Os melhores hotéis de Paraty

Casas históricas, decoradas cada uma à sua maneira, mas com conforto digno do melhor da hotelaria contemporânea 

Casa Colonial - Paraty
Foto: Divulgação

Parece até que o charme das ruelas de Paraty reflete diretamente nos seus hotéis e pousadas. São casas históricas, decoradas cada uma à sua maneira, mas com conforto digno do melhor da hotelaria contemporânea.

Confira abaixo os melhores hotéis e pousadas para se hospedar na cidade histórica:

Pousada Literária

Situada no coração do Centro Histórico, a Pousada Literária é tombada pelo Patrimônio Histórico e um convite ao descanso cercado por sofisticação. Exuberância natural também é outro ponto alto do destino, que é oficial da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) desde 2012. A literatura, aliás, dá o tom da casa. Não à toa, há uma grande biblioteca por lá e o restaurante chama-se Quintal das Letras, super requisitado e aberto ao público.
Rua do Comércio, 362 / Tel: (24) 3371-1568

Casa Mar

A caminhada até a praia dura 5 minutos. Um pouco mais adiante, está o Centro Histórico. A ótima localização é apenas um dos diferenciais desta pousada, que está dentro de uma charmosa vila de pescadores. A piscina, por exemplo, tem vista livre para o mar e de lá vislumbra-se o pôr do sol. A decoração minimalista confirma a sofisticação e o conforto de todo o espaço garante dias de relax absoluto.
Rodovia BR-101, 565

Casa Turquesa

Em um casarão secular, o hotel boutique está a poucos passos do Centro Histórico. As amplas janelas e balcões dão charme ao espaço, assim como os tradicionais telhados típicos das residências coloniais. Ao redor da casa estão as montanhas, a igreja de Santa Rita, construída em 1722, a baía de Paraty e suas ilhas. A isso, soma-se os confortos da hotelaria contemporânea, como lençóis de algodão egípcio, as cores quentes, que colorem todo o hotel, e os materiais naturais, como madeira e pedra, para dar vida aos móveis e ares de praia chic à casa.
Rua Dr. Pereira, 50 / Tel: (24) 3371-1037

Casa Colonial

Também em um grande casarão colonial, este hotel boutique está na badalada Rua Geralda, tem um jardim encantador e é dividido em dois: a Casa Simon, com 5 confortáveis suítes, e a Casa Colonial 12, com 3 grandes quartos, ambas igualmente luxuosas, decoradas com esmero e aconchego máximo.
Rua Dona Geralda, 200 / Tel: (24) 97401-8036

Pousada da Marquesa

Em frente à Igreja Matriz, no Centro Histórico, um imponente conjunto de construções dos séculos XVIII e XIX forma a pousada, que funciona ali desde 1989. Como tudo em Paraty tem história, a hospedagem se orgulha em conservar características de tempos passados, a exemplo de retratos a óleo de antigos proprietários pendurados nas paredes que complementam o ambiente junto de móveis coloniais. No total há 20 apartamentos amplos e uma suíte, que contém dois ambientes, todos decorados individualmente e com peças autênticas do acervo familiar. A piscina quadrada é charmosa, rodeada de espreguiçadeiras e sombreada por árvores centenárias.
Rua Dona Geralda, 292, Centro Histórico / Tel: (24) 3371.1263

Pousada do Sandi

A pousada fica num casarão histórico com arquitetura do século XVIII que estava abandonado até o início dos anos 1980. Porém, após seis anos de reforma, nasceu o Sandi, uma das primeiras pousadas de luxo do pedaço. Ali o contemporâneo e o colonial se misturam com maestria, em que a decoração tropical é recheada de obras de artistas locais. São 27 acomodações de tamanhos e categorias diferentes ligadas pelo conforto. Em comemoração aos 30 anos, a pousada passou por melhorias: a paleta de cores para lá de colorida, mas sem exageros, é uma ode às maravilhas de Paraty, assim como os pisos originais de madeiras nobres foram restaurados. Ainda há uma memorabilia de cinema, incluindo um projetor 35 mm, cartas originais de Rita Hayworth para Jack Warner e recordações de Alfred Hitchcock, refletindo o ramo em que a família proprietária atua.
Largo do Rosário, 01, Centro Histórico / Tel: (24) 3371-2100