Já se imaginou na cratera de um vulcão ativo?

Ouvir notícia

Já pensou em fazer uma trilha em meio a lavas vulcânicas? Ou sobrevoar a cratera do mais ativo vulcão no mundo? Atrações assim, só em Big Island, no Havaí. É você vai se apaixonar!

Turismo no Havaí significa ver praias lindas, surfar, mergulhar, fazer snorkel e explorar a fundo a vida marinha. E também é o local para contemplar um vulcão ativo, um dos maiores espetáculo da natureza. Big Island, originalmente Hawai’i, abriga nada menos que cinco vulcões em seu território, sendo dois ativos (Kilauea e Mauna), um em repouso, um extinto e um embaixo d’água.

No sobrevoo é possível ver a exata divisão do avanço da lava na floresta (Foto: Daniela Filomeno)

O Kilauea é o maior vulcão ativo no mundo e também mais visitado. Em erupção desde 1963, jorra lava diariamente, fazendo o território de Big Island crescer a cada dia. Mais de 123,2 km² foram acrescentados à ilha. Já o Mauna Loa, maior vulcão do mundo, impõe sua grandeza a 10 mil metros de altura.

Leia mais:

Onde ver baleias no Havaí

Porque você vai se apaixonar pelo Havaí

Todos eles ficam na mesma região, no Hawaii Volcanoes National Park. Várias companhias oferecem passeios de helicóptero. Sobrevoar o parque nacional dos vulcões é um programa imperdível em Big Island. Durante o voo, dá para ver os veios vermelhos de lava quente e uma imensidão de lava prateada, leia-se com menos de duas semanas. Não deixe de observar o que restou de Kalapana, uma cidade que foi destruída em 1990 pela erupção do vulcão.

Cratera do Kilauea (Foto: Daniela Filomeno)

Você também pode caminhar pelo Parque Nacional do Vulcões ou subir até o cume do Mauna Kea de carro (1h30 de percurso). Por conta da altitude, vale fazer paradas para aclimatar. A partir do Jaggar Museum é possível ver a cratera do Kilauea.

Agora, se quiser ver a lava, diariamente o Centro de Informações tem um boletim de eventos vulcânicos para saber onde ela está escorrendo. Após percurso de carro, sempre terá uma boa caminhada. Uma aventura!

Mauna Loa, maior vulcão do mundo (Foto: Daniela Filomeno)

Além de vulcões, Big Island tem uma variedade de paisagens que vai desde florestas com dezenas de cascatas até praia de areia preta. O sobrevoo para uma visita e almoço em plena costa do Waipio Valley vale muito a pena – a vista é impressionante!

Piquenique em Waipio Valley (Foto: Daniela Filomeno)

A ilha tem muito a fazer, mas só depois de uns quatro dias de estadia para conseguir entender a imensidão da Big Island do Havaí.

Waipio Valley e suas dezenas de cachoeiras que desaguam no mar (Foto: Daniela Filomeno)

 

Confira também a matéria de onde ver baleias no Havaí! 

Onde ver baleias no Havaí

Mais Recentes da CNN