de um bucatini ao sugo. Fora os antepastos, como a berinjela, pimentão, azeitonas gregas, entre outros, que também são de muita qualidade.
R. Martinico Prado, 463 – Vila Buarque. Delivery via site e iFood.

Jardineira Grill

Um dos cortes do Jardineira (Foto: reprodução/Instagram)

A churrascaria tem um bufê de muito bom gosto. As carnes são de ótima qualidade, suculentas. Além das vermelhas, eles também servem peixes, como salmão e hadoque defumados. Vale ressaltar que o atendimento da equipe é ótimo e cordial.
Av. dos Bandeirantes, 1001 – Vila Olímpia. Delivery via Rappi.

Ohka

O Ohka é um restaurante japonês sofisticado, surpreendente e de qualidade ímpar. Tive a oportunidade de ser atendido pelo Robson, diferenciado sushiman e um dos proprietários da casa, que me apresentou um imperdível menu-degustação. Ali há uma boa oferta de peixes frescos e frutos do mar servidos em duplas de sushi.
R. Prof. Carlos de Carvalho, 105 – Itaim Bibi. Delivery via WhatsApp.

Fazenda Churrascada

Fazenda churrascada SP
Fazenda Churrascada, que fica num casarão no Morumbi, virou um dos endereços mais badalados da cidade (Foto: divulgação)

Uma das melhores carnes de São Paulo! A Fazenda Churrascada abriu as portas em agosto de 2020 num casarão no Morumbi. O cardápio é assinado pela churrasqueira e consultora Paula Labaki e conta com parrilla de muito bom gosto, cortes tradicionais e pratos exclusivos, a exemplo do bolinho de costela defumada e a barriga pururucada com barbecue de Bourbon.
Casa da Fazenda Morumbi – Av. Morumbi, 5594 – Morumbi. Delivery via iFood e WhatsApp.

Maria Antonieta (Maceió)

O Maria Antonieta não fica em São Paulo, mas não poderia deixar de colocá-lo na lista. Trata-se de uma escolha afetiva: configura como um dos melhores restaurantes italianos que já fui. Localizado na Jatiúca, perto da praia, ali provei um delicioso ravioli de ovo caipira com salsa de trufa. Além disso, sua carta de vinhos é fantástica: apreciei um vinho branco da uva Fiano, raro e maravilhoso. Não se acha em outro lugar!
Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 150 – Jatiúca, Maceió. Delivery via iFood e WhatsApp.