Desbravando Portugal com Klébio Damas

Ouvir notícia

Por Klébio Damas

Quando falamos de Portugal, inicialmente vem à mente as cidades de Lisboa e Porto, que são as mais movimentadas do país, e os pasteizinhos de Belém. Estive por lá em duas vezes e pude conferir um pouco da vasta e rica história portuguesa

Klébio Damas em Portugal (Foto: acervo pessoal)
Klébio Damas em Portugal (Foto: acervo pessoal)

A meu ver, a Torre de Belém é um dos pontos turísticos mais interessantes, e perto de lá é possível conferir o mais famoso e tradicional Pastelzinho de Belém. Dizem que o doce foi criado na “Fábrica Pastéis de Belém”, loja que se encontra aberta até hoje. Outro lugar que gosto muito e também vende o pastel de nata é a rede “Manteigaria”, uma rede local muito grande. Há uma competição para saber qual o melhor pastelzinho e eu particularmente prefiro o da “Manteigaria”.

Outra iguaria imperdível de Portugal é a “francesinha”. É um lanche gigante com pães de forma que inclui linguiça e batata-frita, que resulta em uma mistura sensacional, muito gostosa e que sempre faço questão de consumir quando vou a Portugal, fazendo eu me sentir totalmente inserido na cultura local.

O que mais impressiona com relação a Portugal é a história do país. Há lugares que estamos acostumados a estudar aqui no Brasil, principalmente porque a nossa história é ligada a deles. É interessante viver a experiência e acompanhar o dia-a-dia de cidades como Lisboa.

Veja também:

Lisboa, a capital da gastronomia por Daniela Filomeno
Portugal: guia definitivo de Porto, Douro e Lisboa
8 atrativos para sair do básico em Portugal

Porto é uma cidade ainda mais turística, e que me chamou bastante atenção. O centro histórico é bem bonito, você consegue fazer tudo a pé, e seu cartão-postal mais famoso é a “Ponte D.Luíz I”, que foi feita pela mesma pessoa que construiu a Torre Eiffel de Paris, o alemão Théophile Seyrig. Por muito tempo foi considerada a maior ponte de ferro do mundo, hoje não é mais, mas vale conhecer de qualquer maneira. Nas redondezas há uma série de barzinhos bacanas onde você pode aproveitar para tomar um vinho.

Porto, Portugal (Foto: Adobe Stock)
Porto, Portugal (Foto: Adobe Stock)

Para quem é fã de Harry Potter, visitar Porto é uma ótima pedida. A escritora JK Rowling morou por um tempo na cidade e utilizou várias referências da localidade para incluir na história, como por exemplo o nome Salazar Sonserina ser inspirado em uma estátua local, além de uma fonte ter servido de base para a Câmara Secreta de Hogwarts.

Fiquei bem surpreso também com a referência cultural que os portugueses têm do Brasil, com vários posters de artistas do nosso país, como Anitta, Luan Santana e Marília Mendonça, por exemplo. Em Portugal, há muitos brasileiros também e isso facilita o intercâmbio de opções de entretenimento e em terras portuguesas, você pode conhecer um pouco da Europa sem se preocupar tanto com o idioma, e experimenta vários tipos de vinhos, que são bem acessíveis inclusive.

Infelizmente ainda há várias discussões no país sobre violência doméstica e LGBTfobia, mas eu percebo também que há alguns avanços, como várias baladas LGBTQIA+ e isso me dá a esperança de dias cada vez melhores, por uma sociedade com respeito, igualdade e empoderada.

Sobre Klébio Damas

Klébio Damas (@klebiodamas) é um YouTuber brasileiro de 23 anos, criador do canal Mundo Paralelo, no qual inicialmente falava sobre livros e filmes. Com o tempo e observando o ramo onde trabalhava, se identificou melhor falando sobre sexualidade, ajudando outras pessoas a entenderem um pouco mais sobre diversidade e outros tabus. Hoje, o canal, com mais de 1 milhão de inscritos, é voltado para o público jovem LGBTQ+ com vídeos sobre assuntos do momento, sexualidade, cultura pop e autoconhecimento de uma forma descontraída, com muito bom humor. Seu maior objetivo é conseguir levar informações importantes de forma leve, com uma linguagem informal e abrangente.

Entre seus projetos de grande destaque estão a série “Ninguém Nasce Desconstruído”, apoiado pela TNT e disponível no seu canal e o “Volta Ao Mundo Com Klebinho”, uma série de vídeos que mostram ele percorrendo diversos países  ao redor do mundo, com roteiros de turismo elaborados de um formato diferente, mostrando inclusive a cultura de aceitação em cada lugar ao público LGBT.

Confira abaixo um dos vídeos do Klébio Damas no YouTube:

Mais Recentes da CNN