Casa Turquesa: a sua casa em Paraty

Há 13 anos, hotel no Centro Histórico da cidade encanta turistas do mundo inteiro com aconchego, atendimento personalizado e luxo despretensioso

Ouvir notícia

Quando a empresária Tetê Etrusco abriu as portas da Casa Turquesa em Paraty, há 13 anos, a imaginou exatamente desta forma: como um lugar que seria reconhecido e procurado por aqueles que buscam locais mais acolhedores, exclusivos e intimistas em suas viagens.

Empresária Tetê Etrusco em uma das janelas de sua Casa Turquesa, em Paraty (Foto: Guido Nietman)

Conhecida por seus amigos e familiares como uma pessoa que acolhe e prepara uma recepção como ninguém, Tetê levou para cada canto de seu hotel toda atenção e capricho de sua personalidade. Se resolver passar uns dias por lá, você certamente a verá em algum momento conferindo se está tudo impecável para seus hóspedes e, de quebra, poderá receber dicas preciosas de quem conhece a cidade como a palma de sua mão. Sua relação com o lugar é de longa data.

Localizada no centro histórico de Paraty em um dos típicos casarões coloniais do fim do século XVII, a Casa possui nove quartos separados em três categorias. Espaçosos e decorados com muito bom gosto – assim como todas as instalações do hotel – eles têm características próprias. Suas janelas dão para variadas vistas, mas sempre com muita tranquilidade, longe da agitação e garantindo seu sono tranquilo. Ao redor da casa estão as montanhas, a Igreja de Santa Rita, construída em 1722, a baía de Paraty e suas ilhas.

Leia mais:
Paraty: história e dicas práticas para a sua viagem
Onde comer, passear e fazer boas compras em Paraty
Bons ‘Happy Hours’ em Paraty, por Tetê Etrusco

Há nove quartos no hotel. Todos cercados de tranquilidade e silêncio para sua noite de sono (foto: divulgação)

“Busco fazer a diferença em cada detalhe e gosto de colocar alma e autenticidade em todas as experiências da Casa Turquesa. Quero que os hóspedes se sintam cuidados, com ações personalizadas e pensadas com carinho para cada um deles. O atendimento caloroso e atencioso de nossa equipe, sempre à disposição e preocupados para que cada estadia seja perfeita, é também uma característica muito própria nossa”, ressalta Tetê.

Casa Turquesa, Paraty (foto: divulgação)
Casa Turquesa, Paraty (foto: divulgação)

Estar “em casa” e ao mesmo tempo ter um atendimento de hotel de altíssimo padrão é a grande experiência que a Casa Turquesa te proporciona. Um hotel que carrega o tradicional e o contemporâneo no mesmo espaço, com um luxo despretensioso, encontrado na personalização, no conforto, nos móveis, nos lençóis e em cada detalhe, faz com que sua passagem pela charmosa Paraty seja ainda mais mágica.

Uma piscina para relaxar, uma biblioteca para viajar para onde quiser entre diversos títulos, uma boutique para fazer suas comprinhas e o famoso bar para tomar o drinque da casa ‘Dry Turquesa’ – feito com cachaça típica da região, curaçau e um toque de limão – são alguns dos espaços da casa, que também conta com um charmoso lounge e gazebo.

Em tempos de pandemia, os cuidados estão redobrados. Na entrada, um espaço com chinelos novinhos para você calçar, sem entrar com os que vêm da rua.

O café da manhã está incluso nas diárias. Tetê foi uma das primeiras a definir o conceito de ‘café da manhã sem hora’, nos hotéis da cidade. Ele fica disponível até a hora do último hóspede terminar a refeição e é servido diretamente na mesa, com grande variedade de delícias – doces e salgadas – e algumas surpresinhas. Para o almoço ou jantar, caso não queira sair do hotel, há também um cardápio que atende muito bem o propósito.

Café da manhã da Casa Turquesa é servido diretamente na mesa e não tem hora para acabar (foto: divulgação)

Uma casa tipicamente brasileira – com algumas referências francesas – criada por uma brasileira apaixonada pelos dois países, mas mais ainda: fascinada por Paraty. Um espaço que encantou e se tornou queridinho de turistas de todas as partes do mundo, que têm apenas uma certeza quando vão à cidade: que ao se hospedarem na Casa Turquesa estarão definitivamente…. em casa!

Rua Doutor Pereira, 50 – Centro Histórico /Tel.: (24) 3371-1037

Mais Recentes da CNN