por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Uruguaios mudam hábitos e deixam o mate de lado pelo café de origem

    Apesar do mate ainda ser a bebida oficial do país, o café conquistou seu lugar ao sol no Uruguai. Nossa colunista Giuliana Nogueira revela as melhores cafeterias em Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta del Este

    La Farmacia, na região de Ciudad Vieja, é uma das cafeterias mais charmosas da capital
    La Farmacia, na região de Ciudad Vieja, é uma das cafeterias mais charmosas da capital Giuliana Nogueira

    Giuliana Nogueiracolaboração para o Viagem & Gastronomia

    Ouvir notícia

    Quem esteve no Uruguai há mais de uma década, guarda na memória pessoas andando de lá para cá com uma garrafa térmica debaixo do braço e cuia de mate na mão.

    Hábito que a gente vê nas praças, nos mercados, nas feiras, nas rodas com os amigos, na rambla… Toda hora era hora de mate.

    A realidade não mudou: a bebida continua tendo forte presença na vida dos uruguaios, mas, há 9 anos, quando a turma do Culto Café apareceu, alguns hábitos começaram a mudar.

    Diferentemente do Brasil que, por ser produtor de café, não pode importar o grão verde como medida protetiva dos produtores, o Uruguai tem a permissão e vem aproveitando muito bem essa possibilidade.

    As principais vantagens em importar o grão é que, além de obter o produto de uma grande variedade de países, a torra local permite controle de qualidade e frescor no processo, resultando em um café de altíssima qualidade.

    Para acompanhar o aumento do consumo da bebida, cafeterias clássicas agora dividem a cena com locais modernos e de cozinha bem-cuidada. E não param de surgir novos estabelecimentos.

    A seguir, separei alguns dos meus favoritos nas três principais regiões turísticas do país: Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta del Este.

    Montevidéu

    Culto Café

    La Tostaduría da Culto em Montevidéu: marca importa cafés para tostar no Uruguai / Divulgação

    Pioneira em importar cafés de origem não brasileira para tostar no Uruguai, a marca começou com um tuk-tuk em eventos.

    Com duas lojas em Montevidéu (a La Tostaduría, em Canelones, e outra na Ciudad Vieja), hoje, além de distribuírem cafés especiais para outras cafeterias e restaurantes, recebem clientes em um espaço amplo e com uma carta curta, porém bem-executada, de petiscos e lanches para acompanhar o café e outras bebidas.

    Dos clássicos para o café da manhã a um lanche ou salada para o almoço, tudo chega à mesa sempre muito gostoso.

    A curadoria de cafés da Culto, que hoje tem uma média de 12 cafés de origem distinta por ano, pretende chegar a 24 para abastecer o seu clube de novidades. E a melhor notícia para nós, brasileiros, é que a partir de agosto também teremos acesso a uma parte dessa seleção.

    A marca chega com um e-commerce trazendo direto do país vizinho cafés internacionais recém-tostados para o mercado brasileiro, em que já é possível seguir o Instagram deles: @culto_br.

    Unidade Ciudad Vieja: Sarandí 499, 11000 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai / Unidade Canelones: Canelones 2154, 11200 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai.

    Seis Montes

    A Seis Montes existe desde 2018 e surgiu não como uma cafeteria, mas com a proposta de ampliar o setor de cafés especiais no Uruguai. Além da importação e tosta dos cafés, também importa equipamentos que envolvem o consumo de café, desde equipamentos para outras cafeterias até para o uso caseiro.

    Nada de comidinhas para quem vai à Seis Montes, o foco total é nas bebidas. É possível fazer degustações e provar um pouco do que é importado atualmente. Entre as origens: África do Sul, Uganda, Quênia, Etiópia, El Salvador, Guatemala, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Indonésia.

    Além de abastecer outras cafeterias e também o consumidor final, na Seis Montes também é possível fazer cursos de barista ou sobre distintos métodos de preparo da bebida.

    Avenida General Rivera 2843, 11600 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai.

    Cardenal Café

    Casa em Montevidéu tem espaço aconchegante e oferece comidinhas típicas e prato do dia / Divulgação

    Os tostadores da Cardenal importam diversos produtores do Brasil. A marca, embora mais jovem do que as demais, também trabalha com uma seleção primorosa, incluindo cafés de microlotes como o El Dorado, fermentado naturalmente por 130 horas.

    A casa conta com um espaço aconchegante e oferece sempre, além de comidinhas típicas das cafeterias locais como medialunas e alfajor caseiro, um prato do dia.

    Se der sorte de cruzar com a tortilla de batatas, não deixe de pedir. Aproveite para escolher um vinho da carta para acompanhar, pois no Uruguai nem só de café vivem as cafeterias.

