Brasileira Manu Buffara é eleita a melhor chef mulher da América Latina em 2022

"Este é apenas o começo para nós", celebrou a chef do Manu, restaurante em Curitiba que prioriza a gastronomia sustentável - carne bovina não entra no cardápio desde 2019

Nome por trás do restaurante Manu, em Curitiba, Manu Buffara é eleita a melhor chef mulher no prêmio "50 Best" da América Latina
Nome por trás do restaurante Manu, em Curitiba, Manu Buffara é eleita a melhor chef mulher no prêmio "50 Best" da América Latina Henrique Schmeil

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

A melhor chef mulher da América Latina neste ano é do Brasil: Manu Buffara, nome no comando do restaurante Manu, em Curitiba, foi coroada com a distinção nesta terça-feira (20).

O reconhecimento foi dado pelo Latin America’s 50 Best Restaurants, premiação que elege os melhores restaurantes da América Latina.

No anúncio nas mídias sociais, a chef comemorou o título e ressaltou que “ser reconhecida não apenas pela minha comida mas pela minha filosofia é uma honra que tenho orgulho de compartilhar com minha família e toda a equipe do Manu”.

Com uma carreira que se estende por 16 anos na gastronomia, a chef já passou pelo Noma, em Copenhague – eleito o melhor restaurante do mundo por cinco anos -, e no badalado Alinea, em Chicago.

Em 2011, a profissional abriu sua própria casa na capital paranaense, o Manu, que ajudou a colocar Curitiba no mapa gastronômico.

“Este é apenas o começo para nós, e pretendemos usar essa plataforma e o poder das vozes femininas para elevar Curitiba no cenário mundial e mostrar em primeira mão como o envolvimento da comunidade em torno da alimentação pode levar a uma melhor qualidade de vida para todos”, pontuou a chef.

Melhor da América Latina

O Manu, seu restaurante em Curitiba, figura atualmente na 49ª posição entre os melhores da América Latina. A premiação destaca a casa paranaense como “uma ode a cornucópia de sabores brasileiros”.

Da cozinha saem pratos de inspirações familiares com características herdadas de seus pais – desde os primórdios no campo com o pai até os momentos à beira-mar com a mãe.

Agricultura sustentável, alimento justo e o tempo de espera de cada colheita são alguns dos pilares trabalhados pela chef. Carne bovina, inclusive, não consta no cardápio desde 2019.

Em 2020, fundou o Instituto Manu Buffara, que se debruça sobre projetos para alimentação saudável e inclusão social.

Atualmente, Buffara está prestes a abrir seu segundo restaurante, desta vez em Nova York. Batizado de Ella, a casa deve combinar ingredientes norte-americanos com sabores brasileiros.

A chef receberá o prêmio em mãos no dia 15 de novembro na cerimônia de revelação dos 50 melhores restaurantes da América Latina de 2022.

O evento do Latin America’s 50 Best Restaurants ocorrerá em Mérida, cidade na península de Yucatán, no México, e voltará ao formato presencial, que não ocorre desde 2019.