Conheça a livraria em São Paulo que reúne somente livros escritos por mulheres

A 'gato sem rabo' nasce para homenagear e ampliar os espaços e acessos às obras de mulheres escritoras

Foto: Getty Images

“O nome “gato sem rabo” é emprestado do ensaio “Um quarto só seu”, de Virginia Woolf. A personagem é surpreendida pela visão do gato no gramado; ele não devia estar ali, e ainda lhe falta uma parte. Com essa imagem, a escritora parece remeter ao estranhamento que as mulheres causam nos ambientes de produção intelectual. O nome da livraria é uma homenagem às mulheres que escrevem: animais estranhos e deslocados que, desfalcados de tempo, espaço e legitimidade, tiveram o atrevimento e a coragem de escrever – ou não encontraram outra saída senão essa.”

Quem explica é Johanna Stein, idealizadora da nova livraria com abertura prevista para 29 de maio. Formada em Artes Plásticas e amante de literatura, ela conta que foram as diversas viagens e as visitas a livrarias independentes que ajudaram a plantar a sementinha principal para o nascimento do espaço, que chega com a proposta de ser um ponto de apreciação e distribuição de livros escritos somente por mulheres, colocando-as no centro do diálogo literário.

Foto: Divulgação

Mulheres em foco

Mas houve também outro fator decisivo: “Durante a pesquisa para outro projeto, senti dificuldade de encontrar publicações de autoras em um único espaço físico em São Paulo. A partir daí, surgiu a vontade de construí-lo. Há dois anos venho conversando com pessoas do meio editorial e livreiros e formando o catálogo. As principais capitais do Brasil estão em uma retomada das pequenas livrarias, potencializando sua relação com o bairro, mas algumas reproduzem em boa medida o mesmo acervo, ao contrário do que acontece lá fora, onde as livrarias menores procuram ser especializadas.”

O acervo da GSR foi criado em parceria com mais de 150 editoras e é unicamente constituído de obras de mulheres que escrevem nas mais diversas áreas, de clássicos da literatura de ficção até filosofia, arte, ciência e literatura infanto-juvenil, dando ênfase à amplitude dessa produção.

Veja mais
Conheça os melhores hotéis do Brasil
5 séries para apaixonados por gastronomia
Exposições virtuais para visitar sem sair de casa
Vida e obra de Chiquinha Gonzaga ganha exposição em SP
Museus online: um tour pelas principais coleções do mundo 

O espaço

A gato sem rabo reúne 1.500 obras

Localizada no térreo de edifício na Rua Amaral Gurgel, no centro da capital, a loja soma 1.500 títulos e tem 5 mil exemplares expostos nos seus 65 m².  Para além de ser um ponto de reunião literária feita por elas, o projeto foi pensado também para acolher encontros em torno dos livros, como lançamentos, rodas de discussão e clubes de leitura. No futuro, haverá um pequeno café para acompanhar todos esses eventos.

Serviço
Horário: terça-feira a sábado, das 11h às 17h.
Email: contato@gatosemrabo.com.br
Endereço: rua Amaral Gurgel, 338 – Centro – São Paulo
Site: gatosemrabo.com.br (em construção)