por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Paula Bedran compartilha sua experiência na charmosa Fortim

Um paraíso pouco explorado! Lugar repleto de belezas naturais, consciência ambiental e famoso por estar na rota internacional do kitesurf. Conheça Fortim, a charmosa cidade que é um verdadeiro refúgio no centro do Ceará

Ouvir notícia

Por Paula Bedran

Um paraíso pouco explorado! Lugar repleto de belezas naturais, consciência ambiental e famoso por estar na rota internacional do kitesurf. Conheça Fortim, a charmosa cidade que é um verdadeiro refúgio no centro do Ceará

A beleza de Fortim, no Ceará (Foto: Paula Bedran)

A cidade de Fortim parece um mundo à parte bem no meio do Ceará. Tomada por europeus, mais especificamente franceses e espanhóis, Fortim é uma espécie de Trancoso do início dos anos 2000, com restaurantes charmosos, pousadas boutique, praias praticamente desertas e condições perfeitas para esportes à vela, tanto que entrou para o circuito nacional do kitesurf. Dois investidores franceses, que chegaram à Fortim há aproximadamente 15 anos, estabeleceram 2 hotéis de charme, o Hotel Vila Selvagem, um hotel que pende mais para o conceito de resort, com bangalôs luxuosos, vários restaurantes e infraestrutura de ponta, e o segundo hotel, o Jaguaribe Lodge & Kite, num conceito totalmente voltado à sustentabilidade.

Como chegar

Fortim fica a 130 km de Fortaleza, e pode ser acessada por carro ou ônibus- para a segunda opção deve-se pegar o ônibus de Fortaleza até Aracati e de lá pegar um taxi até Fortim. Ambos os hotéis ficam há 5 minutos do centro da cidade e são de fácil acesso, sem necessidade de carro com tração nas 4 rodas.

Hotel Vila Selvagem

Parte dos Roteiros de Charme, o Vila Selvagem ocupa uma área de 20000 m², com 28 bangalôs, alguns apartamentos, duas piscinas suntuosas, spa, mais de um bar e um restaurante. O serviço de praia excelente, também serve de apoio aos velejadores, que têm como QG o Kite Point Vila Selvagem, escola de Kite, locadora de equipamentos e suporte para kitesurfistas experientes. As duas piscinas formam um ambiente propício para crianças, pois uma é mais rasa e a outra mais funda, com serviço de bar e pequenas cabanas separadas para maior privacidade entre os hóspedes

Acomodação no hotel Vila Selvagem, em Fortim (Foto: divulgação)

Sustentabilidade

Todos os cardápios são em QR code, o que evita o uso de papel. Além disso, também na parte de gastronomia, o café da manhã é à la carte, para não haver desperdício. Já os cartões de limpeza das portas dos hóspedes são de tecido, produzido por artesãos locais, tanto quanto as cestas de amenities dos banheiros, feitas de renda renascença. O check-in e check-out são realizados online, o que ajuda a não ter a necessidade de utilizar papel.

Crianças

Além do tamanho dos bangalôs, não há atividades de recreação para crianças, porém há opções de pratos kids nos menus.

Detalhes que fazem a diferença

O restaurante principal recebeu a consultoria do chef Michelin Emmanuel Ruz. Durante o dia, o restaurante dispõe do Beach Bar Lounge, que oferece um cardápio de drinks sem igual na praia. Há um futon na varanda de todos os bangalôs, e são colocadas espreguiçadeiras particulares no gramado em frente a cada bangalô- alguns acomodam até quatro pessoas. Também oferecem um transfer gratuito para quem deseja fazer downwind de Jaguaribe até Parajuru. Todo dia, por volta das 16h30, um delicioso chá da tarde de cortesia é servido no restaurante principal. Outra parte interessante é que toda a comunicação com a recepção é feita via WhatsApp.

Jaguaribe Lodge & Kite

Numa praia um pouco mais deserta, na praia de Canoé, fica o Jaguaribe Lodge, um hotel construído totalmente voltado à sustentabilidade, e que virou referência no assunto no Brasil. Com 22 bangalôs, todos de frente para o mar e construídos em formato de palafita para que haja o máximo possível de respeito ao meio-ambiente. O hotel ocupa uma área de 80 hectares, com uma extensão de 1,5 km de praia, boa parte dela deserta, onde é possível avistar inclusive tartarugas marinhas. O hotel é ainda mais perfeito para o kitesurf do que o Vila Selvagem, tanto que foi nomeado Centro de Kitesurf Internacional- pois está localizado exatamente onde o Rio Jaguaribe encontra o mar, proporcionando vento constante e temperatura da água perfeita, que não baixa muito de 28 graus.

Paula Bedran no hotel Jaguaribe Lodge & Kite (Foto: divulgação)

Sustentabilidade

Os bangalôs são em forma de palafitas, para não haver impacto no meio-ambiente. Além disso, todos possuem muxarabis, que permitem a ventilação natural e dispensam o uso do ar condicionado (o vento do Ceará é super forte, realmente não há necessidade de refrigerador de ar). Todas as estruturas foram construídas com madeira de reflorestamento e palha de carnaúba. Já a água descartada é usada para irrigar as plantas do hotel. Todos os amenities e bebidas são servidos em garrafas de vidro, evitando ao máximo o uso de plástico no hotel. Já a mão de obra é local e os alimentos são comprados de fornecedores locais e em grande parte transformados em delícias no próprio hotel, como é o caso dos pães, que fizeram com que a padaria do hotel se tornassem referência na região. Em setembro desse ano foi inaugurado um centro para aprendizado de artes marciais e yoga para a comunidade local. Os cardápios são em forma de QR Code, assim é possível evitar o uso de papel, assim como o check-in e check-out são feitos de forma totalmente online.

Crianças

Além do tamanho dos bangalôs, não há atividades de recreação especiais para as crianças. Porém contam com opções de pratos kids nos menus.

O charme do hotel Jaguaribe Lodge & Kite, em Fortim (Foto: Paula Bedran)

Detalhes que valem a pena

A praia de Canoé fica de frente para as dunas de Canoa Quebrada e é possível chegar até lá de Kite. O hotel possui uma padaria que virou referência na região e todos os pães são fabricados com a técnica levain, com farinha trazida da França e com selo de sustentabilidade, e agora podem ser encomendados em toda a área. Igualmente ao Vila Selvagem, o menu do Jaguaribe teve a consultoria do chef Michelin Emmanuel Ruz. O hotel faz parte do Roteiros de Charme e possui spa com salas de massagem, ofurô, sala de tratamento de beleza, espaço de yoga e a piscina é semi-olímpica. O hotel ainda oferece passeios a cavalo e de buggy. Os bangalôs acomodam 4 ou 6 pessoas, portanto são excelentes para casais com crianças ou famílias maiores.

Um resort com formato de hotel boutique, no Ceará

Mais Recentes da CNN