por: Viagem e Gastronomia Viagem e Gastronomia

Passaportes de Covid-19 da UE e vacinas ajudaram turismo europeu

Segundo relatório publicado pela Organização Mundial do Turismo da ONU, o aumento foi significativo mas ainda bem abaixo dos níveis de 2019; saiba mais

União Europeia teve o melhor desempenho no setor de turismo no último trimestre
União Europeia teve o melhor desempenho no setor de turismo no último trimestre Unplash/Divulgação

Mark HeinrichGraham Keeleyda Reuters

Madri, Espanha

Ouvir notícia

A implementação dos passaportes da vacina e o aumento da imunização da população ajudaram o turismo na União Europeia a se recuperar mais rápido da pandemia da Covid-19 do que qualquer outra parte do mundo durante o terceiro trimestre de 2021, revela um relatório da ONU divulgado neste domingo (28).

As chegadas de turistas internacionais aumentaram 58% em todo o mundo entre julho e setembro em comparação com o mesmo período em 2020, segundo a Organização Mundial do Turismo da ONU – embora tenha sido 64% abaixo do mesmo período pré-pandemia, em 2019.

A Europa registrou o melhor desempenho relativo neste período, com chegadas internacionais 53% abaixo em comparação com a mesma temporada de verão de 2019.

“O aumento na demanda foi impulsionado pelo aumento da confiança dos viajantes em meio ao rápido progresso nas vacinações e na flexibilização das restrições de entrada em muitos destinos”, disse o relatório.

“Na Europa, o Certificado Digital Covid da UE ajudou a facilitar a livre movimentação dentro da União Europeia, liberando uma grande demanda reprimida após muitos meses de restrições de viagens.”

Entre janeiro e setembro, o total de chegadas de turistas ao redor do mundo ainda estava 76% abaixo dos níveis pré-pandêmicos, com desempenhos desiguais em diferentes regiões, disse o relatório.

As chegadas de europeus ficaram apenas 8% abaixo do mesmo período de 2020 nos primeiros nove meses de 2021, mas 69% menos do que em 2019.

As Américas registraram os resultados mais fortes entre janeiro e setembro, com chegadas de 1% em comparação a 2020, embora ainda 65% abaixo dos níveis de 2019 para o mesmo período.

Enquanto isso, o Caribe registrou os resultados mais fortes, com chegadas aumentando 55% nos primeiros nove meses de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020, embora ainda 38% abaixo de 2019.

Ainda assim, o ritmo de recuperação do setor de turismo globalmente no terceiro trimestre permaneceu irregular, observou o relatório.

“Isso se deve a vários graus de restrições de mobilidade, taxas de vacinação e confiança do viajante.”

Mais Recentes da CNN