Que tal ganhar até R$215 mil para visitar pubs históricos no Reino Unido?

Oportunidade faz parte de medidas do governo local para valorizar os pubs e suas contribuições para a identidade do destino.

Foto do Street View do Gold Lion Pub em Boston, Reino Unido
Pub Gold Lion, numa rua típica da cidade de Boston, no condado de Lincolnshire, na Inglaterra (Foto: reprodução/Google Street View)

Beber cerveja e visitar pubs ao redor do Reino Unido deixou de ser apenas mera diversão. Agora, o condado de Lincolnshire, no leste da Inglaterra, está oferecendo o que soa como o trabalho dos sonhos de muita gente. Com um salário de até £28,672 ao ano, cerca de R$215 mil, o governo local abriu uma vaga para que interessados visitem pubs num trecho de 80 km na costa da região – entre as cidades de Grimsby e Boston.

Parece ótimo, não é? E a iniciativa vai um pouco além disso. A vaga faz parte do projeto Inns on the Edge, voltado ao recolhimento de dados e inspeção do gerenciamento e da conservação de pubs, estabelecimentos super importantes para a história do Reino Unido. O escolhido trabalhará para “promover” e “celebrar” o valor dos pubs históricos de Lincolnshire para a sociedade por meio de visitas, listas e discussões com a comunidade.

Para tanto, os candidatos devem cumprir certos requisitos, como ter um diploma em assuntos correlatos – história, gestão do patrimônio, arqueologia e conservação de edifícios – ou ter uma experiência anterior equivalente. Além do salário, o cargo possui alguns benefícios, entre eles pensão, transporte e pacote de descontos em outras atividades.

Leia mais
Cerveja com choque: pub inglês instala cerca elétrica para manter distanciamento
Dublin, a capital da Irlanda é um convite à diversão
Como é a quarentena obrigatória em um quarto de hotel de aeroporto? Vic Ceridono conta experiência em Londres

A vaga é descrita como “urgentemente necessária” para melhorar os registros dos locais e ajudá-los no enfrentamento da pandemia. “Isso é urgentemente necessário para (…) aumentar a conscientização em resposta à ameaça de fechamento de bares e ajudar o setor a se recuperar da pandemia”, afirma a página oficial da candidatura do emprego.

As inscrições terminam no dia 3 de maio. Saiba mais detalhes da vaga aqui.

  • O projeto

Foto de um pub histórico no Reino Unido
Ye Olde White Horse, pub histórico na região de Spalding, no condado de Lincolnshire, Reino Unido (Foto: Flickr/Billy Wilson)

O Inns on the Edge é considerado piloto, ou seja, as metodologias e ideias serão avaliadas com o intuito de inspirar projetos futuros semelhantes em outras partes do condado e da nação. O programa é financiado pelo Historic England, órgão público que protege o ambiente histórico da Inglaterra ao aconselhar entidades e listar patrimônios do país.

Assim, os pubs – abreviação para public houses (casas públicas, na tradução literal) – são estabelecimentos que vão muito além do encontro casual com os amigos, remontando às tavernas romanas na Grã Bretanha e as cervejarias anglo-saxãs. Segundo a Historic England, listar pubs históricos ajuda a protegê-los e a reconhecer que eles são parte essencial da identidade do país.

Em tempos delicados de pandemia, o trabalho ganhou ainda mais importância. O órgão, junto de conselhos locais, trabalha para defender os patrimônios culturais e promover uma retomada segura para que eles voltem a cumprir um papel também econômico.