por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    The Yeatman: o luxuoso hotel em Portugal com uma adega de 30 mil garrafas de vinho

    Hotel na cidade Vila Nova de Gaia possui ainda um restaurante duas estrelas Michelin, spa com tratamento a base de uvas e as melhores vistas para o Porto

    The Yeatman fica ao lado das caves de vinho do Porto em Gaia e possui as melhores vistas para o Porto
    The Yeatman fica ao lado das caves de vinho do Porto em Gaia e possui as melhores vistas para o Porto CNN Viagem & Gastronomia

    Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

    Porto, Portugal

    Ouvir notícia

    Considero Porto uma das cidades mais apaixonantes de Portugal. Situado na foz do Douro, onde o rio beija o mar, aqui encontramos tudo o que o país nos oferece de melhor: gastronomia aguçada, construções históricas e uma vida cultural pulsante.

    Junte isso a uma hotelaria caprichada e, então, temos uma experiência completa. Mas é em Vila Nova de Gaia, cidade do outro lado do Douro que possui as melhores vistas para o Porto, que fica um dos hotéis mais incríveis da região: o The Yeatman.

    Vizinho às caves dos mais famosos produtores de vinho do Porto, o hotel cinco estrelas nos surpreende nos mínimos detalhes.

    Seja pelas paisagens para o Douro e para a ribeirinha do Porto, pelo aspecto vínico que preenche todos os cantos ou ainda por seu restaurante duas estrelas Michelin, o hotel é como um oásis em uma das cidades mais povoadas de Portugal.

    O hotel

    Inaugurado em 2010, o The Yeatman é como um resort urbano e ocupa uma área de mais de 30 mil metros quadrados numa construção em efeito cascata. Isso significa que o lobby fica no último andar e as acomodações se espalham pelos andares inferiores.

    A decoração é baseada num estilo mais clássico inglês, que é complementada com a hospitalidade portuguesa.

    Localizado no coração de uma das capitais europeias do vinho, o centro do Porto está apenas alguns minutos de caminhada do hotel (a dica é descobrir a cidade a pé!); já o Aeroporto Internacional do Porto fica a 20 minutos de carro.

    Interessante é que, aqui, percebemos que não é somente a proximidade das caves que alimenta o tema vínico. Toda nossa experiência no The Yeatman, na verdade, gira em torno da bebida.

    O spa possui tratamentos a base de uvas, os quartos possuem nomes e objetos que remetem a renomados produtores de vinhos portugueses e o hotel fica a apenas alguns passos do WOW, complexo que funciona como um “quarteirão cultural” e é voltado ao mundo do vinho.

    Acomodações

    Ao todo são 109 quartos e 20 suítes, e cada um deles possui um amplo terraço com vistas diretas para a cidade do Porto. Dos quartos é possível ver a ribeira, a Ponte D. Luís I e avistar até pontos turísticos imperdíveis, como a Torre dos Clérigos e outras partes do centro.

    Cada um dos quartos recebe o nome de um produtor de vinho português, em que o interior dos aposentos é recheado com quadros e objetos, como garrafas de vinhos, que são alusivos à região e as tradições daquela determinada marca.

    As acomodações se dividem em quatro categorias: quartos executivos, superiores, superiores deluxe e as suítes, que se ramificam ainda em diferentes estilos e tamanhos.

    As suítes menores possuem 40 m²; já a maior delas, a suíte presidencial, possui 170 m², em que inclui cama em formato que se assemelha a um barril. A suíte presidencial ainda se abre para uma varanda de cerca de 115 m² – um telescópio na sala de leitura ajuda os hóspedes a apreciar ainda mais a vista que o exterior proporciona.

    Gastronomia estrelada

    Além de ser um dos hotéis mais emblemáticos de toda a região, um dos pontos altos do The Yeatman reside em sua gastronomia. O restaurante principal do pedaço, que carrega exatamente o mesmo nome do hotel, detém não apenas uma, mas duas estrelas Michelin.

    Sob a batuta do chef Ricardo Costa, uma das referências da gastronomia portuguesa que ganhou sua primeira estrela Michelin aos 28 anos, a cozinha do restaurante é descrita como de “imaginação”, em que os sabores tradicionais portugueses chegam à mesa com uma pegada contemporânea.