    Casa Pastora: Blvr. España 2103, 11200 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai.

    La Farmacia Café

    Localizada em Ciudad Vieja, é uma das mais charmosas cafeterias de Montevidéu. Por trás da fachada original de uma antiga farmácia seguem preservados os balcões e os boticários da época.

    A decoração cuidadosa da La Farmacia não ofusca o brilho do café bem tirado da Seis Montes, do untuoso chocolate quente e dos gostosos petiscos que saem do balcão.

    É um lugar para pedir uma tostada ou um scone e fazer uma pausa antes de seguir o passeio.

    Cerrito 550, 11000 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai.

    Cultural Alfabeta

    Cultural Alfabeta é um espaço que conta com cinema, livraria e café / Giuliana Nogueira

    Um espaço cultural que parece ter saído de São Paulo e ido dar as caras no gostoso bairro de Pocitos. Cinema, livraria e café, o recém-inaugurado Cultural Alfabeta ainda conta com uma belíssima máquina de torra para lembrar que por ali o café é sempre fresco.

    Funcionando em horário estendido, das 9h às 23h, diferentemente da maior parte das cafeterias, esse é daqueles lugares que dá vontade de morar ali perto só para bater cartão.

    Miguel Barreiro 3231, 11300 Montevidéu, Departamento de Montevidéu, Uruguai.

    La Isla Café

    La Isla fica de frente para o luxuoso hotel Sofitel na praia de Carrasco e tem ligação íntima com o surfe / Divulgação

    Um pequeno notável próximo à praia de Carrasco, com vista para o esplendoroso Sofitel, o La Isla tem estreita ligação com o surfe.

    Inspirado nas cafeterias californianas, o cardápio abastece os passantes com café de alta qualidade, sucos especiais e comida enérgica e rica, necessária para longos dias do esporte.

    Mas se as frutas e legumes frescos entre uma onda e outra não forem a sua pegada, um belo capuccino acompanhado de uma medialuna na despojada varanda da casa, é aquele clássico que sempre agrada.

    Avenida Alfredo Arocena, 11500 Montevidéu, Uruguai.

    Colônia do Sacramento

    Colonia Sandwich Coffee Shop

    Loja principal da cafeteria fica na Avenida General Flores, uma das mais famosas de Colônia do Sacramento / Giuliana Nogueira

    O café de origem não se restringe a Montevidéu. Para quem está em Colônia do Sacramento, há mais um pequeno notável.

    O argentino Ezequiel Pirri começou com um balcão na General Flores 272, onde serve até hoje sanduíches, bolos e café caprichados com mesinhas na calçada de frente para a avenida mais movimentada da cidade (há uma certa ironia aqui).

    Os negócios cresceram e uma nova unidade veio abastecer de café os turistas que passeiam pelo centro histórico. Mas a loja principal do Colonia Sandwich Coffee Shop segue com aquele charme que vai agradar quem gosta de ver a vida local passar.

    Antenado com o mercado, Ezequiel também passou a importar café, tendo seu microlote direto de Honduras e comprovando que, embora o mate ainda seja a bebida oficial do Uruguai, o café definitivamente conquistou seu lugar ao sol.

    Unidade General Flores: Avenida General Flores 272, Local 3, Colônia do Sacramento, Departamento de Colônia, Uruguai / Unidade Vasconcellos: Vasconcellos 165, Colônia do Sacramento, Departamento de Colônia, Uruguai. 

    Punta del Este

    Café Zinc

    A região de Punta del Este já conta com um número maior de boas cafeterias do que Colônia do Sacramento, mas que tal visitar uma escondidinha em La Barra?

    De fora, parece um ferro velho. O espaço, que começou como um antiquário nas mãos do arquiteto Aaron Hojman, também responsável pela lindíssima hospedagem Casa Zinc, divide a cena hoje entre o Café Zinc (@tradingpost_cafézinc) e o restaurante Salon N°3 (@salonnumero3comedor).

    Nesse espaço múltiplo e cheio de charme, deixe bater a nostalgia e a vontade de se recostar em um dos cantinhos da casa enquanto o olhar se perde e viaja no tempo acompanhado de um bom café Seis Montes com uma das gostosuras da vitrine.

    Camino Eguzquiza, esquina Ruta 10, Punta del Este, Uruguai.

    Sobre Giuliana Nogueira

    Giuliana Nogueira / Acervo pessoal

    Além de dividir seu tempo entre os vinhos uruguaios e a fotografia de gastronomia, Giuliana Nogueira também peregrina pela cidade atrás de experiências gastronômicas carregadas de boas histórias. Não é enóloga nem sommelierè, mas é enófila, em que mantém o Instragram @Instatannat, falando mais de vinhos uruguaios que os próprios uruguaios.


    Mais Recentes da CNN