por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    As praias imperdíveis de Curaçao

    Se estiver com malas prontas para o Caribe (ou não), confira abaixo quais são as praias que não podem ficar de fora do seu roteiro.

    Ouvir notícia

    Já adiantamos por aqui que Willemstad, capital de Curaçao, reserva boas surpresas para quem desembarca no país, afinal, é uma cidade bem rica culturalmente. Mas, como um bom destino caribenho, as praias com mar azul turquesa e areia branquinha são paradisíacas. Tem até algumas com tons de verde, dependendo do seu ponto de vista.

    Klein Curaçao

    Os tons de azul em Klein Curaçao (Foto: Carol Fiacadori)

    Klein Curaçao é parada obrigatória no momento em que você pousa em Willemstad. A praia, na verdade, é uma ilhota e está um pouco mais afastada do centro. Seu acesso é feito apenas por barco e a travessia dura cerca de 1h30, saindo do Papagaio Beach (um dos beach clubs mais conhecidos da cidade). No meio do caminho não se imagina toda a beleza que te aguarda, já que as águas do mar aberto não são das mais cristalinas. Mas, ao se aproximar da pequena ilha, a divisão das águas é nítida e já é possível avistar um azul turquesa que invade os olhos. A sensação é arrepiante e se torna um verdadeiro presente para a alma. Klein é um lugar totalmente inóspito, mas que tem sua extrema importância para o turismo local – tanto é que a menor estrela da bandeira curaçaleña representa a ilhota. Não espere encontrar grandes estruturas, afinal, é um passeio (sim, passeio, pois não é possível se hospedar por lá) totalmente turístico. Há opções de bangalôs para aproveitar durante o dia, mas o ideal é levar tudo o que você deseja consumir e não ficar tão dependente dos quiosques. Aproveite o tempo para conhecer o outro lado de Klein e caminhe até o farol abandonado, suba alguns lances de escada e tenha uma incrível vista de todo o território, em um ângulo de 360 graus. Também vale a pena visitar o navio abandonado, todo enferrujado, que está na beira da praia e carrega uma história desconhecida. Estenda sua canga na areia que reluz e desfrute do horizonte em diversos tons de azul, afinal, Klein Curaçao é o lugar para, literalmente, se desconectar (não há tanto sinal de telefone por lá). Para ancorar na ilhota há empresas que realizam a travessia e cobram um preço fechado por pessoa. Como é o caso da Blue Finn, que oferece um catamarã como meio de transporte e tem tudo incluso, ou seja, bebidas (água, sucos, refrigerantes, cervejas e vinhos) e almoço completo, além de contar com música para animar o passeio. Os valores saem cerca de U$100 por passageiro.

    Klein Curaçao é um dos passeios imperdíveis (Foto: Carol Fiacadori)

    Piskado

    Quem aprecia uma vida marinha não pode deixar de visitar a Piskado Beach. O grande atrativo são as tartarugas e seus impressionantes tamanhos. É possível avistá-las a olho nu, afinal, seus cascos são gigantes e elas costumam nadar bem na beira da praia, próximas ao píer (de onde seus cuidadores jogam toda a alimentação que recebem). Na administração da Piskado há uma placa que indica quais são as espécies que podem ser encontradas por lá, aproveite para descobrir o nome de cada uma, mas a dificuldade em reconhecê-las é grande. Separe seu snorkel e se jogue na água! Ah, mas se quiser apenas curtir como banhista, fique à vontade.

    Kenepa Grandi Beach é um dos cartões postais de Curaçao (Foto: Carol Fiacadori)

    Kenepa Grandi

    Kenepa Grandi é um dos principais cartões postais quando falamos em Curaçao. A praia, eleita a mais bonita de Willemstad, segundo muitos turistas, é realmente encantadora. Localizada no extremo norte da ilha, tem água cristalina e calma e, como em uma boa costa caribenha, traz os incríveis tons de turquesa que nos lembram uma verdadeira piscina de água doce. A beleza natural ganha uma atenção ainda maior quando vista do mirante, bem próximo ao estacionamento. Uma das grandes vantagens de Kenepa Grandi é ser uma praia pública, ou seja, não é necessário pagar taxa de manutenção, ao contrário de muitas outras de Curaçao. Mas, justamente por isso, recomenda-se chegar cedo e garantir um bom lugar na areia. Não se preocupe em levar nada (apenas bastante protetor solar), pois há uma infraestrutura completa para quem deseja petiscar e bebericar durante o dia. A melhor forma de chegar até Kenepa é alugando um carro, pois é uma praia bem afastada do centro de Willemstad e o táxi em Curaçao não é dos mais baratos. Vale lembrar que é importante colocar a rota em um GPS para não se perder e, tomar bastante cuidado com o trânsito local, pois é realmente caótico.

    Porto Marie

    Há outros turistas que dizem que esta é a melhor praia de Curaçao. Mas, diferente de Kenepa Beach, Porto Marie tem acesso privativo e a taxa de manutenção é cobrada. A estrada de acesso é estreita e pequena, com carros indo e vindo o tempo todo. Assim como outras praias da ilha, sua extensão é pequena, mas há uma peculiaridade não encontrada em outros lugares: não se assuste caso esteja curtindo o sol em sua espreguiçadeira e um porco se aproxime, eles também são moradores. Aproveite o píer para apreciar a imensidão turquesa e nade até a balsa flutuante, bem próxima da beira da praia. Caso prefira o entardecer, Porto Marie é uma ótima opção para assistir ao pôr do sol.

    Cas Abao já foi eleita uma das melhores praias do mundo para mergulho (Foto: Carol Fiacadori)

    Cas Abao

    Assim como Porto Marie, a Cas Abao é uma das praias privativas de Curaçao e também uma das mais conhecidas. Os valores são cobrados por carro: 6 dólares de segunda a sábado e 7 dólares aos domingos e feriados*. Ao chegar no estacionamento você não consegue avistar nada, afinal, há um grande cercado de madeira que nos impede de observar a beleza do mar. Mas, não se acanhe e pague sem medo, cada minuto valerá a pena. Como de praxe, a água turquesa encanta os olhos e os gazebos, feitos em formato de coqueiro, também são um charme. Sua extensão é curta e muitas famílias aproveitam o dia por lá. Mas, atenção: a areia é repleta de pedras, assim como o fundo do mar, e às vezes pode dificultar a locomoção dos pequenos. E também vale lembrar que por lá há uma árvore que os curaçaleños dizem venenosa, então é melhor mantê-los afastados de seu tronco, folhas e frutos. Mas não se preocupe, toda a família irá se divertir e se encantará com a beleza da praia que, aliás, já foi eleita uma das melhores do mundo para se mergulhar. Por isso, há barracas que alugam os equipamentos de snorkel por 15 dólares o dia e vale a pena. Cas Abao é muito bem estruturada devido à sua taxa de manutenção e tem restaurantes e barracas para atender os visitantes, além de excelentes banheiros. Assim como em Kenepa, a melhor forma de chegar é de carro alugado, pois também é afastada do centro de Willemstad.

    Valores checados em fevereiro de 2019

    Vale lembrar que Curaçao exige o Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarela e é necessário tomar com 10 dias de antecedência a data de embarque.

    A jornalista viajou a convite do Curaçao Tourism Board 

    Mais Recentes da CNN