CNN Séries Originais: anote o roteiro por onde o primeiro episódio passou

A nova produção exclusiva da CNN “Vinhos de Portugal: Tradição e Tecnologia” começou neste sábado (15) pelas regiões do Porto e do Douro, famosas pelo vinho do porto

CNN Brasil

Elisa Veeckda CNN

Ouvir notícia

Quem ama viajar e degustar um bom vinho certamente vai se apaixonar pela abertura da temporada 2022 do CNN Séries Originais. Serão quatro episódios em que eu, Elisa Veeck, âncora da CNN Brasil, percorri mais de 1.500 km atrás de adegas e garrafeiras (sim, eles chamam de garrafeira o local onde os vinhos são guardados; adega é onde ele é produzido).

O português toma, em média, 53 litros de vinho por ano. Estão à frente dos italianos e franceses nesse ranking, e isso justifica uma cultura que faz parte da rotina do país: o vinho está em tudo! Qualquer encontro entre amigos ou refeições em família tem uma taça de vinho.

Uma boa mesa portuguesa é obrigatório pão, azeite e vinho. Tudo bem que eles nunca param por aí, pois sempre tem um queijo, azeitona, carnes pesadas e horas e mais horas de conversa. Tomar vinho é aproveitar o tempo com qualidade.

A nova série da CNN, que estreou neste sábado (15), começa pela região norte do país: a cidade do Porto. E como o famoso vinho do Porto não é produzido na cidade do Porto em si, o Séries Originais percorreu mais 1h40 de viagem até a região (deslumbrante) do Douro, onde são cultivas as uvas que originam um dos vinhos mais importantes do planeta. Aliás, uva cultivada fora do Douro não pode receber o título de vinho do Porto, e isso diz respeito ao que os enólogos chamam de terroir: uma série de características que formam uma espécie de RG uva.

O vinho do porto faz parte de uma categoria chamada de “licorosos”. O processo de fermentação dele é diferente dos vinhos tradicionais, por isso o sabor é muitíssimo doce. Para compensar a doçura, acrescenta-se aguardente – feita através da própria casca da uva. A combinação é tão saborosa que até a Rainha Elisabeth determinou que brindes no castelo de Windsor só podem ser com um vinho do Porto. E o primeiro episódio foi conhecer onde esse rótulo é produzido.

Confira abaixo os lugares visitados em “Vinhos de Portugal”, e conheça um pouco mais sobre eles:

Graham’s Port Lodge

Eis aqui os produtores do vinho do porto da rainha: Graham’s. Lá em 1820 um escocês chegou na região do Douro para trabalhar nas terras portuguesas como funcionário de uma família produtora da bebida. Hoje, cinco gerações depois, a família Simington se tornou uma das mais poderosas na produção de vinho. O Grahm’s é apenas uma das marcas deles.

As plantações de uva e a adega onde o vinho é produzido ficam no Douro, mas os barris onde o vinho descansa e a comercialização de todos os produtos fica na cidade do Porto. Na cave (o estoque subterrâneo onde se armazenam os barris e as garrafas para conservação dos vinhos), que data de 1890, os vinhos descansam aguardando a hora em que os donos decidem comercializá-los.

O espaço recebe visitantes e oferece, além do tour, diferentes menus de degustação, que apresentam diferentes décadas de produção: há vinhos de até 40 anos sendo ofertados.

Endereço: Rua do Agro 141, 4400-281, Vila Nova de Gaia (distrito da cidade do Porto)
Site: https://www.grahams-port.com/
Contato: +351 223 776 490 / grahams@grahamsportlodge.com
@grahams_port/

WOW Porto – The World of Wine

Vale a pena separar um dia inteiro para passear pelo WOW. É uma espécie de experiência vínica misturada com museu. Fica em Vila Nova de Gaia, distrito da cidade do Porto. É um “quarteirão cultural” enorme, com sete museus distintos (tem até museu do chocolate), dedicado a explicar tudo sobre o vinho: regiões produtoras, tipos de terras para cada tipo de uva, construção de barris, de onde vem a rolha das garrafas, adivinhações de aromas.

As instalações e as experiências são interativas, e a ideia é descomplicar o universo do vinho e mostrar que todo mundo pode entender do assunto. Além dos museus, o WOW conta com uma Escola de Vinho, que organiza workshops e degustações orientadas. Há ainda 12 bares e restaurantes no complexo, onde o visitante pode experimentar na prática o que aprendeu entre os museus e a Escola.

Endereço: Rua do Choupelo, 39, 4400-088, Vila Nova de Gaia
Site: https://wow.pt/
Contato: +351 220 121 200 / info@wow.pt
@wow.porto/

The Yeatman

A sensação é de você dormir dentro de uma fazenda produtora de vinho. Os corredores são aromatizados com o cheiro da fruta e os produtos do banheiro (chamado de casa de banho pelos portugueses) também. Facilmente você encontra um xampu feito da folha ou um sabonete com esfoliante de semente. Cada quarto leva o nome de uma quinta (incluindo decoração com características dos locais), além de todas as janelas darem de frente para o Rio Douro e a Ponte Luis I – projetada por Eiffel.

O hotel vinícola conta com o maior estoque mundial de vinhos portugueses em sua adega (garrafeira para os portugueses). São mais de mil rótulos! E tem mais: chef com duas estrelas Michelin, jantares temáticos, masterclasses, encontros com enólogos, spa com imersão em vinho, entre outras experiências.

Endereço: Rua do Choupelo, 4400-088, Vila Nova de Gaia
Site: https://www.the-yeatman-hotel.com/
Contato: +351 220 133 100 / reception@theyeatman.com
@theyeatman

Menin Douro Estates

Inaugurada em 2018, a vinícola no Douro é uma iniciativa dos empresários brasileiros Rubens Menin e Cristiano Gomes, que entraram no mercado para valorizar os vinhos de mesa da região. A quinta, como são chamadas as terras de cultivo das uvas, tem 140 hectares (equivalente a 140 campos de futebol) e tem particularidades que são um tesouro para a produção da bebida: vinhas com mais de cem anos.

Você pode fazer uma visita em passeios guiados e ver de perto as montanhas imensas e cheias de degraus – que foram implementados a partir da década de 1970 para facilitar a automatização da colheita. E ainda tem degustação para você conhecer os sabores das criações de enólogos que nasceram e cresceram na região.

Endereço: N 322-2, Km 20, 5060-056, Gouvinhas Sabrosa
Site: https://menindouroestates.wine/
Contato: +351 259 931 054 / geral@mwc.wine
@menindouroestates

Maus Hábitos

É uma casa cultural descolada e boêmia que fica na cidade do Porto. Se tornou um espaço emblemático na cidade porque fica localizado em um edifício antigo que tem um estacionamento (também antigo) no térreo. Ao chegar, nem parece que ali tem um restaurante/bar, mas, ao entrar no elevador, você já mergulha pelas artes da cidade. Tem shows, exposições, lançamentos, espetáculo de teatro. O restaurante tem um menu típico e, ao mesmo tempo, moderno. Não se surpreenda se, do nada, tudo virar uma grande boate. E, claro, conheça a carta de vinhos.

Endereço: Rua de Passos Manuel, 178, 4º Piso, 4000-382, Porto
Site: https://www.maushabitos.com/
Contato: +351 937 202 918 / geral@maushabitos.com
@maushabitos

Mais Recentes da CNN