Os melhores queijos da Serra da Bocaina

No CNN Viagem & Gastronomia, Daniela Filomeno vai conhecer e degustar os mais saborosos queijos da região. Spoiler: é de dar água na boca!

Ouvir notícia
Queijo “Grana dos Laura” da família dos Parmesãos, de massa dura, prensada e de longa maturação, leva esse nome, “Grana”, por ter sua coalhada inicial reduzida a pequenos grãos, e “dos Laura” porque é um resgate da história da produção pela família Laura, reconhecida da região (Foto: CNN Viagem & Gastronomia)

No CNN Viagem e Gastronomia*, Daniela Filomeno revela o turismo ainda pouco explorado da Serra da Bocaina, território brasileiro cheio de área verde, natureza exuberante, paisagens inspiradoras. Nesta viagem, além de trazer aos olhos as atrações impressionantes do Parque Nacional da Serra da Bocaina, como as cachoeiras, trilhas e picos com alturas que alcançam até 2 mil metros, desbrava-se a história da região, nascida a partir da bonita mistura da cultura caiçara com a caipira.

Veja mais:
Saiba tudo sobre a Serra da Bocaina
Conheça o Parque Nacional da Serra da Bocaina
Serra da Bocaina: caminhos e experiências que desembocam na vida caipira
Fazenda Santa Vitória une tradição e conforto em meio aos encantos do Vale do Paraíba

Queijo de massa filada, inspirado no provolone italiano, com o fermento fermentado por 12 horas e filado com água a 80 °C (Foto: divulgação)

Em uma apresentação de dar água na boca, Dani leva você a conhecer a história de lugares onde a comida caipira nasceu e ao encontro de pessoas que escolheram esse pedaço do país para viver e trabalhar, como o chef Rafael Cardoso que já atuou no restaurante número 1 do mundo e hoje faz embutidos de porcos caipiras que ele mesmo cria em sua fazenda. Ou ainda o produtor de queijo João Laura, mais conhecido como Joãozinho do Queijo, com raízes em Passa Quatro, em Minas Gerais. Ele está a frente da Queijaria Santo Antonio, localizada na Fazenda Velha, uma das primeiras da cidade, construída em 1810.

João nos guia nessa saborosa descoberta dos queijos feitos de maneira artesanal, com calma, cuidado e carinho e que resultará em uma degustação dos melhores queijos curados da região. Todas as peças  são produzidas com leite cru e fermentos provenientes da flora selvagem do leite e ambiente, no intuito de dar aos queijos o sabor e a personalidade da serra da Mantiqueira.

Em uma das salas de maturação, João compartilha ensinamentos, curiosidades e dá dicas sobre os mais diversos queijos preparados ali, dos duros aos cremosos, massa filada e semi cozida. Ele nos apresenta, por exemplo, o queijo pirâmide Serra Fina, batizado com o nome do Pico da Mantiqueira, com intervenção de chá de madeiras nativas da mata atlântica. “É impressionante o que a madeira faz com o queijo!”, ele revela.

Assista ao trecho e saiba mais sobre os queijos mais desejados do Brasil:

*O programa CNN Viagem & Gastronomia vai ao ar todo sábado, às 21h, na CNN Brasil. A CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir. Horários alternativos: domingo, às 03h50, 13h10 e 20h40; Segunda-feira, às 01h10. Ou veja a íntegra no nosso canal no Youtube.

Mais Recentes da CNN