Bonito para crianças: passeios imperdíveis para curtir com os pequenos

Destino de ecoturismo no Mato Grosso do Sul é ideal para as mais diversas idades e reserva muitas aventuras em meio à cenários deslumbrantes

Ouvir notícia
Crianças se divertem com boias e na tirolesa acima da água no Balneário do Sol, em Bonito (Foto: reprodução/site/Balneário do Sol)

Bonito é um dos destinos mais espetaculares do Brasil, uma junção perfeita entre as influências do Pantanal e as exuberâncias sul-mato-grossenses. Suas águas cristalinas, cachoeiras, trilhas e balneários levam todos a mergulhar de cabeça na natureza e a aproveitar o melhor do ecoturismo. E mais notícia boa: as crianças são mais do que bem-vindas nos passeios da região.

As inúmeras atividades podem ser aproveitadas pelas mais variadas faixas etárias. Por ali, a diversão em meio ao cenário natural é garantida e os pequenos aventureiros deixarão os eletrônicos de lado para brincar nas águas e realizar atividades mais radicais, como tirolesa e trilhas.

Flutuações, cachoeiras e interação com animais também fazem parte das dinâmicas mais encontradas na região, estimulando desde cedo o contato da criançada com a natureza e possibilitando momentos de lazer em família.

Vale ressaltar que a maioria dos passeios por ali recebe crianças, mas alguns possuem uma restrição de idade mínima a partir dos 5 anos. A dica é comprar os passeios nas agências com antecedência e se informar sobre as exigências de cada local. A seguir, confira dicas dos melhores passeios e atrações com crianças em Bonito:

Leia mais
Saiba tudo sobre Bonito
Onde se hospedar em Bonito: dicas de pousadas e hotéis na capital brasileira do ecoturismo
Onde comer em Bonito: os melhores restaurantes e pratos da região
Bonito: os programas imperdíveis de Daniela Filomeno

Nascente Azul

Nascente Azul em Bonito
Flutuação na Nascente Azul, um dos lugares mais bonitos da região e ideais para as mais diversas idades (Foto: Flávio André)

A 29 km do centro de Bonito, o local pode ser definido como um complexo de ecoturismo recheado de atividades ideais para todos os tipos de idade. Várias são as atrações recomendadas para a criançada, a exemplo da maior tirolesa do estado, que possui quase 500 metros e passa por cachoeiras que compõem o cenário natural.

Falando em atividades radicais, a propriedade também possui um pêndulo, que proporciona um emocionante balanço que desafia os limites da gravidade a muitos metros do chão. No balneário, o Aqualoko garante a diversão de todos: um circuito com pontes suspensas sobre as águas do lago abre o sorriso de crianças e adultos.

A flutuação, um dos passeios mais tradicionais e imperdíveis de Bonito, também acontece por ali. Tudo começa por uma trilha tranquila em meio a paisagem exuberante ao lado do rio. Após todos trajarem as roupas e equipamentos especiais, um treinamento é feito com os visitantes. Já no rio e com snorkel no rosto, os turistas podem contemplar a incrível água azul-turquesa, fruto da reflexão da água, e nadar ao lado de diversas espécies de peixes.

Cascata, cachoeira, praia de água doce, piscina ecológica e tirolesa aquática ainda completam toda a experiência. Vale ressaltar que os visitantes desfrutam das atividades sob supervisão de monitores capacitados.
Rodovia Bonito Bodoquena, Km 22. WhatsApp: (67) 99209-1234. Site oficial: https://nascenteazul.com.br/

Parque Ecológico Rio Formoso

Arvorismo no Parque Ecológico do Rio Formoso, em Bonito
Arvorismo no Parque Ecológico do Rio Formoso (Foto: divulgação)

De fácil acesso, a apenas 7 km da rodovia asfaltada desde o centro da cidade, o parque é cortado pelo Rio Formoso, que possui águas claríssimas e atividades aquáticas. Ali, o caiaque e a tirolesa são passeios bem procurados e que garantem o passatempo das mais variadas idades.

As águas calmas do entorno proporcionam um passeio tranquilo de caiaque, ideal para apreciar as belezas naturais e verdes que formam o local. O Formoso Adventure é um pacote do parque que contempla todos os passeios, como boia cross, stand up paddle, entre outros, e ainda a tirolesa, atividade radical que passa no meio da mata e dá para uma plataforma que leva os visitantes a uma trilha suspensa.

