Viagens de carro: 8 cidades na região serrana do Rio de Janeiro

Friozinho, paisagens exuberantes e boa estrutura para turistas; conheça a região serrana do Rio

Friozinho, paisagens exuberantes e boa estrutura para turistas. Confira oito cidades na região serrana do Rio de Janeiro imperdíveis!

Itaipava

Na região de Petrópolis, Itaipava é um dos destinos favoritos dos cariocas durante o inverno. Aproximadamente a 68 km do Rio de Janeiro, é dona de restaurantes maravilhosos e vista deslumbrante das montanhas, além das cachoeiras da região serem mais um atrativo. Um dos pontos turísticos mais famosos do local é o Castelo de Itaipava, fundado em 1920, a construção é imponente e encantadora – remetendo aos clássicos castelos medievais europeus. A cidade também é o berço de uma das cervejas mais famosas do país, a Itaipava. Vale a pena visitar!

Castelo de Itaipava (Foto: reprodução Instagram)

Nova Friburgo

Para quem curte ecoturismo, Nova Friburgo é o lugar ideal! Colonizada por suíços e com toda a beleza da Mata Atlântica ao seu redor, a cidade é dona de paisagens únicas: mirantes naturais, cachoeiras, trilhas, rios, riachos, reservas ambientais e formações rochosas. Vale a pena passar pela Pedra do Cão Sentado e pelo Pico da Caledônia, a vista e a beleza desses lugares são encantadores. A arquitetura local é simples, com um ar mais rústico, que deixa tudo mais charmoso. Já na gastronomia, percebe-se a herança dos colonizadores, muitas casas de fondues e racletes, com receitas típicas do país. Outra cozinha que faz sucesso na cidade é a alemã, com as tradicionais carnes suínas acompanhadas das saborosas cervejas. De carro, são 140 km de viagem do Rio de Janeiro até Nova Friburgo.
Paisagem em Nova Friburgo (Foto: Pixabay)

Parque Nacional do Itatiaia

Parque Nacional do Itatiaia (Foto: Adobe Stock)
Parque Nacional do Itatiaia (Foto: Adobe Stock)

O primeiro parque nacional criado no Brasil. O lugar é lindo e com roteiro para todos os gostos, mas geralmente as trilhas e as cachoeiras ganham o coração dos turistas. A ideia é se aventurar na natureza local, explorar a região, se banhar em águas transparentes, respirar o ar puro das montanhas e apreciar a vista. O ponto mais alto do Parque é também um dos mais visitados por lá: o Pico das Agulhas Negras é o quinto lugar mais alto do Brasil. Esse pequeno paraíso está a 173 km da cidade do Rio.

Penedo

Tervetuloa Penedoon! No sul do Rio de Janeiro está esse simpático vilarejo, conhecido como Colônia Finlandesa no Brasil. O local fica na serra e é rodeado pela beleza da Mata Atlântica e as tradicionais araucárias. A atmosfera da cidade remete aos países nórdicos, com arquitetura enxaimel, as ruas são verdadeiras viagens no tempo. A gastronomia é outra riqueza de Penedo, com muitos peixes, como trutas frescas que vêm das águas da região. Para quem quer explorar a natureza, aproveite as lindas cachoeiras, com águas transparentes, ideais para relaxar e tomar um banho natural. Está a 147 km da capital.

Petrópolis

Um viagem para a época de Dom Pedro II. Por conta do seu clima ameno, a cidade era uma das favoritas do imperador que escolheu o destino para construir seu palácio. Até hoje o local tem a atmosfera e a arquitetura da época, com várias construções preservadas, se tornou um dos mais importantes pontos turístico do estado. O destino é ideal para os amantes de história, aliado ao sossego e as belezas naturais do município. Não deixe de visitar o Museu Imperial e a Catedral de São Pedro de Alcântara. Essa charmosa cidade está a apenas 66 km da capital carioca.

Palácio Rio Negro, em Petrópolis (Foto: Pixabay)

Serrinha do Alambari

Uma aventura por um lugar pouco explorado é sempre bem-vinda! Um verdadeiro paraíso no meio da natureza, rodeado por muito verde, mata, montanhas e campo, a Serrinha do Alambari é o lugar ideal para recarregar as energias e desfrutar de momentos de paz e tranquilidade. A uma distância de 180 km da capital, o lugar é dono de paisagens cinematográficas. Um dos maiores encantos da região são as cachoeiras, verdadeiros tesouros com águas de cor turquesa, escondidas no meio da vegetação. Por ser pouco conhecida, na maior parte das vezes, os turistas conseguem aproveitar os pontos de Alambari sozinhos, ou seja, um paraíso particular.

Teresópolis

São 95 km que separam a encantadora Teresópolis da capital. O nome da pequena cidade é em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa do Imperador Don Pedro II. Menos movimentada que as cidades vizinhas, como Petrópolis, carrega uma beleza natural de tirar o fôlego. As montanhas da região parecem ter sido esculpidas a mão, cobertas pelo brilho do sol que reflete no verde da superfície. Inevitável não sentir a paz na atmosfera local. Para aproveitar o lugar da melhor forma possível, o ideal é fazer trilhas pela região, visitar os mirantes e passear pelo centrinho da cidade. Conheça um povo muito receptivo e um ambiente sem igual!

As belas montanhas de Teresópolis (Foto: Flavio Veloso)

Visconde de Mauá

Uma pequena cidade na serra, com pouco mais de 5 mil habitantes, Visconde de Mauá conquistou o coração dos turistas. Lotada de pousadas e com ótimos restaurantes, o lugar é perfeito para se aventurar nas cachoeiras e trilhas, além de desfrutar do charmoso centro da cidade, com ruas de pedrinhas e construções rústicas. Para os exploradores, a dica é conhecer o Poço da Maromba, um poço de água transparente, com aproximadamente 5 metros de profundidade, cercado por uma pedra- para quem gosta de praticar saltos e natação, fica a dica. A 185 km do Rio de Janeiro.