Onde ficar em Lisboa: Hotéis que unem requinte e conforto na capital portuguesa

Próximos dos principais pontos da cidade, esta seleção passeia por diferentes hotéis que reúnem vistas privilegiadas, gastronomia que se destaca e comodidades charmosas

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

Lisboa, Portugal

Assim como Portugal inteiro, a capital Lisboa nos espera com muita história e deleites gastronômicos.

Conhecida como a cidade das sete colinas por conta de suas encostas e morros, aqui encontramos marcos importantes para a história do território ao mesmo tempo que nos surpreendemos com os sabores típicos do país.

Em meio a isso, somos presenteados também com uma hotelaria caprichada: pela cidade estão hotéis que unem requinte e conforto em locais de fácil acesso, próximos aos principais pontos de Lisboa.

Das grandes redes luxuosas, que primam pelo atendimento, até hotéis-boutique, que garantem uma intimidade sofisticada, todos reúnem quartos com vistas para os melhores pontos da cidade, gastronomia apurada e amenidades muito bem-vindas em uma das capitais mais elegantes e plurais de toda a Europa.

A seguir, destaco cinco hotéis da capital que refletem o que de melhor a cidade e o país tem a oferecer:

Ritz Four Seasons Hotel

Um dos melhores hotéis de Lisboa, o Ritz Four Seasons leva a essência requintada da boa hospitalidade do grupo até a capital portuguesa.

Situado no coração da cidade, a apenas alguns metros do Parque Eduardo VII, o Four Seadons possui vistas privilegiadas, como o parque, para o Castelo de São Jorge e para o Rio Tejo.

O interior também é digno de nota: o hotel é preenchido por uma extensa coleção de arte, com obras originais e réplicas que vão desde os movimentos de artistas modernos portugueses até misturas entre Art Déco e o estilo Luís XVI.

A maioria de seus mais de 200 quatros e suítes possui terraços privativos e vistas apaixonantes para a capital, e variam de 42 m² a 247 m².

Na área gastronômica, o hotel serve um delicioso prego, típico prato português que consiste em pão e carne que, de quebra, é melhor aproveitado com uma batata frita – e por que não um drinque também?

Entre as cozinhas do hotel há o Cura, que utiliza ingredientes sazonais para criar pratos requintados artesanais; o Varanda, que serve brunch e almoços com vista para o Parque Eduardo VII; e o O Japonês, que, como o nome sugere, serve iguarias da gastronomia japonesa em um ambiente intimista.

Completam as comodidades, um terraço no último andar com pista para corridas, duas piscinas, uma interior e outra exterior, e ainda um spa. O atendimento do time é um primor, em que podem nos ajudar nos mínimos detalhes da estadia e da viagem.

Rua Rodrigo da Fonseca, 88, 1099-039 Lisboa, Portugal / Tel.: +351 21 381-1400

Tivoli Avenida Liberdade

Um dos hotéis mais conhecidos de Lisboa, o Tivoli fica na Avenida da Liberdade, este que é um dos endereços mais centrais e importantes de toda a capital portuguesa. Entre lojas de grifes e restaurantes estrelados, o hotel se destaca por ter sido refúgio de líderes mundiais e estrelas da música e do cinema.

Com mais de 80 anos de tradição e a uma curta distância de bairros emblemáticos, como o Bairro Alto, o Chiado e o Príncipe Real, o Tivoli foi reformado há pouco tempo e ainda carrega a elegância em seus cômodos e áreas comuns.

São mais de 200 quartos, os quais são divididos em diferentes categorias, que vão desde os quartos deluxe até a suíte presidencial, de 270 m². Um dos pontos imperdíveis do pedaço é o SEEN, restaurante badalado nos últimos andares que mistura as cozinhas portuguesa e brasileira.

Acima, o rooftop ainda guarda o Sky Bar by SEEN, ideal para tomar um drinque requintado com vistas surpreendentes para o centro de Lisboa. Na área de bem-estar, o hotel ainda se destaca pelo spa com selo Anantara.

Avenida da Liberdade, 185 1269-050 Lisboa, Portugal / Tel.: +351 21 319 89 00

Bairro Alto Hotel

O nome do hotel já entrega uma de suas melhores qualidades: está situado entre dois encantadores bairros de Lisboa, o Chiado e o Bairro Alto.

