4 chefs brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo; Alex Atala fica em 10º

Acabam de ser divulgados os vencedores da sexta edição do The Best Chef Awards; espanhol Dabiz Muñoz, do restaurante DiverXo, é o melhor pelo 2º ano consecutivo

Final do The Best Chef Awards, premiação que destaca os melhores chefs do mundo
Final do The Best Chef Awards, premiação que destaca os melhores chefs do mundo Edward Trzeciakiewicz

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

A sexta edição do The Best Chef Awards, premiação que destaca os melhores chefs do mundo e realizada desde 2017, elegeu na noite dessa terça-feira (20), o madrilenho Dabiz Muñoz como o melhor chef do mundo.

No comando do DiverXo, restaurante com três estrelas Michelin na capital espanhola que aposta numa cozinha criativa e de vanguarda, o jovem chef já havia sido coroado como o nº 1 do mundo na edição passada. Desde o primeiro ano da premiação, o profissional espanhol nunca saiu do top 10.

Antes de abrir a própria casa, Muñoz ganhou experiência em Madrid e também em Londres, onde chegou a trabalhar no Nobu.

Segundo as considerações do The Best Chef Awards, ele “construiu uma reputação como um aventureiro pioneiro e criativo. Ainda na casa dos trinta anos, o chef surpreende continuamente com a sua abordagem única à cozinha”.

Dabiz Muñoz
O madrilenho Dabiz Muñoz é o melhor chef do mundo em 2022 / Edward Trzeciakiewicz

Brasileiros entre os 100 melhores

Além dele, o ranking com os 100 melhores chefs do mundo em 2022 também foi divulgado e quatro nomes brasileiros aparecem entre as escolhas.

Alex Atala, do D.O.M, em São Paulo, ficou na 10ª posição – o chef já chegou a figurar na quarta colocação do prêmio em 2017.

Na edição atual, Alberto Landgraf, que comanda o Oteque, no Rio de Janeiro, apareceu no 46º lugar.

Logo em seguida vem Manu Buffara, do restaurante Manu, em Curitiba, na 48ª colocação. Vale ressaltar que, também nesta terça-feira (20), a chef paranaense foi eleita a melhor chef mulher da América Latina pelo ranking Latin America’s 50 Best Restaurants.

alex atala
Alex Atala durante a 6ª edição do The Best Chef Awards em Madri, Espanha/ Divulgação

Por fim, Helena Rizzo, que lidera o restaurante Maní, também na capital paulista, figurou na 100ª posição.

Além dos brasileiros, outros nove nomes da América do Sul também entraram para a lista. São eles: Virgilio Martínez, do Peru (15º lugar); Mauro Colagreco, da Argentina (22º); Rodolfo Guzman, do Chile (27º); Pía León, do Peru (50º); Augustin Balbi, da Argentina (61º); Leonor Espinosa, da Colômbia (69º); Paulo Airaudo, da Argentina (85º); Alvaro Clavijo, da Colômbia (86º) e Jaime Pesaque, do Peru (95º).

Confira o ranking completo no site oficial.

Votação

O ranking dos melhores chefs do mundo é feito com base em uma lista prévia de 200 nomes, a qual contém um mix entre 100 chefs novatos e os 100 chefs considerados os melhores do mundo na edição passada.

A lista final é criada com base nos votos secretos dos atuais top 100 chefs, dos outros 100 candidatos e também com base nas escolhas de 150 profissionais ligados ao ramo gastronômico, como jornalistas, críticos e fotógrafos.

Os votos de maior peso são dos chefs, que representam 70% do resultado final, em que, segundo a premiação, é uma maneira de “homenagear seus pares”. Os chefs, porém, não podem votar neles mesmos.

A votação ocorre por pesquisa on-line, onde os membros recebem um link exclusivo com todo o processo. Cada pessoa pode votar em 10 chefs e o sistema de pontos é de 10 a 100. A votação se inicia em maio e os participantes possuem um mês para fazer suas escolhas.

A sexta edição da premiação foi sediada em Madrid e contou também com painéis e demonstrações gastronômicas entre os dias 18 e 20 de setembro.