por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Onde os bartenders bebem? Com Adriana Pino, do Flora Bar, em São Paulo

Quer saber onde os bartenders mais famosos do Brasil bebem? Adriana Pino, sócia e head bartender do Flora Bar, em São Paulo, abre o jogo!

Adriana Pino, head bartender e sócia do Flora Bar, nos Jardins
Adriana Pino, head bartender e sócia do Flora Bar, nos Jardins Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo

Ouvir notícia

Dos 40 anos de Adriana Pino, 15 são de bar. Em toda essa trajetória atrás do balcão, a bartender foi coroada em 2018 a campeã brasileira do World Class, maior campeonato de coquetelaria do mundo.

O começo, porém, não foi tão prestigiado como agora. Como ela mesma compartilha em suas redes sociais, o início na coquetelaria era só um extra, e os amigos e família não sentiam orgulho em saber de seu trabalho – que exigia que ela ficasse até “altas horas servindo bebidas alcoólicas”.

Com o tempo, Adriana se aprofundou nos conhecimentos da coquetelaria e na técnica, fazendo-a se apaixonar ainda mais por esse mundo. Amigos então se tornaram clientes e clientes se tornaram amigos.

Hoje, ela atua como consultora de bares, com clientes espalhados pelo Brasil, como Fortaleza, Uberlândia, Campos do Jordão, no estado do Acre… A lista é grande. Em São Paulo, atua como sócia e head bartender do novato Flora Bar, nos Jardins, e também possui uma empresa de eventos focada em bares de casamento.

Na cidade, seu nome está por trás das cartas do Piccolo, do MÉZ e do Davo. Provando não parar por aí, ela lançou recentemente um site com vendas on-line de kits de drinks e presentes voltados aos apreciadores da boa coquetelaria.

Fora dos balcões e de seus negócios, Adriana frequenta bares imperdíveis e compartilha seus endereços favoritos para um bom drink em São Paulo:

Bar Boca de Ouro

Drink Macunaima do Boca de Ouro
Macunaíma, drink do Bar Boca de Ouro que leva cachaça, fernet branca e limão/Foto: Pablo Lobo

É um dos points mais conhecidos para se beber bem na cidade. Localizado em Pinheiros, o Boca de Ouro é famoso tanto para as pessoas que trabalham na coquetelaria quanto para aqueles que apenas gostam de um bom drink.

Além do Macunaíma, que replico em quase todos os meus menus e que leva cachaça, fernet branca e limão, indico pedir o Lovers Rock. Ele é feito com rum zacapa, Amaro lucano, vermute seco e fernet.
Rua Cônego Eugênio Leite, 1121, Pinheiros, São Paulo – SP. Delivery via iFood e WhatsApp: (11) 4371-3933.

Guarita Bar

Também em Pinheiros, próximo à Vila Madalena, o Guarita faz bonito entre os bons bares de São Paulo. Quem está à frente das criações dos drinks é o sócio e bartender Jean Ponce.

No bar, sempre peço o clássico Rabo de Galo, que tem base de cachaça, ou o Guarita Sal e Pepino, feito com gim e concentrado de maracujá: é delicioso e o sal faz toda diferença no drink. Fora do balcão, vale experimentar também o bolovo da casa.
Rua Simão Álvares, 952 – Pinheiros, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3360-3651.

Guilhotina Bar

O Guilhotina foi eleito o 15º melhor bar entre os 50 melhores do mundo em 2019 pela prestigiada premiação World’s 50 Best. O balcão possui grandes lâmpadas pendentes, que trazem charme na decoração, e as inúmeras garrafas de bebidas ficam em prateleiras em frente a uma parede de tijolinhos aparentes.

Para mim, o menu todo é surpreendente. Dos autorais aos clássicos (são mais de 140 possibilidades que podemos pedir), tudo é gostoso e bem feito. Minha sugestão, e o que faço, é sentar em frente ao bartender e deixar que ele escolha os drinks da noite.
Rua Costa Carvalho, 84 – Pinheiros, São Paulo – SP . Tel: (11) 3031-0955.

Bar Bagaceira

Garabaldi bar bagaceira
Garibaldi do Bagaceira, um dos coquetéis mais pedidos do local. O drink leva Campari e suco de laranja /Divulgação/Bar Bagaceira

Próximo ao metrô Santa Cecília, o Bar Bagaceira também abre durante o almoço e serve pratos à la carte e executivo, que acompanha a entrada do dia. Os petiscos também são elogiados, como o bolovo de porco – que faz sucesso nas redes sociais do estabelecimento.

Entre os coquetéis, há batidinhas de sabores do dia, clássicos de boteco (como o Macunaíma e o Rabo de Galo), e os mais pedidos, como o Garibaldi, Caju Amigo, Café Negroni, além dos autorais. Minha sugestão é pedir o Americano Besta, feito com Campari, mix de vermutes e club soda.
Rua Frederico Abranches, 197 – Vila Buarque, São Paulo – SP

Picco

geraldo errado drink picco
Geraldo Errado, drink autoral do Picco que leva espumante de caju, vermute tinto, campari, folha de limão e casca de cítricos/Foto: Tales Hidequi

Para finalizar, indico o Picco, bar que tem uma carta de drinks deliciosa e pizzas napolitanas sensacionais. Fica próxima à Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, e, além das bebidas e comidas, reúne música e artes visuais.

Minha dica é experimentar o Geraldo Errado, coquetel autoral que leva espumante de caju, vermute tinto, folha de limão kaffir, campari e casca de cítricos. Para mim, não tem erro!
Rua Lisboa, 294 – Pinheiros, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3081-0066 ou WhatsApp: (11) 99307-7651. Delivery via telefone, iFood e Rappi.


Mais Recentes da CNN