Localizado em plena Praça Luís de Camões, bem na frente de um monumento em homenagem ao autor de “Os Lusíadas”, o hotel-boutique abriu as portas em 2005 e foi reinaugurado em 2019 após uma renovação.

O edifício que abriga o hotel foi, inclusive, lar do Grand Hotel de L’Europe até a década de 1980, um dos mais emblemáticos hotéis que já existiram na capital. Aqui, charme, sofisticação e toques boêmios ditam o tom do atendimento, dos quartos e das áreas comuns.

São 87 quartos e suítes, os quais possuem vista para a praça – os mais altos têm vista para a cidade e outros são virados para o Rio Tejo – e variam de 18 a 70 m². Com diferentes texturas, jogos de cama e decoração, eles carregam toques modernos em meio a uma expressão de traços portugueses.

Uma pastelaria serve pastéis, doces e salgados portugueses no térreo; já o quinto piso abriga o BAHR, amplo espaço com bar e terraço com vistas privilegiadas para Lisboa.

Mas é o rooftop que guarda algumas das paisagens mais deslumbrantes para o Tejo com uma carta de refeições rápidas para o dia a dia. Para completar a estrutura, o hotel oferece ainda wellness e fitness center.

Praça Luís de Camões, 2, 1200-243 Lisboa, Portugal / Tel.: +351 21 340 82 88

Valverde Hotel

Do outro lado do Tivoli, também na Avenida da Liberdade, fica o supercharmoso Valverde, hotel-boutique que abriu as portas em 2014 e fica atrás de uma discreta porta que quase passa despercebida ao nosso olhar. É como um cantinho escondido na cidade que reserva intimidade e simpatia.

Aqui, a atmosfera mais intimista predomina com seus cerca de 25 quartos e suítes em seis andares. Com design e decoração retrô que conectam os ambientes, móveis vintage e gravuras se estendem desde a entrada até os quartos, em que as várias cores criam um contraste com os tons mais amenos dos tecidos.

É como uma casa ampliada. As acomodações se dividem em diferentes categorias, desde os quartos deluxe de 30 m² e as suítes, que vão até 55 m² e possuem vistas para diferentes pontos, como para ruas do entorno, a avenida e até o Castelo de São Jorge.

O restaurante/bar Sítio Valverde é uma cozinha de autor da chef Carla Sousa, e o cardápio, que muda de tempos em tempos, foca na gastronomia portuguesa. Nos seus 30 lugares, aqui são servidas todas as refeições.

Contíguo ao restaurante fica o pátio, ambiente com vegetação e espaço aberto que convida a leitura, encontros e relaxamento – o mesmo convite é feito ainda pela pequena piscina do hotel, acompanhada por chaises em suas bordas.

Avenida da Liberdade,164, 1250-146 Lisboa, Portugal / Tel.: +351 21 094 03 00

The Ivens Hotel

Rodeado de lojas, restaurantes, bares e galerias, o The Ivens fica no centro de Lisboa, com vistas para o Tejo e com o agito do Chiado a poucos metros de distância.

Rico em detalhes, ocupa um prédio do século 19 e vários elementos aludem à fauna e à flora, seja nos tecidos ou nas gravuras, assim como o uso da madeira domina a maioria dos ambientes.

Livros e revistas de viagens e histórias de vários países ficam espalhados pelas mesas e estantes e representações de animais ficam à mostra nas decorações.

São 87 quartos, que estão divididos em cinco categorias, da standard até suítes de assinatura, que possuem terraço e vista para o rio – há até uma penthouse com 150 m².

Aberto no ano passado, o hotel ainda dispõe do Rocco, um interessante espaço gastronômico que reúne bar, gastrobar e restaurante. A peça central daqui é o bar, com balcão circular e uma garrafeira suspensa.

Da cozinha saem receitas típicas da Itália e do Mediterrâneo, em que a decoração dos três ambientes é ao mesmo tempo íntima e arrojada. O serviço é atencioso e a procura por esta novidade já está sendo alta: caso não consiga reserva, vale tomar drinques bem executados no bar.

Rua Capelo, 5, 1200-224 Lisboa, Portugal / Tel.: +351 210 543 135