Que tal ganhar até R$215 mil para visitar pubs históricos no Reino Unido?

Oportunidade faz parte de medidas do governo local para valorizar os pubs e suas contribuições para a identidade do destino.

Pub Gold Lion, numa rua típica da cidade de Boston, no condado de Lincolnshire, na Inglaterra (Foto: reprodução/Google Street View)

Beber cerveja e visitar pubs ao redor do Reino Unido deixou de ser apenas mera diversão. Agora, o condado de Lincolnshire, no leste da Inglaterra, está oferecendo o que soa como o trabalho dos sonhos de muita gente. Com um salário de até £28,672 ao ano, cerca de R$215 mil, o governo local abriu uma vaga para que interessados visitem pubs num trecho de 80 km na costa da região – entre as cidades de Grimsby e Boston.

Parece ótimo, não é? E a iniciativa vai um pouco além disso. A vaga faz parte do projeto Inns on the Edge, voltado ao recolhimento de dados e inspeção do gerenciamento e da conservação de pubs, estabelecimentos super importantes para a história do Reino Unido. O escolhido trabalhará para “promover” e “celebrar” o valor dos pubs históricos de Lincolnshire para a sociedade por meio de visitas, listas e discussões com a comunidade.

Para tanto, os candidatos devem cumprir certos requisitos, como ter um diploma em assuntos correlatos – história, gestão do patrimônio, arqueologia e conservação de edifícios – ou ter uma experiência anterior equivalente. Além do salário, o cargo possui alguns benefícios, entre eles pensão, transporte e pacote de descontos em outras atividades.

Leia mais
Cerveja com choque: pub inglês instala cerca elétrica para manter distanciamento
Dublin, a capital da Irlanda é um convite à diversão
Como é a quarentena obrigatória em um quarto de hotel de aeroporto? Vic Ceridono conta experiência em Londres

A vaga é descrita como “urgentemente necessária” para melhorar os registros dos locais e ajudá-los no enfrentamento da pandemia. “Isso é urgentemente necessário para (…) aumentar a conscientização em resposta à ameaça de fechamento de bares e ajudar o setor a se recuperar da pandemia”, afirma a página oficial da candidatura do emprego.

As inscrições terminam no dia 3 de maio. Saiba mais detalhes da vaga aqui.

  • O projeto

Foto de um pub histórico no Reino Unido
Ye Olde White Horse, pub histórico na região de Spalding, no condado de Lincolnshire, Reino Unido (Foto: Flickr/Billy Wilson)

O Inns on the Edge é considerado piloto, ou seja, as metodologias e ideias serão avaliadas com o intuito de inspirar projetos futuros semelhantes em outras partes do condado e da nação. O programa é financiado pelo Historic England, órgão público que protege o ambiente histórico da Inglaterra ao aconselhar entidades e listar patrimônios do país.

Assim, os pubs – abreviação para public houses (casas públicas, na tradução literal) – são estabelecimentos que vão muito além do encontro casual com os amigos, remontando às tavernas romanas na Grã Bretanha e as cervejarias anglo-saxãs. Segundo a Historic England, listar pubs históricos ajuda a protegê-los e a reconhecer que eles são parte essencial da identidade do país.

Em tempos delicados de pandemia, o trabalho ganhou ainda mais importância. O órgão, junto de conselhos locais, trabalha para defender os patrimônios culturais e promover uma retomada segura para que eles voltem a cumprir um papel também econômico.