Arvorismo, flutuação e passeio com cavalo completam os passeios. Após um dia de diversão ao lado dos pequenos, o balneário dali oferece uma área tranquila para descanso.
Rodovia Bonito Guia Lopes, Km 7. WhatsApp: (67) 99223-6111. Site oficial: https://www.parquerioformoso.com.br/

Balneário do Sol

balneario do sol em Bonito
Crianças na parte rasa do Rio Formoso no Balneário do Sol; local ainda conta com parquinho, tirolesa e trampolim (Foto: reprodução/site/Balneário do Sol)

Logo às margens do Rio Formoso, o Balneário do Sol é uma área de lazer com diferentes atividades na natureza, um ótimo espaço para passar o dia com a família. Ali há a possibilidade de nadar em piscinas naturais e no próprio rio, entre piraputangas, curimbas e dourados. Atraentes cachoeiras também fazem parte do cenário.

Para os pequenos, atividades como tirolesa, trampolim, parquinho infantil e banho de rio em local raso garantem a diversão. Ficar lado a lado com espécies de aves e macacos e ainda tirar fotos montado num búfalo ou abraçado com uma lhama garantem contato dos baixinhos com os animais e complementam a experiência.

O ingresso é na modalidade day use, em que é possível permanecer ali o dia todo e aproveitar toda a estrutura, que conta ainda com restaurante, lanchonete, vestiários, quadras de vôlei e futebol de areia, mesa de jogos e churrasqueira.
Rodovia do Turismo, Km 8 – Zona Rural. Tel: (67) 3255-3500. Site oficial: https://balneariodosol.tur.br/

Leia mais
Ecoturismo no Brasil: a tendência que veio para ficar no pós-pandemia
10 destinos nacionais para se isolar em tempos de pandemia
Pantanal, um refúgio na natureza

Barra do Sucuri

Flutuação no Rio Sucuri
Flutuação no Rio Sucuri, passeio indicado para crianças e adultos (Foto: Daniel De Graville)

As águas transparentes do encontro entre os rios Sucuri e Formoso deixam o passeio no local ainda mais divertido e especial. A 17 km do centrinho da cidade, a Barra do Sucuri localiza-se dentro de uma propriedade de 45 hectares.

Por ali, a atração para todas as idades é o próprio encontro das águas, em que os visitantes sobem num barco elétrico e desembarcam em um deque flutuante. Dali, junto dos instrutores, os visitantes seguem para a flutuação nas águas calmas e límpidas do Rio Sucuri.

É um passeio lindo e as crianças – assim como os adultos – ficam encantadas com a visão clara dos jardins subaquáticos, que mais se parecem com um mundo novo e colorido.
Rodovia Bonito/Fazenda América, Km 17 – Zona Rural. Site oficial: https://www.sucuri.com.br/

Balneário Municipal

Balneario Municipal em Bonito
Vista aérea do Balneário Municipal, espaço com quadras, churrasqueiras e ideal para nadar ao lado dos peixes (Foto: viaer.com.br )

De fácil acesso, o local de banho é um dos mais próximos do centrinho da cidade, a apenas 6 km das ruas principais de Bonito. O Balneário Municipal é um espaço público que conta com ótima estrutura para ir com as crianças, recomendado para um piquenique em família e banhos revigorantes nas águas rasas do Rio Formoso, repleto de peixes.

Para aproveitar mais o dia, as famílias podem usar as churrasqueiras dali. O lugar ainda é equipado com lanchonetes, quadras e banheiros. Como é próximo do centro e atende todos os públicos, a dica é tentar frequentar o espaço em dias de semana ou na baixa temporada, a fim de se evitar filas e aglomerações.
Rua Cel. Pílad Rébua, 1780. 

Rio do Peixe

Rio do Peixe, em Bonito
Uma das cachoeiras ao longo do trajeto no Rio do Peixe, recomendado para todas as idades (Foto: Hudson Garcia)

O passeio de trilha e cachoeiras no Rio do Peixe é um dos mais tradicionais e imperdíveis da região. Dentro da Fazenda Água Viva, o passeio inicia-se com a trilha, em que araras, tucanos e até macacos interagem e dão boas-vindas aos visitantes. Ao longo do caminho, paradas para banho em belas cachoeiras alegram os turistas e rendem registros perfeitos para as redes sociais.

Tirolesas e trampolins para salto complementam a experiência e dão um toque radical aos jovens e adultos que buscam uma adrenalina a mais. O bom é que algumas cachoeiras ficam pertinho da sede, em que a caminhada é menor e a diversão é garantida.

Na volta para a sede da fazenda, pode-se tirar fotos com araras de diferentes espécies e ainda desfrutar de um almoço no estilo sul-mato-grossense. O espaço conta ainda com bar, sanitários, vestiários, duchas e redário. Com todas as atividades oferecidas, recomenda-se tirar um dia inteiro para aproveitar o passeio.
Fazenda Água Viva, 35 km de Bonito. Tel: (67) 3255-3515 / 9986-4645. 

Confira o programa CNN Viagem&Gastronomia em Bonito:

Mais Recentes da CNN