    Além da adega ser exaltada pelo tradicional guia como uma das melhores de todo o país, destaco o menu degustação do restaurante, que é inovador e nos apresenta ingredientes sazonais com equilíbrio de sabores.

    Ao lado do chef, pude ter uma refeição memorável no restaurante enquanto filmava a quarta temporada do CNN Viagem & Gastronomia. Foi um almoço descrito pelo chef como “não complexo”, em que remontou algumas tradições portuguesas de forma inventiva.

    A começar, experimentei um sanduíche de frango de churrasco, em que é servida a pele crocante com o sabor do frango de churrasco do Algarve. O segundo snack baseou-se num crocante de alga nori com lírio e pepino.

    Depois foi me servido um prato novo, que entrou para o cardápio neste ano: couve-flor, zamburiñas (que são como mini vieiras) e molho de cural. Para o prato principal, porco preto com trufas negras com morilles, um tipo de cogumelo. Em suma, é uma verdadeira viagem por sabores deliciosos que nos deixam em estado de deleite.

    No cardápio, encontramos ainda uma variedade de peixes e produtos para lá de frescos que combinam especialidades regionais. O menu degustação sazonal sai por € 210 por pessoa, com a possibilidade de harmonização com vinho que nos leva a uma viagem pelas vinícolas de Portugal.

    O hotel ainda possui o Restaurante The Orangerie, que oferece um menu descontraído desenhado pelo chef Ricardo Costa, e também o Dick’s Bar e Bistro, que serve comidinhas ao longo do dia também curadas por Ricardo.

    Aqui, petiscos são melhor apreciados ao lado de coquetéis e, claro, copos ou garrafas de vinho. Assim como os cômodos principais do hotel, o espaço possui um terraço panorâmico com vislumbres encantadores para o Porto – o pequeno almoço, como é chamado o café da manhã, é servido num salão com janelas que proporcionam vistas diretas para o outro lado do Douro.

    Adega com 30 mil rótulos

    Dada a ligação com o vinho, assim como o zelo pelos rótulos e produtores, o The Yeatman possui ainda uma Diretora de Vinhos. Microbióloga de formação, Elisabete Fernandes cuida das cerca de 30 mil garrafas da adega, chamada aqui de garrafeira, em que cerca de 94% dos rótulos são nacionais.

    Percebi que o vinho é tratado do jeito que tem que ser: como um elo de prazer, de conforto e alegria. Ao lado da sommelière, fiz uma degustação em que rodei Portugal sem sair do Porto. Ao todo, são cerca de 109 parceiros vínicos – o mesmo número de quartos – associados ao hotel.

    Parte da garrafeira do The Yeatman, que possui cerca de 30 mil garrafas, a maioria de procedência portuguesa / Divulgação/The Yeatman

    Como de se esperar, o final da degustação foi brindado com um vinho do Porto, o Taylor’s Single Harvest de 1968 engarrafado em 2018, o qual possui 50 anos.

    Por falar em produtores, o hotel também promove jantares vínicos. Todas as quintas-feiras ocorre um jantar com a presença de um dos produtores de vinho português em que, na ocasião, são preparados quatro pratos principais e feita uma harmonização entre cada vinho e cada prato.

    Experiências: tratamentos com uvas

    Para completar as experiências, o hotel ainda possui um spa de 2 mil m² com dez salas de tratamento, salas de relaxamento, imersões de banho em barril, hammam (banho turco) e sauna.

    São oferecidas as mais variadas massagens e ainda os mais diferentes tratamentos que, em sua maioria, utilizam produtos com base em ingredientes extraídos da vinha, com propriedades antioxidantes.

    Daniela Filomeno em uma das salas do spa do The Yeatman com vista privilegiada para a cidade do Porto / CNN Viagem & Gastronomia

    Ainda completam a experiência de um resort urbano as piscinas interior e exterior, as quais, quase como um lema do hotel, possuem as melhores vistas para todo o Porto. Encontramos ainda academia completa, biblioteca e loja de vinhos. Vale frisar também que o ambiente é pet friendly.

    The Yeatman
    Rua do Choupelo, 4400-088 Vila Nova de Gaia, Portugal.
    Tel.: +351 220 133 100
    Site oficial.


    Mais Recentes da CNN