por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

CNN Viagem & Gastronomia: aprenda a fazer o Arroz Carreteiro Pantaneiro

Cozinheira Elisângela Valdez, do Refúgio Ecológico Caiman, entrega a receita e o preparo de um dos pratos típicos da região

Ouvir notícia
Arroz Carreteiro Pantaneiro, prato saboroso e típico da região

Que tal um prato típico pantaneiro? No 3º episódio do CNN Viagem & Gastronomia* Daniela Filomeno faz uma imersão no Pantanal, destino que é abrigo da maior fauna do continente sul-americano, além de admiráveis espécies de plantas e vegetações. Outra fonte de admiração é a culinária autêntica e suas tradições.

No programa, a cozinheira Elisângela Valdez, do Refúgio Ecológico Caiman, instalação que promove o ecoturismo no Pantanal sul-mato-grossense, faz o Arroz Carreteiro Pantaneiro, prato saboroso e típico da região. Típico também foi o horário que se comeu – e que se come – a iguaria: logo nas primeiras horas do dia. “Para quem trabalha no campo, o café da manhã precisa ser assim, bem reforçado”, explica Elisângela. Ovos fritos, farofa, suco e geleia de acerola, queijo e bolinho de chuva acompanham a refeição. Dani acompanhou tudo de pertinho e, claro, ajudou no preparo da receita.

Veja mais
Saiba tudo sobre o Pantanal
Pantanal, um refúgio na natureza
Corumbá, turismo no coração do Pantanal

Daniela Filomeno_Pantanal
Junto ao Arroz Carreteiro, suco de acerola fresco, café, geleia e queijo (Foto: Reprodução CNN Viagem & Gastronomia)

Aprenda a fazer o Arroz Carreteiro Pantaneiro

Receita:
300 gramas de carne-seca
3 xícaras de arroz
6 xícaras de água fervente
1 colher de sopa de molho shoyu
Tempero a gosto

Modo de preparo:
Corte a carne de sol em cubos. Coloque para dessalgar por duas vezes, trocando sempre a água. Seque a carne na panela. Na sequência, adicione o óleo para fritar. Acrescente tempero a gosto (sal, cebola e alho). Em seguida, acrescente o arroz. Mexa bem, deixando fritar um pouco e, na sequência, coloque a água fervente. Adicione também 1 colher de sopa de molho shoyu. Após o cozimento, decore com ovos fritos.

*O programa CNN Viagem & Gastronomia vai ao ar todo sábado, às 21h, na CNN Brasil. A CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir. Reprise: domingo (23), às 03h50, 13h10 e 20h40; Segunda-feira (24), às 02h00

 

Mais Recentes da CNN