Saint-Martin, no Caribe, dá pontapé na 2ª edição de seu festival gastronômico

Rafael Pires, do Mia Restaurante, em Tiradentes, representa Brasil no evento que reúne chefs de vários países com programação que vai de aulas ao vivo a competições de mixologia e churrasco

Marina Fort Louis, em Marigot, capital de Saint-Martin
Marina Fort Louis, em Marigot, capital de Saint-Martin Donovane Tremor1

Saulo Tafarelodo Viagem & Gastronomia

A partir desta sexta-feira (11) até o dia 22 de novembro, o pedaço francês da Ilha de São Martinho, Saint-Martin, no Caribe, celebra a 2ª edição do Festival de La Gastronomie.

O evento reúne chefs de diferentes países, incluindo o Brasil, que preparam oficinas gastronômicas com menus que serão oferecidos nos restaurantes participantes da região.

Nesta edição, os cardápios seguem um tema em comum: a banana-da-terra, ingrediente popular na cozinha caribenha.

Promovido pelo Escritório de Turismo de Saint-Martin, o festival ainda conta com aulas de culinária para adultos e crianças, competições de churrasco e de mixologia e jantares a quatro ou seis mãos.

O público participante ainda pode votar em seus restaurantes prediletos, que serão eleitos como “favoritos do público”.

Além de chefs locais, participam do festival profissionais da França, de Martinica, do Brasil, Canadá, Gana e Estados Unidos.

O Brasil é representado por Rafael Pires, chef do Mia Restaurante, em Tiradentes (MG), que é proveniente da École des Arts Culinaires de l’Institut Paul Bocuse.

Os franceses estrelados pelo Michelin Nicolas Sale, patrocinador do evento, e Laurent Huguet, também estão confirmados.

Saint-Martin é um território ultramarino francês que ocupa o lado norte da ilha e abrange cerca de 53 km², em que é considerada uma capital gastronômica do Caribe.

Confira a programação e os nomes confirmados no festival no site oficial.